Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Imagine sentar-se por horas tentando transcrever um enorme arquivo de áudio de forma manual. Isso seria muito difícil, demorado e acrescentaria uma tarefa extra à sua carga de trabalho. Na verdade, estou certo de que a transcrição de um áudio seria a tarefa mais tediosa em sua linha do tempo, e você certamente não quer isso.

Confira os atalhos mais importantes do Word!

Qualquer coisa para tentar eliminar esse trabalho extra seria ideal. Portanto, é aí que o software de transcrição entra em ação. Não importa se você deseja que seus áudios sejam convertidos em texto para vlogging, podcast, educação, jornalismo ou qualquer outro propósito, as ferramentas que vou mencionar neste artigo serão muito úteis.

Mas antes de pular para a lista, aqui estão alguns dos muitos benefícios de transcrever áudios para texto:

A importância de transcrever áudios

Ajuda os motores de busca a encontrar o seu conteúdo

Se você gosta de vlogs e não fornece legendas para os seus vídeos, está perdendo uma boa oportunidade de divulgar seu conteúdo para mais pessoas. Dessa forma, transcrever o áudio do seu vídeo em texto ajuda o YouTube e outros mecanismos de pesquisa a rastrear as palavras-chave e, como resultado, a melhorar sua descoberta.

Ajuda a alcançar um público mais amplo por meio da diversificação

O mundo está cheio de pessoas com gostos e preferências diferentes, então da mesma forma, há um público que prefere ler mais do que assistir a um vídeo. Assim, ao converter os seus áudios em texto, você está direcionando-os de forma direta e aumentando os seus esforços de marketing.

Aumenta a acessibilidade do seu conteúdo

Pessoas surdas ou com problemas auditivos podem se beneficiar muito quando há uma versão em texto do vídeo ou áudio. Assim, os celulares e outros dispositivos de hoje possuem ferramentas de acessibilidade para a mesma finalidade, portanto, não há razão para que você não deva implementá-las. É literalmente uma situação “ganha – ganha”.

Facilita a distribuição

Os canais de distribuição de texto são muito mais numerosos do que os de áudio. Além disso, o fato de o texto consumir menos largura de banda o torna ainda melhor. Se você tem um podcast, vídeo de instrução, áudios de jornalismo ou qualquer outro áudio, pode transformá-los em texto e distribuí-los em diferentes formas, como e-books, e-mails, artigos online, manuais, white papers e etc.

Com isso dito, vamos para a lista.

As melhores ferramentas de transcrição de áudio

Happy Scribe

Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! - Foto: HS MAS
Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: HS MAS

Ótimo para transcrição e legendas, Happy Scribe oferece suporte a mais de 60 idiomas diferentes nos quais você pode converter o seu áudio em texto. Dessa forma, ele permite que você traga os membros da sua equipe, como revisores e editores, para a plataforma e experimente um fluxo de trabalho de colaboração contínuo.

Além disso, você pode atribuir nomes de palestrantes, criar vocabulário e utilizar sua API para sincronizar ferramentas de terceiros para tornar o processo mais suave. Você pode ter certeza de que a sua transcrição será de ótima qualidade, junto com a pontuação adequada.

Amberscript

 Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! - Foto: NGI MAS
Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: NGI MAS

Amado por empresas como Netflix, Disney e Microsoft, Amberscript fornece serviços de transcrição de áudio e vídeo com alta precisão.

Assim, é uma ferramenta bem inteligente com reconhecimento de voz IA, permitindo que você transforme áudio e vídeos em texto ou legendas. Além disso, com o seu editor de texto online, você ou seus transcritores humanos disponíveis podem tornar o resultado 100% preciso.

Dessa forma, cabe a você escolher se deseja transcrever de forma automática por meio da ferramenta de IA ou com a ajuda de seu transcritor profissional. Se você está procurando concluir projetos únicos, então seria ideal usar a ferramenta automática, enquanto a transcrição manual é ótima quando você deseja fazer um trabalho de longo prazo.

Além disso, o Amberscript tem preços competitivos, resposta rápida e conformidade com a segurança.

Transcribe

  Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! - Foto: GF MAS
Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: GF MAS

Você pode transformar seus podcasts, discursos, palestras, ligações, entrevistas e todas as outras formas de áudio / vídeo em texto, e isso também em mais de 60 idiomas diferentes usando o Transcribe.

Se o arquivo que você está importando tiver ruído de fundo mínimo, não demorará muito para transcrever tudo. No entanto, se não for bem audível, você pode utilizar um recurso que permite reproduzir o áudio e ditá-lo com sua voz para que a ferramenta o transforme de forma clara em texto conforme a duração avança.

Se nada estiver produzindo resultados nítidos, você ainda pode recorrer ao modo de transcrição manual e ainda fazer o trabalho sem muito esforço. O seu modo manual possui ferramentas de fluxo de trabalho que podem reduzir a velocidade do áudio e fazer um loop automático. Além disso, ele também se integra com um pedal para economizar muito tempo.

Por fim, vale lembrar que o Transcribe é um software seguro que mantém todos os seus dados transcritos privados, para que você possa usá-lo sem qualquer preocupação.

Trint

   Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! - Foto: TR MAS
Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: TR MAS

Um software de transcrição de áudio IA que pode transformar o seu áudio em 31 idiomas diferentes de texto, o Trint é ótimo para uso pessoal e comercial. Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é importar o arquivo que precisa ser transcrito, e você terá cada palavra transformada em texto, após o qual poderá editá-la de forma rápida para torná-la 100% precisa.

Você pode ainda adicionar marcadores, atribuir nomes de alto-falantes, pesquisar por certas palavras e até mesmo deixar lembretes por meio de comentários em seções específicas. Assim que o resultado final for processado, você pode exportá-lo em vários formatos, incluindo Word Doc e CSV. Além disso, também permite compartilhar com os membros da sua equipe para facilitar a colaboração.

oTranscribe

Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: GF MAS

Uma ferramenta online totalmente gratuita e de código aberto, o oTranscribe é ótimo para você se você ainda não está pronto para investir em software pago. Dessa forma, ele faz o trabalho de forma rápida e tem alguns recursos impressionantes, apesar de não ter nenhuma etiqueta de preço anexada.

Aqui estão alguns recursos principais desta ferramenta gratuita:

  • Exportar para Google Docs, Markdown ou texto simples;
  • Carimbos de data / hora interativos para facilitar a navegação pela transcrição;
  • Pause, retroceda e avance de forma direta no teclado;
  • Suporte a arquivos de vídeo com um player embutido.

oTranscribe salva de forma automática cada alteração, para que você não perca a transcrição se sua conexão com a internet for interrompida. Além disso, é bem importante mencionar que seus dados permanecem totalmente privados e seguros.

Cogi

Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: GP MAS

Cogi é um app de gravação e não transcrição, mas vale ser mencionado por facilitar muito esse processo. Assim, ele está disponível para Android e iPhone e funciona como um gravador por “sessões”, o que facilita a seleção dos trechos mais importantes.

Eficiente especialmente para jornalistas ou outros profissionais que realizam entrevistas, ele reduz bastante o tempo de revisão do material, possibilitando uma transcrição mais certeira.

Transana

Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: OSB MAS

Transana é um dos apps mais completos quando o assunto é organização. No site oficial, eles, inclusive, se descrevem como um app para análise de dados e não simplesmente de transcrição de áudio. 

O arquivamento dos áudios pode ser bem útil para quem trabalha em equipe, tanto nos casos em que uma pessoa inicia a transcrição e outra termina quanto nos casos em que existe a necessidade de mais de um indivíduo acessar e analisar o documento após sua finalização.

Por ser mais completo e complexo, existem diferentes pacotes para a aquisição desse software.

Na modalidade básica, porém, o preço fica em 150 dólares. No entanto, estudantes podem negociar um desconto de até 50%.

Speech

 Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! - Foto: GC MAS
Transcrição de áudio: veja as melhores ferramentas! – Foto: GC MAS

Você sabia que o Google tem uma ferramenta para transcrição de áudio? Dessa forma, ela pode ser acessada diretamente pelo navegador e exige apenas a conexão com um microfone. Assim, basta selecionar o idioma desejado e ditar o material a ser transcrito.

A ferramenta pode ser bem útil para textos curtos, mas pode não ser tão útil assim para materiais mais longos ou até mesmo vídeos.

Além disso, a ferramenta ainda traz uma margem de erro considerável na identificação das palavras, então uma revisão dedicada se faz necessária.

Conclusão

Para facilitar a gravação, para reduzir as pausas durante a transcrição, para organizar dados ou para transcrever por meio de falas ditadas, as ferramentas aqui apresentadas podem facilitar muito o trabalho de transcrição de áudio.

Gratuitas ou pagas, a escolha deve ser feita a partir do material que você tem em mãos e o que pretende com ele.

Quer você prefira usar software ou serviço para transcrição, as soluções acima cobrem o melhor dos dois mundos.  Temos certeza de que ele vai liberar uma grande quantidade de carga de seus ombros ao automatizar essa tarefa, independentemente da solução que você escolher.

FAQ

Quais os benefícios de usar um app de transcrição de áudios?

  • Ajuda os motores de busca a encontrar o seu conteúdo;
  • Ajuda a alcançar um público mais amplo por meio da diversificação;
  • Aumenta a acessibilidade do seu conteúdo;
  • Facilita a distribuição.

Quais os melhores apps de transcrição de áudio?

  • Happy Scribe;
  • Amberscript;
  • Transcribe;
  • Trint;
  • oTranscribe;
  • Cogi;
  • Speech;

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *