O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas!

Por | Administrativo, Geral, Gestão

Não é novidade que o termo benchmarking tem se tornado cada vez mais comum no meio empresarial. Dessa forma, esse tipo de estratégia passou a vigorar nas organizações. Apesar disso, é ainda comum que alguns empresários tenham dúvidas sobre do que realmente se trata esse conceito.

Veja também o que é Matriz Ansoff!

De modo resumido, podemos dizer que o benchmarking é o caminho para otimizar os processos do seu negócio com base nas melhores práticas do mercado. Esse processo consiste na análise comparativa de concorrentes em busca de estratégias bem-sucedidas que podem ser replicadas na sua empresa. Assim, ao observar as organizações líderes do seu mercado ou seus competidores mais fortes, você pode absorver um aprendizado valioso e cortar caminho no crescimento do seu negócio.

Confira abaixo tudo o que é benchmarking, quais são os seus tipos, como aplicá-lo e muito mais!

O que é benchmarking?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! - Foto: VC MAS
O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: VC MAS

O benchmarking é uma palavra inglesa que significa “comparação” ou “referência”. Além disso, ele também é chamado apenas de bench. Desse modo, se trata de um método que consiste em estudar o mercado e as empresas presentes nele (seus concorrentes, por exemplo), com o objetivo de avaliar a performance do negócio ou setor.

Portanto, a partir dessa avaliação, a ideia é implementar melhores práticas ou estratégias internas, e melhorar a qualidade dos serviços e produtos da empresa.

Para que serve o benchmarking?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! - Foto: NP MAS
O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: NP MAS

O benchmarking serve para que a empresa consiga desenvolver certas iniciativas que a faça ocupar uma melhor posição no mercado tendo como referência os erros e os acertos de seus principais concorrentes.

Assim, o objetivo dele é permitir que a empresa aprimore os seus processos e suas estratégias de negócio a fim de gerar resultados mais satisfatórios.

Qual a importância do benchmarking?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! - Foto: BE MAS
O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: BE MAS

Ao realizar uma pesquisa mais aprofundada e fazer uma comparação com outras empresas, você consegue ver melhor as dores de cada negócio ou segmento. É claro que os desafios podem ser diferentes, já que cada negócio tem a sua própria realidade. Mas dentro do mesmo segmento, você vai se identificar com muitos pontos de melhoria dos concorrentes. Afinal, cada um tem as suas dificuldades e pontos que precisam ser melhorados.

Além disso, as informações coletadas para melhoria pontuais e desenvolver estratégias novas podem ser úteis para descobrir maneiras novas para otimizar custos para aumentar a lucratividade do negócio.

Como o benchmarking influencia no processo empresarial?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! - Foto: ES MAS
O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: ES MAS

De maneira geral, podemos dizer que o benchmarking proporciona uma análise contínua e estratégica de informações colhidas sobre os métodos e processos dos concorrentes. Por meio do uso desses dados coletados, pode-se desenvolver técnicas de inteligência competitiva para elaborar novas ideias, rotinas e soluções para desbancar os concorrentes e derrotá-los no mercado.

Um gestor de TI, por exemplo, ao observar que a empresa concorrente tem um moderno software para a comunicação interna da organização, pode levantar dados sobre o sistema e propor uma solução ainda mais inovadora para a sua empresa.

Quais são as vantagens e desvantagens do benchmarking?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: GT MAS

O benchmarking possui algumas vantagens e desvantagens. Afinal, toda estratégia de gestão empresarial apresenta prós e contras e isso não seria diferente no caso do benchmarking.

Vantagens do benchmarking

  • Melhoria no autoconhecimento da empresa;
  • Surgimento de novas ideias e estímulo à criatividade na empresa;
  • Maior motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Maior entendimento sobre a realidade do mercado;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização das técnicas e processos atuais.

Desvantagens do benchmarking:

  • Manter o foco nos concorrentes pode limitar a visão da empresa sobre si mesma;
  • Simplesmente replicar as estratégias da concorrência pode impactar negativamente os resultados da empresa;
  • Perda de identidade da empresa caso ela apenas “copie e cole” o que deu certo nos concorrentes.

Quais os tipos de benchmarking?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: SE MAS

Para colocar essa estratégia em prática, é essencial entender que há uma série de tipos de benchmarking e cada um auxilia a sua empresa de um modo diferente. Por isso, vamos apresentar quais são os mais comuns. Confira:

Competitivo

Nesse tipo, o objetivo é usar os concorrentes como parâmetro. Assim, a intenção é medir como o negócio ou produto se posiciona em relação a quem disputa diretamente os clientes. O uso de dados oficiais e divulgados amplamente, como o faturamento e o crescimento, é a melhor escolha.

Genérico

Já o benchmarking genérico é aplicável quando há processos semelhantes, ainda que não disputem mercado. Em alguns casos, inclusive, nem criam o mesmo produto. No entanto, a comparação é válida para encontrar pontos de melhoria.

Funcional

Na versão funcional, há a busca por etapas que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento, ainda que não sejam semelhantes ou não disputem o mesmo mercado. A gestão financeira, por exemplo, tem que ser feita da melhor forma em todos os casos, então pode ser útil para ilustrar.

Interno

No caso interno, analisam-se os setores do empreendimento. Em uma agência de comunicação, por exemplo, é possível comparar áreas de desenvolvimento e atendimento, de modo a entender níveis de produtividade e outros resultados.

De Cooperação

Esse tipo de benchmarking ocorre quando duas empresas firmam uma parceria para trocar experiências. Se, por exemplo, uma empresa tem grande sucesso com relacionamento e outra companhia com vendas, elas podem fazer um levantamento de cases e estratégias, de forma que possam crescer juntas.

Quais os princípios do benchmarking?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: BV MAS

Para realizar essa comparação, não basta coletar dados e compará-los. É preciso seguir alguns princípios éticos, garantindo não só a boa execução do processo, mas também resultados. Confira quais são:

Legalidade

É indispensável que todos os dados sejam obtidos de maneira legal e transparente. Se for necessário solicitá-los a uma empresa, é preciso tomar cuidado com a discussão de preços e a manipulação do mercado, por exemplo.

Troca

Ao solicitar informações específicas, vale oferecer dados equivalentes em troca. Manter a honestidade é fundamental, assim como o senso de parceria e de colaboração.

Confidencialidade

Qualquer informação de um benchmarking deve ter a finalidade de estudo, aprendizado e desenvolvimento. Como prejudicar os concorrentes não é ético, a confidencialidade é obrigatória. A menos que o empreendimento aceite a divulgação específica dos dados, eles devem ficar ocultos.

Contato

Para melhorar os resultados, o ideal é que as informações circulem nos chamados contatos de benchmarking. Dessa forma, a seleção de profissionais específicos para ambas as partes faz com que as informações não vazem e garante atendimento às necessidades de coleta de informações.

Preparação

Demonstrar preparação é essencial para aproveitar o benchmarking. Portanto, saber quais dados são necessários, como eles serão úteis e por que são importantes são pontos essenciais para o aproveitamento eficiente dos recursos.

Como fazer benchmarking?

O que é Benchmarking? Veja o que é e sua importância dentro das empresas! – Foto: RO MAS

Agora que você conhece os tipos de benchmarking e está mais por dentro dos princípios dessa estratégia, está na hora de entender como o processo funciona na prática.

1. Estude a própria empresa e defina o que precisa melhorar

Primeiramente, é necessário ter o contexto geral da sua empresa, entender seus pontos fortes e fracos para então definir os processos que serão melhorados.

2. Selecione de um a três concorrentes que gostaria de monitorar

Aproveita para selecionar também empresas de outros segmentos para garantir insights que vão além da sua própria área de atuação. Ao fazer a lista com as duas ou três empresas que você deseja fazer o benchmarking, considere empresas do mesmo ramo. 

No entanto, dependendo do formato,  nada impede realizar com outras empresas. Mas as que estão dentro do seu segmento estão próximas da realidade do seu negócio. Isso também vai depender do seu objetivo. Por fim, trace um roteiro e esteja aberto a perguntas.

3. Estabeleça os indicadores de análise (qualitativos e quantitativos)

Em seguida, crie uma tabela para comparar aspectos específicos de cada empresa com base em critérios que você julga interessante para o seu negócio.

4. Obtenha dados para análise

Uma boa análise de dados trará as respostas necessárias para entender os pontos críticos. E, para isto, existem ferramentas pagas e gratuitas para usar durante a pesquisa. Portanto, é importante saber que todos eles são baseados em fatos reais.

5. Analise as informações coletadas

A análise das informações coletadas é o que determina a eficiência do seu benchmarking. Por isso, é importante organizar os resultados do estudo em um documento ou planilha e, de preferência, preparar uma apresentação com um diagnóstico detalhado.

6. Detectar pontos altos e baixos

Com tudo isso em mãos, o ideal é que você elabore um relatório com as conclusões obtidas, as oportunidades encontradas, pontos importantes de melhoria nas suas estratégias digitais, além de possíveis ameaças e sugestões de como evitá-las.

7. Implemente as melhorias

Para implementar as melhorias identificadas no benchmarking você deverá criar um plano de ação com a estrutura básica a seguir:

  • O que: qual processo precisa ser melhorado a partir da referência analisada;
  • Como: de que forma a melhoria será implementada na empresa;
  • Quando: qual o prazo para a implementação da melhoria;
  • Quem: quem será o responsável pela aplicação das técnicas identificadas no benchmarking;
  • Por que: qual a justificativa para os esforços e recursos utilizados no processo;
  • Quanto custa: qual será o investimento necessário para implementar as melhorias do benchmarking.

8. Monitore os resultados

Alguns setores podem ter mais dificuldade do que outros com as implementações. Assim, você analisará o desempenho de métricas e metas ao longo de um período de tempo.

Portanto, monitorá-las é a única maneira de entender a eficácia das mudanças. O monitoramento pode demorar um pouco ou muito tempo, dependendo do resultado desejado.

FAQ – O que é benchmarking?

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma palavra inglesa que significa “comparação” ou “referência”. Além disso, ele também é chamado apenas de bench. Desse modo, se trata de um método que consiste em estudar o mercado e as empresas presentes nele (seus concorrentes, por exemplo), com o objetivo de avaliar a performance do negócio ou setor.

Quais os tipos de benchmarking?

Existem vários tipos de benchmarking

  • Competitivo;
  • Genérico;
  • Funcional;
  • Interno;
  • De Cooperação.