O que é uma dissertação? Saiba como elaborar!

Por | Geral, Secretariado

O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! - Foto: BL MAS

É bem provável que você já tenha feito uma dissertação em sua vida, seja na escola, no vestibular ou até na faculdade. Assim, se já passou pelo ensino médio, prestou vestibular ou participou de processos seletivos, a chance é bem grande. O motivo disso é porque a dissertação é comumente exigida em todas essas situações.

Veja também como fazer um relatório acadêmico!

No entanto, caso você não tenha feito nenhuma, ou tenha feito, mas pretende melhorar a qualidade da sua dissertação, este artigo serve exatamente para te ensinar o que é o texto dissertativo e a estrutura dele para ajudar você a escrever o seu. Portanto, continue lendo para saber como fazer uma dissertação e muito mais!

O que é uma dissertação?

O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! - Foto: GE MAS
O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! – Foto: GE MAS

O ato de dissertar refere-se a apresentar ideias, desenvolver raciocínios e até analisar contextos. Assim, neste caso, isso deve se dar por meio de frases, uma clara organização de palavras e a construção textual.

Portanto, para produzir um texto dissertativo é necessário ter domínio da escrita (ortografia, construção sintática e etc) e bom conhecimento do tema proposto, a fim de o expor de forma satisfatória. Além disso, vale lembrar que só aquele que conhece bem algo, pode falar de forma clara sobre o assunto.

Qual é o objetivo de uma dissertação?

 O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! - Foto: EP MAS
O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! – Foto: EP MAS

A dissertação é bem requisitada em vestibulares e processos seletivos. Além disso, é fácil entender o porquê este gênero é o preferido dos avaliadores.

Dessa forma, a redação dissertativa tem como objetivo convencer o leitor sobre uma perspectiva. Isso nada tem a ver com o fato de ele concordar com que está escrito, mas, sim, de aceitar que aquela opinião é válida e tem consistência.

Por essa razão, a partir da dissertação, é possível reconhecer se o candidato tem raciocínio lógico e é capaz de apresentar os argumentos certos para defender o seu ponto de vista. Além, é claro, de avaliar a aplicação da norma culta da língua portuguesa e a habilidade da comunicação escrita.

Quais são os tipos de textos dissertativos?

  O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! - Foto: VE MAS
O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! – Foto: VE MAS

Existem dois tipos de textos dissertativos: o expositivo e o argumentativo.

Assim, na redação expositiva, o escritor apresenta as informações sem a necessidade de convencer o leitor de algo. Normalmente, esse modelo se baseia em fatos inquestionáveis, como notícias que são veiculadas na mídia. Dessa forma, funciona como uma exposição e não como um debate, no qual seria preciso contestar posições, por exemplo.

Por outro lado, o argumentativo, exige que o escritor faça uma reflexão sobre determinado tema para defender o seu ponto de vista. Ao tomar partido, portanto, cabe a ele encontrar evidências que afirmam a sua opinião. Nesse tipo de redação, é preciso persuadir o leitor, fazendo isso de modo que ele entenda e aceite a sua perspectiva.

Qual a estrutura de uma dissertação?

   O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! - Foto: DC MAS
O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! – Foto: DC MAS

A dissertação visa expor e / ou argumentar sobre algum tema, organizando assuntos, dados e ideias relevantes e que se relacionam para a composição final do texto. Assim, ela pode ter um caráter expositivo, visando apresentar informações relevantes e atualizadas sobre algum tópico; ou caráter argumentativo, visando defender um ponto de vista.

Assim, a dissertação organiza-se em uma estrutura dividida em três partes principais:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

Introdução

A introdução, como o nome já sugere, é o início do texto e a parte em que as ideias são apresentadas de forma sucinta, geralmente, em um parágrafo.

Nela, o autor deve mencionar o tema da redação e contextualizar o que o leitor verá nas próximas linhas.

Desenvolvimento

Por sua vez, a etapa de desenvolvimento compreende os parágrafos seguintes. Considerando o tamanho da redação, o ideal é que o desenvolvimento seja feito em cerca de três parágrafos. Cada um deles pode ser baseado em um argumento, por exemplo.

Isso porque, na etapa de desenvolvimento, é onde o autor apresenta todas as cartas que têm na manga para defender o seu ponto de vista.

Conclusão

A conclusão é, então, o encerramento da dissertação. Assim como a introdução, também costuma ser feita em apenas um parágrafo.

O ideal é que, ainda no desenvolvimento, o redator crie um gancho para iniciar a parte derradeira na conclusão. Nela, então, é bem fundamental recapitular o tema da dissertação, o ponto de vista e ainda apresentar uma solução para o problema apresentado.

Como fazer uma dissertação?

O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! – Foto: AE MAS

Agora que você já sabe todos os conceitos, vamos aprender como fazer uma dissertação. Dessa forma, a redação dissertativa costuma ter um tamanho padrão nos vestibulares: mínimo de 7 linhas e máximo de 30. Recomenda-se, no entanto, que o texto tenha pelo menos 15 linhas.

Normalmente os alunos apresentam dúvidas em como iniciar o texto. Isso ocorre porque não tem ainda um mapa mental. Portanto, antes de escrever, trace um esqueleto do texto na sua cabeça ou no cantinho da folha, com palavras-chave do que fará. Sabendo o objetivo, é mais fácil traçar o caminho. Além disso, é sempre avaliada com três estágios de desenvolvimento do texto!

Introdução

Esse é o momento de apresentar de forma bem objetiva, qual é o tema proposto e a sua tese sobre ele. Assim, é a hora de citar o posicionamento e contextualizá-lo de forma bem breve, dando pistas de como o desenvolverá. Sugerimos um parágrafo de 3 a 6 linhas. 

Observações:

  • Contextualização do tema: nas duas primeiras linhas;
  • Apresentação da tese do autor;
  • Os pontos em que se fundamentará.

Desenvolvimento

Normalmente, trata-se dos 2 parágrafos centrais. É o momento de desenvolver os argumentos, ou seja, as pistas que você sugeriu na introdução para fundamentar a sua tese. Além disso, é a hora de demonstrar suas artimanhas, seu poder de convencimento! Articule bem e relacione de forma coesa os exemplos, dados e argumentos para fundamentar o seu ponto de vista.

Observações:

  • Neste primeiro parágrafo, o autor desenvolve o que foi citado na introdução;
  • No segundo parágrafo, o autor desenvolve o outro ponto proposto.

Conclusão

Este é o desfecho do texto, nele é bem importante dar sequência final retomando a tese e conclua da forma que quiser: ou um resumo reafirmando sua posição, ou uma solução para o problema apresentado. O 2º é o mais indicado para dissertação argumentativa de Enem e vestibulares. Essa solução deve ter agente, objeto, forma, finalidade e detalhamento (quem, como, o quê, para quê), e deve ser feita no último parágrafo.

Observações:

  • Neste parágrafo, o autor retoma os pontos citados na introdução e no desenvolvimento, para deixar o texto bem coeso e relacionado, concluindo com uma proposta de solução bem fundamentada.

Dicas para fazer uma boa dissertação

O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! – Foto: BL MAS
  • Os verbos devem estar em terceira pessoa, ou seja, referindo-se a: ele, ela, eles, elas;
  • A linguagem é formal, logo, obedece às normas gramaticais. Dessa forma, empregos de expressões coloquiais, ou seja, da oralidade e gírias estão excluídas, tais como: tá boa, o bofe lá, tampa o sol com a peneira, ninguém merece, isso está cheirando mal, sem noção, camarada e etc;
  • As palavras devem ser usadas no seu sentido denotativo, literal, ou melhor, no que consta no dicionário. Deixe o sentido figurado para as poesias e outros tipos de textos;
  • É comum lermos: eu acho, na minha opinião, de acordo com que penso a esse respeito, em redações dissertativas. No entanto, essas colocações são redundantes, pois é um texto que mostra o ponto de vista do autor em relação a um fato. Então, é redundante usar tais expressões, mesmo porque deve-se manter a terceira pessoa do discurso;
      O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! - Foto: BL MAS
O que é uma dissertação? Saiba como elaborar! – Foto: BL MAS
  • Os períodos devem ser objetivos e claros. De preferência, mais breves, pois períodos muito longos geram confusão. Assim, aproveite e verifique se a pontuação está correta: se o ponto final está presente em cada ideia finalizada. Estará errada se as orações estiverem emendadas por vírgulas, ocasionando o período longo e confuso;
  • Observe a paragrafação, ou seja, a divisão por parágrafos e também se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão. Muitas vezes, esta última parte é esquecida;
  • Utilize conjunções e conectores para iniciar parágrafos e frases. Assim, eles devem dar ideia de continuidade no texto;
  • Cite fatos históricos e pessoas famosas nacionalmente ou internacionalmente, para fundamentar seus exemplos;

FAQ

O que é uma dissertação?

O ato de dissertar refere-se a apresentar ideias, desenvolver raciocínios e até analisar contextos. Assim, neste caso, isso deve se dar por meio de frases, uma clara organização de palavras e a construção textual.

Portanto, para produzir um texto dissertativo é necessário ter domínio da escrita (ortografia, construção sintática e etc) e bom conhecimento do tema proposto, a fim de o expor de forma satisfatória. Além disso, vale lembrar que só aquele que conhece bem algo, pode falar de forma clara sobre o assunto.

Qual o objetivo de dissertação?

A dissertação é bem requisitada em vestibulares e processos seletivos. Além disso, é fácil entender o porquê este gênero é o preferido dos avaliadores.

Dessa forma, a redação dissertativa tem como objetivo convencer o leitor sobre uma perspectiva. Isso nada tem a ver com o fato de ele concordar com que está escrito, mas, sim, de aceitar que aquela opinião é válida e tem consistência.

Por essa razão, a partir da dissertação, é possível reconhecer se o candidato tem raciocínio lógico e é capaz de apresentar os argumentos certos para defender o seu ponto de vista. Além, é claro, de avaliar a aplicação da norma culta da língua portuguesa e a habilidade da comunicação escrita.

Quais são os tipos de texto dissertativo?

Existem dois tipos de textos dissertativos: o expositivo e o argumentativo.

Qual a estrutura de uma dissertação?

A dissertação organiza-se em uma estrutura dividida em três partes principais:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!