Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles!

Por | Administrativo, Gestão, Secretariado

Existe uma grande diferença entre chefe e (x) líder. Bons líderes não apenas motivam e inspiram suas equipes a dar o melhor de si, mas também fazem parte da própria equipe. Assim, eles encontram um equilíbrio saudável entre gerenciar e liderar para ajudar quando necessário. Além disso, eles também estão constantemente pesquisando novos métodos e maneiras de ser um líder melhor. 

Veja também o que é Networking!

As pessoas procuram bons líderes para trabalhar e recorrem a eles em busca de conselhos e incentivo. Neste artigo, vamos aprender mais sobre as diferenças entre os dois. Confira:

O que é líder?

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! - Foto: IP MAS
Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: IP MAS

Um líder é um indivíduo que influencia um grupo de pessoas a se mover em direção a uma meta. No sentido mais amplo, ele é um líder que toma a iniciativa de fazer algo primeiro. Em seguida, ele lidera outros usando sua própria maneira de trabalhar para inspirar outros a segui-lo.

Portanto, um líder é uma pessoa que tem uma visão, uma motivação e um compromisso para alcançar essa visão e as habilidades para fazer isso acontecer.

O que é Chefe?

 Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! - Foto: BA MAS
Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: BA MAS

Chefe é um papel difícil e desafiador. Uma pessoa pode ter um chefe que assume ou nomeia outros. Por outro lado, o chefe é um político profissional que controla máquinas partidárias ou organizações políticas, muitas vezes usando um método astuto ou ilegal. Assim, a responsabilidade do chefe é supervisionar ou executar funções.

Qual é a diferença entre chefe e (x) líder?

  Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! - Foto: GP MAS
Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: GP MAS

Um chefe gerencia seus funcionários, enquanto um líder os motiva e os ajuda a alcançar seus objetivos. Como você diferencia os dois? É tudo uma questão de mentalidade e ação. Portanto, aqui estão algumas das maiores diferenças entre chefe e líder:

Um líder tem uma mente aberta; um chefe “já sabe tudo”

   Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! - Foto: TT MAS
Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: TT MAS

Os líderes adotarão uma mentalidade de crescimento. Isso significa que eles estão abertos para aprender novas ideias, ouvir pistas interessantes de outras pessoas e estão dispostos a experimentar coisas novas à medida que surgem. Isso ajuda a promover um ambiente de trabalho bem mais criativo para todos. Além disso, também ajuda toda a equipe a se sentir apoiada no trabalho que realiza, o que leva a mais produtividade e melhores resultados.

Um chefe ouve, mas um líder se transforma

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: PT MAS

Os líderes são capazes de interromper os padrões dos outros para mudar o foco, aniquilar crenças limitantes e inspirar mudanças internalizadas. Eles fazem isso por meio de habilidades de escuta ativa. Isso significa que eles não apenas “ouvem” quando outras pessoas falam, eles se esforçam para entender. Dessa forma, eles fazem contato visual e estão totalmente presentes, sempre lendo nas entrelinhas.

A capacidade de fazer isso significa que líderes fortes podem interromper com sucesso os hábitos de pensamento, crença ou ação de outra pessoa. Essa pessoa então se torna mais consciente desses padrões e pode escolher por si mesma pausar, reorientar e mudar para crenças e comportamentos mais fortalecedores.

Além disso, os líderes também buscam mudanças em suas organizações. Eles não apenas ouvem reclamações – eles fazem algo a respeito. Assim, eles usam sua desenvoltura para fornecer às suas equipes as ferramentas de que precisam. Eles sentem o estresse e o desânimo e os transformam com sua própria positividade e paixão. Eles se importam, e isso fica evidente. Essa é uma das maiores diferenças entre chefe e líder.

Um chefe fala, mas um líder se conecta

 Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! - Foto: BC MAS
Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: BC MAS

Os líderes sabem que uma mensagem só importa quando ele realmente ouve, entende e a absorve. Eles conseguem isso estabelecendo “rapport” e conectando-se de maneiras mais profundas e significativas. Assim, essa conexão desmonta a resistência – na verdade, muda a fisiologia do sujeito para ser mais aberta e enérgica – e impulsiona uma mudança duradoura que vem de dentro.

Além disso, os líderes também entendem o poder da linguagem: o modo como você usa a linguagem determina as emoções que você sente e as emoções que extrai das pessoas ao seu redor. Os líderes usam a linguagem como uma ferramenta para transformar a fala negativa e auto destrutiva de alguém em uma linguagem positiva e fortalecedora.  Ao mudar sua própria linguagem, você pode mudar seu foco – ou o de alguém que deseja influenciar – afetando positivamente sua tríade emocional e capacitando-os para mais sucesso.

Um líder fortalece; um chefe mantém um olhar atento 

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: G1 MAS

Os líderes também configuram sistemas e processos que tornam mais fácil para os funcionários tomarem decisões por conta própria com supervisão mínima. Isso pode estar relacionado a finanças, gestão de tarefas e até mesmo relações com o cliente. Com uma comunicação adequada, os líderes tornam mais fácil para sua equipe ter um certo nível de autonomia, não importa no que estejam trabalhando.

Um chefe dita, mas um líder inspira

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: FIA MAS

Você já teve um microgerenciador? Eles controlam cada detalhe e parecem estar sempre dizendo a você o que fazer e como fazer. Este é um típico “chefe”: fala mais do que escuta, ditando tarefas, dando ordens e criticando. A autoridade deles vem de sua posição – como seu gerente, eles têm controle sobre você. Mas isso não é liderança.

A autoridade de um líder é baseada na inspiração. Dessa forma, eles acreditam nos valores e na visão da empresa e os vivem pessoal e profissionalmente, inspirando outros a fazerem o mesmo. Eles constroem a confiança de sua equipe, o que, por sua vez, incentiva a inovação e a criatividade. Eles são honestos, confiáveis ​​e sempre se responsabilizam. Em suma, eles lideram pelo exemplo e inspiram outros a segui-los.

Um líder assume a culpa; um chefe coloca a culpa nos outros

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: BBS MAS

Quando uma equipe falha, um líder acredita que é sua responsabilidade descobrir o que eles fizeram de errado antes de passar para a avaliação de outras pessoas. Eles sabem que, se um projeto não atendeu às expectativas, pode estar relacionado à cultura do local de trabalho, aos sistemas que eles já implantaram ou a uma supervisão deles que pode e deve ser corrigida para o próximo projeto. Além disso, compreender as funções da gestão certamente também ajuda. 

Um chefe domina, mas um líder colabora

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: TR MAS

Chefes de microgerenciamento geralmente fazem mais do que apenas dizer o que você deve fazer. Eles dizem como fazer, quando fazer e com quem falar sobre isso. Assim, eles não estão abertos a novas ideias e novas maneiras de fazer as coisas. Eles sabem melhor e adotam uma abordagem inflexível que deixa pouco espaço para debate ou experimentação. Os chefes levam o lema “É o meu jeito ou a estrada” muito a sério.

Os líderes sabem que, no mundo de hoje, as empresas devem ser ágeis para ter sucesso a longo prazo. Eles incentivam o trabalho em equipe, criando equipes fortes e uma cultura próspera de inovação. Os líderes não estão apenas abertos a novas ideias, eles as procuram ativamente. Eles têm uma mentalidade de CANI – “Melhoria Constante e Sem Fim” – e trazem positividade para o trabalho todos os dias.  

Um líder dá o exemplo; um chefe faz das pessoas um exemplo

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: PT MAS

Os líderes certificam-se de que as regras se aplicam a eles também. Eles os seguem, resolvem e fazem revisões conforme necessário. Eles modelam o comportamento que desejam ver no local de trabalho. Isso geralmente envolve pensar positivamente, aparecer cedo e aparecer com frequência.

Um chefe quer lucros, mas um líder quer mudar o mundo

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: MC MAS

Os lucros são importantes – nenhuma empresa pode ter sucesso sem eles. Mas os chefes colocam os lucros sobre as pessoas. Eles estão mais interessados ​​em processos e em se provar do que em ter funcionários felizes e realizados. Na verdade, isso cria menos sucesso no longo prazo, porque sem “torcedores delirantes”, eles não serão capazes de criar  “fãs delirantes”. E ao colocar o foco no resultado e não na jornada, os chefes perdem lições essenciais ao longo do caminho.

Em última análise, os líderes não são movidos por lucros e processos, mas por uma visão poderosa. Eles querem mudar o mundo, criar algo novo e fazer a diferença na vida das pessoas. Eles estão tão interessados ​​na jornada quanto no destino. Os líderes sabem que, quando colocam as pessoas em primeiro lugar e vivem seu propósito na vida, os lucros vêm naturalmente.

Acima de tudo, os líderes percebem que o debate chefe x líder não precisa ser preto e branco. Com um pouco de conhecimento das emoções humanas, você aprende a ser um bom chefe e líder, inspirando sua equipe e obtendo resultados.

Dicas para se tornar um líder em vez de apenas um chefe

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: PU MAS

É importante inspirar seus funcionários a ter um bom desempenho em suas funções e a entregar resultados impressionantes. Fortes qualidades de liderança ajudam a construir um relacionamento forte com os funcionários, fazendo com que eles se comprometam por mais tempo com sua empresa e se aprimorem como funcionários. Siga estas dicas para ajudá-lo a se tornar um líder eficaz, em vez de apenas um chefe: 

  • Incentive seus funcionários a colaborar e trabalhar em estreita colaboração com você, ao invés de para você;
  • Compartilhe as habilidades, o conhecimento e a experiência que você adquiriu ao longo dos anos para ajudar seus funcionários a se aprimorarem e aprenderem com seus erros anteriores no local de trabalho;
  • Permaneça humilde e dê o crédito à sua equipe por mostrar que seu trabalho árduo é visto e apreciado por você;
  • Forneça feedback valioso e construtivo para ajudar seus funcionários a melhorar e solicite feedback deles para se ajudarem a melhorar;
  • Ensine os funcionários a aprender com seus erros e a ter um desempenho mais eficaz, em vez de discipliná-los por um desempenho ruim.

Conclusão

Chefe x Líder: entenda a diferença entre eles! – Foto: GM MAS

Se você está encarregado de administrar uma empresa, seja um líder, não um chefe. Um líder pode ser atribuído a ser genuíno e cuidar de sua força de trabalho antes de você cuidar de seus lucros. Não acredite apenas na minha palavra;  uma força de trabalho feliz e satisfeita produzirá resultados muito maiores do que uma força de trabalho cansada e trabalhada até os ossos.

Reserve um tempo para ouvir seus funcionários. Conheça-os. Anime-os quando fizerem o bem e mostre que estão certos quando fazem o que é errado. Não lidere com medo e nunca sinta que está acima deles. Dê o exemplo e trabalhe como se fosse o funcionário do mês, todos os meses. 

FAQ

O que é um chefe?

Chefe é um papel difícil e desafiador. Uma pessoa pode ter um chefe que assume ou nomeia outros. Por outro lado, o chefe é um político profissional que controla máquinas partidárias ou organizações políticas, muitas vezes usando um método astuto ou ilegal. Assim, a responsabilidade do chefe é supervisionar ou executar funções.

O que é um líder?

Um líder é um indivíduo que influencia um grupo de pessoas a se mover em direção a uma meta. No sentido mais amplo, ele é um líder que toma a iniciativa de fazer algo primeiro. Em seguida, ele lidera outros usando sua própria maneira de trabalhar para inspirar outros a segui-lo.

Qual é a diferença entre chefe e líder?

Um chefe gerencia seus funcionários, enquanto um líder os motiva e os ajuda a alcançar seus objetivos.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *