Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! - Foto: EL MAS

Muitos não sabem o que é controle de estoque ou a sua importância, mas é por meio dele que há um controle de entrada e saída dos itens disponíveis na empresa.

Veja dicas para definir metas e objetivos em 2023!

Mas a sua importância vai além disso. Gerir de forma eficaz o estoque é tão importante, que faz parte do capital de giro. Ou seja, impacta diretamente no poderio financeiro disponível para a empresa se manter por um determinado tempo no mercado. Por fim, ele também é muito importante para o crescimento da empresa.

Portanto, abaixo vamos explicar a importância de ter um bom controle de estoque, como fazer esse controle e muito mais. Confira:

O que é controle de estoque?

Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! - Foto: MO MAS
Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! – Foto: MO MAS

A gestão de estoque é uma técnica de controle, armazenamento e acompanhamento dos itens estocados. Assim, a gestão é um componente essencial que monitora a cadeia de suprimentos, pois regula as operações envolvidas desde o momento que um item entra na empresa até ser comprado ou despachado para o cliente.

A intenção da gestão de estoque é evitar a falta ou o excesso de mercadorias, pois isso pode representar prejuízos para o caixa da empresa. Ou seja, a gestão pode ser entendida como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário.

De antemão, essa prática é determinante para que você obtenha sucesso com o seu negócio. Ela possibilita que todas as demandas sejam atendidas, inclusive nos períodos de baixa ou de alta procura dos produtos.

Primeiramente, a gestão de estoque garante também a continuidade das operações e a otimização dos recursos disponíveis, o que gera redução de custos e aumento da produtividade. Ou seja, a gestão de estoque ajuda a otimizar o processo, organizar os recursos e maximizar os retornos.

Qual a importância do controle de estoque?

Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! - Foto: MO MAS
Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! – Foto: MO MAS

O controle de estoque diz respeito à logística das mercadorias e produtos. Tendo uma gestão rígida neste controle, é possível conseguir mais vendas e, com isso, alcançar um crescimento no negócio. A partir de processos bem definidos, o empreendedor pode se prevenir em relação à falta de estoque, evitando perder uma venda ou atrasar uma entrega por conta desse fator. 

Além disso, pode ajudar na conservação dos produtos, pois, dependendo do tipo de material, podem deteriorar, caso fiquem estocados por muito tempo. 

Outro dado importante é que esse controle também auxilia nas decisões de compra, para não haver excessos ou faltas de um produto.  Assim, com um controle eficaz do estoque, o empreendedor pode proteger e evitar qualquer comprometimento do capital de giro, mantendo-se no mercado e vendendo cada vez mais. 

Como o controle de estoque pode melhorar seus negócios?

Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! - Foto: OL MAS
Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! – Foto: OL MAS

A implementação de procedimentos adequados de controle de estoque pode ajudar a garantir que uma empresa esteja operando nos níveis financeiros ideais e que os produtos atendam às necessidades e expectativas dos clientes.

De fato, pesquisas realizadas no mercado varejista mostram que a falta de estoque pode fazer com que uma loja perca um em cada 100 clientes. Além disso, grande parte dos compradores em qualquer loja não costumam adquirir um item alternativo quando o produto que procura não está disponível.

Essa já é uma razão suficiente para levar as empresas a adotarem um controle de estoque, mas não é a única. Confira alguns outros problemas que um processo de controle eficiente pode evitar:

  • Deterioração;
  • Estoque em excesso;
  • Erro de precificação;
  • Inconsistências entre relatórios e estoque físico.

Os proprietários de pequenas e médias empresas podem ficar surpresos ao ver quanta ajuda eles podem obter e quanto de dinheiro que podem economizar gerenciando sabiamente seu estoque.

Vantagens da gestão eficaz de estoque para sua empresa

Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! - Foto: EL MAS
Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! – Foto: EL MAS

O controle eficaz de estoque é essencial para alavancar o setor de vendas e otimizar os custos operacionais. Em e-commerces, por exemplo, uma gestão eficaz de estoque pode evitar atraso nas entregas, já que não haverá falta de mercadorias. Ou seja, neste caso, com controle de estoque há segurança ao empreendedor de disponibilidade de mercadoria, e consequentemente, garantia de não ter perda de vendas ocasionadas por furo de estoque.

Conheça outras vantagens:

  • Satisfação do cliente ao conseguir comprar o que procura;
  • Eficiência operacional dos processos de suprimento;
  • Controle financeiro ( lucro para a empresa );
  • Giro de estoque ( redução dos custos );
  • Diferencial competitivo;
  • Maximização do nível de atendimento da demanda.

Como começar a fazer controle de gestão estoque?

Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! – Foto: SE MAS

Se você não sabe como começar a fazer o controle de estoque em sua empresa. Pensando nisso, listamos 5 passos para te ajudar nessa missão.

1. Classificação do material

Você pode classificar de acordo com a sua natureza ou segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso. Um sistema de classificação e codificação de materiais é fundamental para que existam procedimentos de armazenagem adequados, um controle eficiente do estoque e uma operacionalização correta do almoxarifado.

Se os responsáveis pelo estoque não contar com uma classificação, codificação e descrição no instante de procurar o produto armazenado, terá uma demora maior de encontrar o produto e também poderá encaminhar o produto errado para quem requisitou.

2. Definir estoque mínimo e estoque máximo para cada produto

O estoque mínimo também é chamado como estoque de segurança, ou seja, serve para identificar quando este item precisará ser comprado e não vir a faltar e deixar de efetuar a venda. Como também pode utilizar essa quantidade definida até o pedido de compra chegar na empresa.

Já o estoque máximo servirá para balancear a quantidade deste produto no estoque para não comprar demais e evitar alguns problemas como: espaço físico, não perder o prazo de validade dos produtos perecíveis e como falamos no começo do nosso post, não ter estoque muito tempo parado, porque estoque parado é dinheiro parado.

3. Fazer inventário do seu estoque

Conte os produtos para saber qual é a quantidade real dos itens, classifique-os, para facilitar o seu trabalho, faça esse controle em uma planilha ou utilize um software de gestão de estoque e o mais importante de tudo isso, deixe os dados do seu produto sempre atualizados. Visto que, o sistema não faz o controle de estoque sozinho, ele é apenas uma ferramenta para ajudar a controlar.

4. Controle a qualidade da sua gestão de estoque

Seu estoque deve ser checado sistematicamente pela qualidade, as falhas identificadas, suas causas e também os produtos que não tem a qualidade esperada devem ser eliminados. A fim de permitir que você resolva qualquer problema com seus fornecedores e ao mesmo tempo demonstre a segurança e a qualidade do seu produto para o seu cliente.

5. Controlar o custo médio de cada produto

Representa o valor que será contabilizado por meio de uma média dos gastos com a aquisição de cada produto. Dessa forma, desconsiderar um aumento recente pode gerar um preço mais baixo do que o necessário para manter as contas da empresa em dia. Por isso, é fundamental utilizar o cálculo do custo médio para equilibrar o valor de venda e como consequência ter o lucro final na sua empresa.

Quais os 7 principais métodos de controle de estoque?

Controle de estoque: saiba a importância de uma boa gestão! – Foto: RS MAS

Para fazer o controle de estoque existe diferentes métodos. Falar de cada um deles seria uma tarefa interminável, então separamos os principais a seguir.

Lembrando que o método ideal para o seu negócio vai depender de uma série de fatores, como o setor em que trabalha e sua previsibilidade de demanda. Por isso, conhecer os principais modelos de controle de estoque é essencial.

PEPS

A sigla quer dizer “Primeiro que entra, primeiro que sai” e já dá uma boa ideia sobre como o estoque é organizado, certo?

Nesse modelo, o controle de estoque segue uma ordem cronológica, dando vazão às mercadorias conforme sua ordem de chegada ao armazém. Assim, é muito comum em negócios que trabalham com produtos perecíveis.

UEPS

Já a sigla UEPS significa “Último a entrar, primeiro a sair”, basicamente uma modificação do método anterior.

Nesse caso, os itens que entraram por último no estoque ( logo, mais novos e caros ) saem primeiro, conforme os pedidos chegam

Custo Médio

O Custo Médio não diz respeito a uma dinâmica certa de envios, mas sim a uma forma de calcular os tributos.

Conhecido como Média Ponderada Móvel ( MPM ), é um modelo que propõe a soma do valor dos produtos em estoque com os novos, dividindo esse valor pelo número total de itens. O resultado, naturalmente, seria o custo médio por cada produto.

Just in Time

O Just in Time é um modelo reconhecido, que garante um estoque mínimo para a empresa. O objetivo é minimizar o número de itens armazenados, reduzindo custos.

Sua aplicação é mais complexa e exige um sistema de gestão adequado, que forneça informações qualificadas para melhor previsibilidade de demandas.

Curva ABC

A Curva ABC é um modelo de controle de estoque que considera três fatores ao organizar a dinâmica do estoque: giro de estoque, faturamento e lucratividade.

Assim, os produtos são classificados em três categorias. O objetivo é priorizar os produtos que mais agregam valor para a empresa.

A curva ( que pode ser representada por um gráfico ) é dividida em A, B e C, em uma lógica como essa:

  • A: 20% dos itens representam 80% do valor;
  • B: 30% dos itens representam 15% do valor;
  • C: 50% dos itens representam 5% do valor.

A vantagem é que a Curva ABC não é fixa do estoque. Explicando: Você pode ter uma Curva ABC do setor de vendas e comparar com a Curva ABC do estoque, tornando o controle muito mais eficiente.

Preço Específico

Uma opção para operações mais robustas, de produtos com venda de valor significativo e bens de capital ( como veículos ou máquinas, por exemplo ). É importante reforçar que empresas com alto giro de estoque não devem utilizar esse método.

Neste caso, o preço específico do item é identificado individualmente. Assim, é possível dar baixa em cada unidade vendida. Então, o estoque final é calculado com base nas unidades existentes e seus preços específicos.

Giro de estoque

Outro modelo de controle popular, o giro de estoque auxilia no entendimento sobre o desempenho do seu estoque. Trata-se de um cálculo que relaciona o estoque médio da empresa com as vendas totais em um período de tempo ( normalmente, no ano ).

A divisão dos valores vai definir quantos giros de estoque a empresa tem nesse período definido.

O resultado ajuda a empresa a entender por quanto tempo os itens permanecem em estoque.

Isso possibilita que o gestor otimize a operação, desenhando estratégias de vendas que otimizem o giro do estoque.

FAQ

Qual é a função do controle de estoque?

O controle de estoque diz respeito à logística das mercadorias e produtos. Tendo uma gestão rígida neste controle, é possível conseguir mais vendas e, com isso, alcançar um crescimento no negócio. A partir de processos bem definidos, o empreendedor pode se prevenir em relação à falta de estoque, evitando perder uma venda ou atrasar uma entrega por conta desse fator. 

Quais os 7 métodos para o controle de estoque?

Existem vários métodos para conseguir controlar o estoque. No entanto, separamos os 7 métodos principais. Eles são:

  • PEPS;
  • UEPS;
  • Custo Médio;
  • Just in Time;
  • Curva ABC;
  • Preço Específico;
  • Giro de Estoque.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!