O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes!

Por | Contabilidade, Financeiro, Geral

Às vezes parece que a palavra mais moderna dos dias atuais é  “startup”. Em centros de tecnologia como o Vale do Silício, Cingapura ou qualquer hub de startups, muitos estão empenhados em formar ou até mesmo lançar suas próprias startups.

Veja também quais são os melhores filmes de empreendedorismo!

Embora a definição popular de uma startup como uma “empresa de tecnologia com menos de 100 pessoas” não esteja errada, ela falha em explicar toda a sua filosofia. Portanto, pensando nisso, hoje vamos explorar a definição de startup de acordo com a lenda do Vale do Silício, Steve Blank.

A definição de uma startup

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: Exame
O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: Exame

Por muitos anos, os investidores trataram as startups como pequenas empresas. Esse era um problema real pois há uma enorme diferença conceitual e organizacional entre uma startup, uma pequena empresa e uma grande corporação .

De acordo com o guru das startups Steve Blank, uma startup é uma  organização temporária projetada para buscar um modelo de negócio repetível e escalável, ao mesmo tempo que trabalha em condições de extrema incerteza. Por outro lado, a pequena empresa funciona de acordo com o modelo de negócio fixo.

Para um fundador de startups, este conceito significa as seguintes três funções principais:

  • Proporcionar uma visão de um produto com um conjunto de características;
  • Criar uma série de cenários do modelo de negócios em relação aos clientes, distribuições e finanças da empresa;
  • Entender se o modelo é o certo, com base no comportamento dos clientes, conforme seu modelo prevê.

Qual a origem do termo startup?

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: Exame
O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: UEC

A utilização do termo teve início durante a crise das empresas “ponto-com”, entre 1996 e 2001. Dessa forma, na época, foi formada uma bolha especulativa caracterizada pela alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação alocadas no espaço da Internet. A Bolha da Internet, como ficou comumente conhecida, adotou e começou a utilizar o termo startup, que até então apenas significava um grupo de pessoas trabalhando por uma ideia diferente e com o potencial de fazer algum dinheiro. Além disso, startup, na etimologia da palavra, também sempre foi sinônimo de iniciar algo e colocá-lo em funcionamento.

Seis tipos de startups por Steve Blank

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: SR
O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: SR

De acordo com Steve Blank, existem seis tipos diferentes de startups: 

1. Lifestyle Startups: para pessoas autônomas

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: ME
O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: ME

Empreendedores de “Lifestyle” estão vivendo suas vidas preferidas enquanto trabalham para ninguém, a não ser para eles mesmos. Dessa forma, no Vale do Silício, esses profissionais são programadores freelance ou web designers, que amam seu trabalho por causa da “paixão”.

2. Small Business Startups: alimentando a família

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: CB
O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: CB

Pequenos negócios são mercearias, cabeleireiros, padarias, agências de viagens, carpinteiros, eletricistas e etc. Portanto, esses são aqueles que dirigem o seu próprio negócio para alimentar a família. No entanto, vale lembrar que o empreendedorismo de pequenas empresas não foi projetado para escala.

3. Scalable Startups: nascer para ser grande

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: I Am Wire
Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: I Am Wire

Google,  Uber,  Facebook e  Twitter  são apenas os exemplos mais recentes de startups escaláveis. Desde o início, os fundadores acreditam que vão mudar o mundo.

Essas startups contratam os melhores e mais brilhantes. Além disso, eles sempre buscam um modelo de negócios repetível e escalonável. Quando o encontram, começam a buscar mais capital de risco para impulsionar seus negócios. Muitas vezes, startups escaláveis ​​se agrupam em  clusters de inovação  (Vale do Silício, Xangai, Nova York, Boston, Israel e etc.).

4. Buyable Startups: Nascido para ser comprado

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: IC
Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: IC

Durante os últimos cinco anos, as startups que oferecem soluções de apps da Web e móveis são vendidas para empresas maiores. Dessa forma, essa tendência se torna cada vez mais popular. Portanto, o seu objetivo não é construir uma empresa de um bilhão de dólares, mas ser vendida para uma empresa maior por um bom dinheiro.

5. Large Company Startups: Inove ou morra

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: Medium
Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: Medium

As grandes empresas têm uma duração de vida finita. Portanto, mudanças nas preferências dos clientes, novas tecnologias, questões legislativas, novos concorrentes criam pressão, forçando grandes empresas a criar novos produtos inovadores para novos clientes em novos mercados (por exemplo – Google e Android).

6. Social Startups: Missão – Diferença

Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: EU

Eles são apaixonados e motivados para causar impacto. No entanto, ao contrário das startups escaláveis, sua missão é tornar o mundo um lugar melhor, não por causa da riqueza, mas por uma ideia. 

O que é uma startup? As características de uma startup!

O que é uma startup? Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: M&M
Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: M&M

Quando você quiser saber se um negócio está começando ou não, olhe algumas características de uma empresa! Se mais características existem em um mercado, é uma startup! Quais são as características da startup?  Encontre-os abaixo!

Uma startup é a solução para um problema!

Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: Ejur

Você já deve ter ouvido uma famosa frase: “A necessidade é a mãe da invenção.” Essa é uma das definições de uma startup! Surpreso?

Um empresário chinês explicou a startup a seu filho de 8 anos como “uma startup é uma forma do inventor moderno! O empresário enfrenta um problema e então ela se aventura a resolvê-lo!” e isso é bem verdade!

Portanto, se uma empresa começa com uma ideia para resolver alguns problemas existentes, ela pode ser uma startup!

Uma startup é focada no crescimento!

Saiba quais são os tipos existentes! - Foto: GF
Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: GF

Da próxima vez, se a pergunta “o que é uma startup?” atingir sua mente, lembre-se do que está sendo escrito nas próximas frases! As pequenas empresas podem ficar felizes se permanecerem pequenas para sempre, mas uma startup, não importa o quão pequena seja, sempre estará focada na sua expansão!

Dessa forma, seja investindo capital ou emprestando tecnologia, o foco principal de uma startup será desenvolver um modelo de negócios de sucesso que venda e cresça!

Uma startup é inovadora

Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: MCO

A única maneira de se diferenciar do resto dos concorrentes é a sua competência principal! E para uma startup, é inovação! Dessa forma, cada startup que surge é baseada em algumas ideias inovadoras ou soluções inovadoras para um problema.

A startup é flexível!

Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: Blog do Senac SP

A resposta à pergunta “O que é uma startup?” permanece incompleto sem esse recurso de uma inicialização! Todas as startups, ou você pode dizer que 90% são flexíveis! E aqueles que não são ou não são startups ou falham nos primeiros anos. A razão da flexibilidade é que uma startup está experimentando para validar um modelo de negócio! Dessa forma, se eles encontraram algo que precisa ser consertado, eles devem se adaptar imediatamente a isso.

Finalmente, uma startup tem um risco!

Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: HAA

Nenhum negócio em todo o universo é isento de riscos, portanto, a startup é. Dessa forma, o risco está associado a todos os tipos de empresas, e as startups também têm esse risco. Com as inovações, existem grandes riscos de um investimento ir em vão! É por isso que as empresas são consideradas um empreendimento de alto risco!

Os Principais tipo de modelo de negócio

Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: UOV

-B2B ou Business to Business: startups que atendem necessidades de outras empresas, mas não de um consumidor final diretamente;

-B2C ou Business to Consumer: startups que atendem as necessidades de um consumidor final;

-B2B2C OU Business to Business to Consumer: startups que fazem negócios com outras empresas. No entanto, elas visam atender à necessidade de um consumidor final.

Quando falamos sobre os nichos onde elas atuam, existem, por exemplo, as FinTech (startups do ramo financeiro), HealthTech (ramo da saúde e medicina), EdTech (ramo da educação), LawTech (ramo do direito) e várias outras.

Ao analisar o mercado, é possível verificar que boa parte das grandes empresas surgiu como startups. Dessa forma, elas começaram com pouco dinheiro, muito risco e diante de contextos incertos.

A tendência é o surgimento constante de novos modelos de negócios cada vez mais inovadores e disruptivos. Exigindo que empreendedores se tornem cada vez mais conectados, competitivos e atualizados para acompanharem a complexidade da atualidade.

Palavras finais sobre o que é uma startup

Saiba quais são os tipos existentes! – Foto: NP

Muitas vezes existe o equívoco sobre a startup de que é uma pequena empresa ou apenas um novo negócio! Mas, este artigo teve como objetivo desvendar os mitos e equívocos sobre as startups! Uma startup é uma nova maneira de fazer algo que agrega valor a métodos obsoletos! Tentamos compreender tudo o que você precisa saber ao responder à pergunta “O que é uma startup? ” Esperamos que também seja benéfico para aqueles que desejam se aventurar em qualquer startup!

Perguntas Frequentes

Qual é o conceito de startup?

De acordo com o guru das startups Steve Blank, uma startup é uma  organização temporária projetada para buscar um modelo de negócio repetível e escalável, ao mesmo tempo que trabalha em condições de extrema incerteza

O que é e como funciona uma startup?

Uma startup é uma empresa que está em seu início, sem plano de negócios ou produto completamente definido. 

Para que serve uma startup?

A startup é uma empresa em fase embrionária que busca um modelo de negócio repetível, escalável e altamente lucrativo, priorizando a inovação em um ambiente de alto risco

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *