Uma empresa sem metas e objetivos de longo prazo terá dificuldades para definir a sua direção, concentrar os esforços e obter uma vantagem competitiva. No entanto, ao aplicar uma gestão estratégica, as organizações podem não apenas sobreviver, mas também prosperar. Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre gestão estratégica. Confira:
Veja também o que é planejamento estratégico!
O que é gestão estratégica?
A gestão estratégica é a gestão dos recursos de uma empresa para atingir com sucesso as suas metas e os objetivos. É um plano de ação para garantir que as metas de desempenho sejam atingidas e o negócio continue a crescer. Assim, a gestão estratégica fornece uma direção geral, desenvolvendo planos e políticas destinadas a atingir os objetivos e, em seguida, alocando recursos para implementar os planos. Por fim, em última análise, ela é bem útil para as organizações obterem uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.
O conceito de gestão estratégica tem suas raízes na teoria econômica da década de 1950, baseada em abordagens industriais organizacionais. Além disso, Peter Drucker, também conhecido como o Pai da Teoria da Gestão Moderna, acreditava que estabelecer objetivos e monitorar o crescimento da empresa deveria permear toda a organização, de cima para baixo.
Se uma organização é pequena ou grande é irrelevante quando se trata de gestão estratégica. Portanto, mesmo as menores empresas precisam saber quão eficazes são em seu setor e tomar as medidas apropriadas para alcançar o resultado desejado para o futuro.
Quais os benefícios da gestão estratégica?
Alcançar os objetivos organizacionais exige planejamento e paciência. Dessa forma, a gestão estratégica pode ajudar as empresas a alcançar os seus objetivos. Assim, ela garante que as etapas necessárias para atingir uma meta de negócios sejam implementadas em toda a empresa.
A gestão estratégica oferece muitos benefícios para as empresas que a utilizam, incluindo:
- Vantagem competitiva: ela dá às empresas uma vantagem sobre os concorrentes pois sua natureza proativa significa que sua empresa estará sempre atenta às mudanças do mercado;
- Alcançar metas: a gestão estratégica ajuda a manter as metas alcançáveis usando um processo claro e dinâmico para a formulação de etapas e implementação;
- Crescimento sustentável: ela tem demonstrado levar a um desempenho organizacional bem mais eficiente, o que leva a um crescimento gerenciável;
- Organização coesa: ela exige comunicação e implementação de metas em toda a empresa. Assim, uma organização que está trabalhando em uníssono em direção a um objetivo é mais provável de atingir esse objetivo.
- Maior consciência gerencial: Gestão estratégica significa olhar para o futuro da empresa. Dessa forma, se os gerentes fizerem isso de forma consistente, estarão mais cientes das tendências e desafios do setor. Assim, ao implementar o planejamento e o pensamento estratégico, eles estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios futuros.
Como funciona a gestão estratégica?
A gestão estratégica requer estabelecer objetivos para a empresa, analisar as ações dos concorrentes, revisar a estrutura interna da organização, avaliar as estratégias atuais e confirmar que as estratégias são implementadas em toda a empresa.
Além disso, ela pode ser prescritiva ou descritiva:
- A GE prescritiva significa desenvolver estratégias antes de uma questão organizacional;
- A GE descritiva significa colocar as estratégias em prática quando necessário.
Assim, ambos os métodos de gestão estratégica empregam teoria e práticas de gestão.
Quais os tipos de gestão estratégica?
A gestão estratégica como um conceito pode ser abordada de várias maneiras. Portanto, abaixo estão alguns tipos populares de GE:
Análise SWOT
SWOT significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, essa análise permite investigar fatores internos e externos. Os fatores internos incluem fatores positivos (pontos fortes) ou negativos (fraquezas) que existem dentro de sua organização e podem ser alterados ou afetados de alguma forma, enquanto os fatores externos incluem fatores positivos (oportunidades) ou negativos (ameaças) que existem fora do assunto que você está avaliando e não pode necessariamente ser alterado ou afetado por você ou sua organização de forma alguma.
Balanced scorecard
Um “balanced scorecard” ajuda você a descobrir quais facetas de sua empresa precisam de melhorias, dividindo o processo de avaliação de desempenho em quatro áreas conhecidas como pernas. Assim, essas pernas são:
- Aprendizado e crescimento;
- Processos de negócios;
- Perspectivas do cliente;
- Dados financeiros.
O método do balanced scorecard pode gerar mecanismos de relatórios oportunos que mostram todas as estatísticas relacionadas ao crescimento da empresa.
Como implementar a gestão estratégica? (4 Passos)
Existem várias etapas no processo de gestão estratégica. Embora o resultado pareça diferente de empresa para empresa, existem etapas cronológicas simples que as organizações podem seguir para colocar as estratégias em prática.
Etapa 1: Intenção estratégica
A execução bem-sucedida da GE começa com a intenção estratégica – que é definir os objetivos organizacionais e usá-los como referência para medir o desempenho e o progresso. Assim, a visão e a direção de uma organização devem ser específicas, acionáveis e mensuráveis, em vez de amplas. Este é o ponto em que as empresas definem seu foco de negócios futuro – seja lucratividade, riqueza dos acionistas ou liderança de mercado.
Etapa 2: Formulação da estratégia
A próxima etapa envolve a formulação da estratégia e isso requer uma verificação da saúde da empresa por meio de uma análise SWOT. É onde as empresas se examinam de maneira forense, observando o ambiente em que operam, tanto interna quanto externamente. Assim, esta análise estratégica concentra-se nos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa. Por meio desse processo, uma organização é capaz de determinar o que faz melhor do que sua concorrência, o que precisa melhorar e quais vantagens seus concorrentes têm. Isso os ajudará a desenvolver ideias sobre como superar os rivais e responder às mudanças nas condições do mercado. Além disso, esta é também a fase em que as empresas determinam onde estão e onde querem estar. Uma vez que uma avaliação é feita, é hora de implementar a estratégia.
Passo 3: Implementação da estratégia
Um plano organizacional é um bom começo para a gestão estratégica, mas deve ser colocado em ação. Assim, para garantir a sobrevivência, o crescimento e a expansão de uma empresa, as estratégias devem ser colocadas em prática. Estima-se que mais de 60% das estratégias não sejam implementadas com sucesso. Assim, o sucesso requer:
- Desenvolvimento de estruturas e sistemas;
- Alocar recursos;
- Supervisionar a gestão de mudanças;
- Instigar estratégias de gestão de risco;
- Desenvolvimento de processos decisórios;
- Desenvolver capacidades de gestão de projetos;
- Fortalecimento das capacidades competitivas;
- Estratégia de comunicação;
- Gerenciar recursos humanos alinhando funções individuais com objetivos de desempenho;
- Desempenho gratificante.
A execução de planos estratégicos permite que as organizações explorem novas oportunidades e alinhem todos os aspectos de uma empresa – pessoas, estratégia e operações.
Etapa 4: Avaliação da estratégia
A etapa final da gestão estratégica é analisar e avaliar os resultados alcançados por meio do processo estratégico. Ao medir o desempenho de uma estratégia organizacional, as empresas podem decidir se devem permanecer no curso ou fazer ajustes para corrigir ações para se adaptar às mudanças nas condições do mercado. Este é um processo contínuo que dá às organizações a oportunidade de revisar as métricas de desempenho e implementar intervenções, se necessário. A avaliação do plano estratégico fornece um instantâneo de possíveis falhas e se uma mudança de direção é necessária na visão geral da empresa. Por fim, é importante que as empresas revisem de forma periódica sua estratégia e determinem o que está funcionando e o que não está.
Quais são as habilidades necessárias para uma gestão estratégica bem-sucedida?
A gestão estratégica requer habilidades de liderança convincentes – afinal, trata-se de tomar decisões importantes, superar obstáculos e alavancar oportunidades. Os executivos da empresa não apenas precisam de habilidades analíticas afiadas, mas também precisam da capacidade de se envolver com as partes interessadas e motivar os funcionários a adotar suas estratégias delineadas. Assim, ao desenvolver habilidades em gestão estratégica, os executivos podem criar valor para sua empresa.
Conclusão
O planejamento para o futuro próximo da organização é essencial para operar um negócio de sucesso. Assim, o conceito de gestão estratégica é o primeiro passo para o seu objetivo final.
A gestão estratégica é uma habilidade e uma arte. É chamado de habilidade porque uma pessoa pode aprender as técnicas como um corpo de conhecimento. É considerada uma arte porque trata do julgamento e pensamento do futuro incerto. Para praticar a gestão estratégica de forma eficaz, é preciso possuir as habilidades necessárias para entender a empresa como um todo, entender seu ambiente operacional, desenvolver as estratégias adequadas a esse histórico, implementar a estratégia e avaliar, controlar e corrigir a estratégia implementada. Por fim, a Gestão Estratégica é ampla e abrange todas as funções, pelo que procura incorporar o conhecimento e a experiência adquiridos nas diversas áreas estruturantes da gestão.
FAQ
Qual a diferença de planejamento estratégico e gestão estratégica?
O planejamento estratégico diz respeito ao longo prazo, é como uma bússola que aponta a direção que a empresa deve seguir. A gestão estratégica é que precisa unir curto, médio e longo prazo, fazendo com que as ações do dia a dia contribuam para que a organização se mantenha no rumo certo.
O que é gestão estratégica?
A gestão estratégica é a gestão dos recursos de uma empresa para atingir com sucesso as suas metas e os objetivos. É um plano de ação para garantir que as metas de desempenho sejam atingidas e o negócio continue a crescer. Assim, a gestão estratégica fornece uma direção geral, desenvolvendo planos e políticas destinadas a atingir os objetivos e, em seguida, alocando recursos para implementar os planos. Por fim, em última análise, ela é bem útil para as organizações obterem uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.
Quais os benefícios da gestão estratégica?
A gestão estratégica oferece muitos benefícios para as empresas que a utilizam, incluindo:
- Vantagem competitiva;
- Alcançar metas;
- Crescimento sustentável;
- Organização coesa;
- Maior consciência gerencial.
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