O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre!

À medida que as empresas crescem, elas enfrentam o desafio de manter as equipes alinhadas na mesma missão. Mas cada grupo de funcionários tem um conjunto único de prioridades, e fornecer a eles o suporte necessário para gerar resultados de negócios nem sempre é um processo simples. Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar sobre os OKR’s, uma estrutura popular de gestão de metas.

Veja também o que é contrato de prestação de serviço!

Abaixo você verá tudo o que precisa saber sobre OKR’s, desde o que é até como implementá-lo. Confira:

O que são OKR’s?

O que são OKR's? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: GE MAS
O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: GE MAS

O acrônimo OKR significa “Objectives and Key Results”, uma estrutura popular de gestão de metas que ajuda as empresas a implementar e executar a estratégia. Assim, os benefícios da estrutura incluem um melhor foco nos resultados que importam, maior transparência e melhor alinhamento (estratégico). Desse modo, o OKR consegue isso organizando os funcionários e o trabalho que eles fazem para alcançar objetivos comuns.

Um OKR consiste em um ‘Objetivo’, que informa para onde ir, e vários ‘Resultados-Chave’, que são os resultados que você precisa alcançar para chegar ao seu ‘Objetivo’. Por fim, ‘Iniciativas’ são todos os projetos e tarefas que o ajudarão a alcançar seus ‘Resultados-Chave’.

A estrutura inclui uma série de regras que ajudam os funcionários a priorizar, alinhar e medir o resultado de seus esforços. Dessa forma, o OKR ajuda as empresas a preencher a lacuna entre estratégia e execução e passar de uma abordagem de trabalho para uma abordagem baseada em resultados.

Sem OKR X Com OKR

À moda antiga: faça uma resolução de ano novo para aprender italiano;

O jeito OKR: Estabeleça um objetivo de ir a Roma e escrever um livro sobre gelato. Seus principais resultados para o objetivo são:

  • Complete 30 aulas de italiano usando o Duolingo;
  • Compile uma lista de 25 lojas de gelato em Roma;
  • Economize US$ 400 por mês para pagar todo esse gelato.

Uma breve história dos OKR’s

O que são OKR's? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: PM MAS
O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: PM MAS

OKR tem uma longa história que pode ser rastreada até 1954, quando Peter Drucker inventou o MBO ou Gestão por Objetivos. Em 1968, Andrew Grove co-fundou a Intel e – enquanto CEO da Intel – ele desenvolveu ainda mais o MBO na estrutura OKR como a conhecemos hoje. Em 1974, John Doerr  ingressou na Intel e aprendeu OKR durante seu tempo lá. Doerr se juntou à Kleiner Perkins Caufield & Byers – um dos primeiros grandes investidores do Google – e se tornou um consultor do Google em seus primeiros dias. Assim, Doer apresentou o OKR aos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, que então implementaram o OKR no Google (que ainda o usa hoje).

Quais empresas usam OKR’s?

O que são OKR's? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: PM MAS
O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: PM MAS

No início, os OKRs eram usados ​​principalmente por empresas de alta tecnologia, mas ultimamente estão se tornando populares em todos os tipos de negócios. Portanto, aqui está uma lista incompleta, mas muito indicativa, de empresas que usam OKR’s:

Google, Intel, LinkedIn, Amazon, Facebook, Oracle, Twitter, Zynga, Uber, DigitalOcean, Buffer, Mozilla, The Guardian, GoPro, Booking.com, Sears, MongoDB, Atlassian, Spotify, Zendesk, Box, Dropbox, VMware, Eventbrite…

Como os OKR’s geram resultados nos negócios?

O que são OKR's? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: EI MAS
O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: EI MAS

Os OKR’s ajudam as empresas a gerenciar o desempenho de cinco maneiras principais:

  • Alinhamento: os OKR’s colocam todos na mesma página sobre o que as equipes estão fazendo, por que estão fazendo e como o seu trabalho leva a organização adiante;
  • Priorização: OKR’s preenchem a lacuna entre objetivos mais amplos e o trabalho diário necessário para alcançá-los. Portanto, isso permite que os funcionários priorizem as tarefas do dia-a-dia e as iniciativas de longo prazo;
  • Transparência: os OKR’s promovem culturas transparentes da empresa, informando a todos sobre o impacto e as prioridades de equipes e indivíduos em toda a organização, desde o CEO até o estagiário;
  • Responsabilidade: os OKR’s criam responsabilidade pelas expectativas de desempenho e removem qualquer espaço para áreas cinzentas quanto a quem é responsável por atingir metas específicas;
  • Empoderamento: os OKR’s mostram aos funcionários o impacto de seu trabalho e dão a eles um senso de propriedade sobre seu progresso.

Qual é a diferença entre OKR’s e KPI’s?

O que são OKR's? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: MOM MAS
O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: MOM MAS

Sim, é muito mais do que siglas!

OKR’s não devem ser confundidos com KPI’s. Como já dito, OKR significa objetivos e resultados-chave. Enquanto KPI significa indicadores-chave de desempenho. Assim, é fácil misturar os dois, e muitas pessoas não conseguem perceber a diferença.

Mas OKR’s é uma estrutura de definição de metas que permite que as equipes acompanhem seu desempenho em relação às metas e se adaptem conforme necessário. Os KPI’s, por outro lado, são métricas de negócios. Dessa forma, eles são indicadores de desempenho de cima para baixo que não devem mudar. Por fim, vale lembrar que eles trabalham juntos. Desse modo, os KPI’s da empresa ajudarão a ditar seus OKR’s.

Qual a anatomia de um OKR?

O que são OKR's? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: EN MAS
O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: EN MAS

Os OKR’s são uma das metodologias de gestão de metas mais simples. Assim, existem relativamente poucas ideias e regras que se precisa entender.

Muitas vezes, a melhor maneira de entender os OKR’s é começar com um exemplo da vida real:

  • Objetivo: Ficar em forma
    • Resultado-chave 1: perder 10 Kg;
    • 2: Corra uma Km em menos de 7 minutos;
    • 3: levante 50 Kg no supino.
  • Tarefas:
    • Treine 3 vezes por semana – resistência;
    • Corra 3 vezes por semana;
    • Retire o açúcar da dieta;

Agora, usando este exemplo, vamos dissecar o OKR.

Objetivo

O objetivo é sempre aspiracional e de natureza qualitativa. Não é um alvo. Diz-se também que, embora o objetivo seja qualitativo, deve ser mensurável. Assim, em outras palavras, deve ser possível medi-lo de alguma forma. Por exemplo, “fitness” não é um bom objetivo, pois não implica que queremos ficar em forma ou talvez apenas ficar em forma.

Essencialmente, o objetivo fornece um contexto – o que queremos alcançar.

Principais resultados

Os resultados chave são sempre quantitativos e representam a definição de sucesso para o nosso objetivo. Os principais resultados sempre fluem do objetivo, que fornece o contexto. Por exemplo, enquanto perder 10 Kg também pode ser um resultado chave para o objetivo “tornar-se uma supermodelo”, correr um Km em menos de 7 minutos dificilmente seria relevante para esse objetivo.

Assim, os principais resultados fornecem os resultados desejados – como sabemos que alcançamos nosso objetivo.

Nota: Normalmente, os resultados-chave devem ser bem ambiciosos, tanto que alcançá-los em 100% deve ser quase impossível. A maioria dos praticantes de OKR’s dirá que 70% dos resultados-chave são ótimos. A razão para isso é que abaixo de 70% é considerado fracasso relativo, enquanto mais de 70% indica que o objetivo não foi ambicioso o suficiente.

As melhores práticas sugerem que você deve ter entre 3 e 5 resultados-chave por objetivo.

Tarefas

As tarefas são a parte final de um OKR. Isto é o que você vai fazer para alcançar seu objetivo.

Resumo

Então, para repetir, o OKR é composto por três componentes:

  • Objetivo: o que eu quero alcançar;
  • Principais resultados: como saberei que alcancei o objetivo;
  • Tarefas: o que vou fazer para atingir o objetivo.

Quais as qualidades de um OKR de sucesso?

O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: SM MAS

A metodologia OKR se distingue de outras estruturas de definição de metas com a sua abordagem única de combinar ambição e praticidade. Além disso, eles também são projetados para incentivar a transparência e a responsabilidade da empresa, da equipe e do indivíduo. 

Os objetivos devem ser ambiciosos. Assim, um alvo inspirador tende a fazer com que as pessoas em todos os níveis da sua organização pensem mais alto.

Os resultados-chave devem ser mensuráveis. Desse modo, dar às metas um “endpoint” finito permite que as empresas quantifiquem com precisão quanto progresso foi feito.

Por fim, os OKR’s devem ser transparentes. Dessa forma, a visibilidade em todas as organizações cria um senso de responsabilidade e fornece contexto às equipes para tomar decisões informadas.

Como implementar OKR’s?

O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: BG MAS

A definição de metas não é um processo de tamanho único. Assim, quando uma organização se propõe a lançar um programa OKR, existem várias etapas que precisam ser seguidas antes, durante e após a implementação.

1. Projetando um programa de OKR’s

As organizações devem identificar como configurarão os OKR’s em seu sistema de definição de metas antes do lançamento, para que possam projetar um processo que atenda às suas necessidades.  Abaixo, descrevemos o que as empresas devem considerar antes de lançar um programa de OKR’s.

Missão, Visão e Estratégia

Antes de implementar um programa de OKR, as empresas devem definir claramente a missão, visão e estratégia de negócios que seus OKR’s podem apoiar. Assim, os seus OKR’s devem ser traduzidos de sua estratégia, impulsionar a realização de sua visão e estar alinhados com sua missão geral.

Operações

O contexto de negócios de uma empresa deve ditar a sua abordagem ao estabelecimento de metas.  Antes de estabelecer OKR’s, as empresas devem avaliar diferentes aspectos de suas operações do dia a dia, como “headcount”, estrutura organizacional, processos legados e muito mais.

Sincronização

Se você está introduzindo OKR’s em sua empresa pela primeira vez, uma prática recomendada é lançar sem alinhamento estrito e, em vez disso, focar no alinhamento direcional. Assim, as dependências aumentam a probabilidade de gargalos, por isso recomendamos que as empresas evitem complicar as coisas.

Propriedade

Quando as equipes de RH são a única força motriz por trás da implementação e gestão de OKR’s, ela envia a mensagem para o resto da organização de que os OKR’s são um processo administrativo. Assim, para que o lançamento de um plano de OKR’s seja bem-sucedido, ele precisa ter patrocínio executivo  público.

2. Implementando seu programa de OKRs

Envolvimento dos funcionários

Embora possa não ser viável ter todos os funcionários envolvidos em todas as partes do processo de definição de OKR, os funcionários devem ter clareza sobre quem é responsável por definir e acompanhar os OKR’s em cada nível, quais projetos e métricas eles devem priorizar, por que a organização está introduzindo um novo processo de definição de metas e como seu trabalho se conecta ao negócio como um todo.

Treinamento da Força de Trabalho 

A definição de metas é uma habilidade aprendida e não inata, portanto, as organizações precisam fornecer orientação adequada aos funcionários sobre como definir OKR’s de qualidade. Assim, Workshops (para executivos, gerentes e funcionários) são uma ótima maneira de apoiar os recém-chegados à metodologia OKR e, em ciclos subsequentes, incentivar o alinhamento em toda a organização. 

Organização

Para empresas de todos os tamanhos, rastrear OKR’s pode ser um processo desafiador. Organizações como o Google construíram ferramentas internas. Outros usam métodos “ad hoc”, como planilhas, e um número crescente de empresas está usando software dedicado de rastreamento de metas para manter os OKR’s transparentes e mensuráveis. 

3. Administrando OKR’s

Avaliação de OKR’s

A classificação é o processo pelo qual as organizações avaliam objetivamente o desempenho em OKR’s. Assim, os OKR’s são classificados em uma escala entre 0,0 e 1,0, conforme ilustrado abaixo. Cada resultado-chave é avaliado e a média dos resultados-chave é usada para criar a nota para cada objetivo correspondente.

O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: BG MAS

Se você está obtendo uma pontuação perfeita em seus OKR’s o tempo todo, isso é um sinal de que você deve definir metas mais ambiciosas. Da mesma forma, se você está sempre pontuando abaixo de 0,3 em suas metas, talvez seja hora de reajustar seus objetivos e principais resultados.

Compartilhando o progresso

As reuniões de recapitulação de OKR são essenciais. No início de cada trimestre, todos os níveis de sua organização devem se reunir e discutir como eles atingiram os OKR’s definidos no início do último ciclo de metas. Assim, os subordinados diretos e os gerentes devem integrar os OKR’s em suas reuniões individuais.

Integrando Aprendizados

Enquanto a classificação é sobre medição objetiva, aprender é contextualizar sucessos e deficiências dentro de um determinado ciclo de OKR para alcançar melhores resultados no futuro. Por fim, a avaliação dos OKR’s deve acontecer regularmente, mas cada ciclo também deve ser encerrado por uma reflexão mais profunda sobre o que deu certo, o que não deu certo e quais aprendizados podem ser aplicados no próximo ciclo.

Conclusão

O que são OKR’s? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: VB MAS

OKR’s são metas vivas que devem ser consultadas regularmente. Agora que você sabe por que eles são tão eficazes, como criá-los e tem alguns exemplos para você começar, certifique-se de não defini-los e esquecê-los. Para os OKR’s mais eficazes, defina-os trimestralmente, mas discuta-os semanalmente.

FAQ

O que é OKR?

O acrônimo OKR significa “Objectives and Key Results”, uma estrutura popular de gestão de metas que ajuda as empresas a implementar e executar a estratégia. Assim, os benefícios da estrutura incluem um melhor foco nos resultados que importam, maior transparência e melhor alinhamento (estratégico). Desse modo, o OKR consegue isso organizando os funcionários e o trabalho que eles fazem para alcançar objetivos comuns.

O que é KPI e OKR?

OKR’s é uma estrutura de definição de metas que permite que as equipes acompanhem seu desempenho em relação às metas e se adaptem conforme necessário. Os KPI’s, por outro lado, são métricas de negócios. Dessa forma, eles são indicadores de desempenho de cima para baixo que não devem mudar. Por fim, vale lembrar que eles trabalham juntos. Desse modo, os KPI’s da empresa ajudarão a ditar seus OKR’s.

Quais empresas utilizam OKR?

Existem muitas empresas que utilizam OKR. Confira abaixo algumas das principais:

Google, Intel, LinkedIn, Amazon, Facebook, Oracle, Twitter, Zynga, Uber, DigitalOcean, Buffer, Mozilla, The Guardian, GoPro, Booking.com, Sears, MongoDB, Atlassian, Spotify, Zendesk, Box, Dropbox, VMware, Eventbrite…

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!