Modelos de avaliação de desempenho: confira os principais!

Por | Geral, Gestão, Secretariado

Para promover uma boa gestão dos recursos humanos (RH) dentro de uma empresa, é fundamental que sejam feitas avaliações de desempenho. Portanto, com essa prática, é possível mapear a atual situação da sua empresa em relação à performance dos funcionários. Assim, o objetivo é descobrir em que pontos é possível melhorar. Dessa forma, impulsionar os resultados individuais e até os coletivos.

Veja também o que é um artigo científico!

Além disso, esse tipo de prática também pode aumentar o engajamento na sua empresa, pois os colaboradores vão perceber que o seu desempenho é avaliado e que seu esforço é reconhecido. Portanto, veja agora o que é e quais os principais modelos de avaliação de desempenho que você pode usar na sua empresa.

O que é avaliação de desempenho?

Modelos de avaliação de desempenho: confira os principais! - Foto: BI MAS
Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: B I MAS

De forma resumida, podemos dizer que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão de pessoas para entender a performance dos colaboradores de uma empresa. Além disso, ela também é uma boa técnica para estruturar melhor o processo de “Remuneração Variável” na sua empresa.

Assim, essa avaliação tem como objetivo avaliar o desenvolvimento de atividades designadas aos colaboradores em um determinado período. É uma boa oportunidade de desenvolvimento, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Dessa forma, é possível capacitar os talentos e propor planos de desenvolvimento de acordo com os feedbacks, estimulando um trabalho cada vez melhor.

No que consiste a avaliação de desempenho?

Modelos de avaliação de desempenho: veja os principais! - Foto: IP MAS
Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: I P MAS

Em primeiro lugar, temos que esclarecer do que se trata esse processo. Dessa forma, uma avaliação de desempenho é uma análise da performance dos seus colaboradores, que deve ser medida e comparada de acordo com aquilo que é esperado deles. Assim, ela pode ser feita de forma individual ou até coletiva e existem muitas ferramentas que podem te ajudar no processo.

De modo geral, essa prática permite que você acompanhe o desenvolvimento da sua companhia e tome as decisões que ajudem no seu crescimento. Com uma avaliação boa, você percebe o que precisa ter de melhoras, o que deve continuar como está e quais as ações que devem ser feitas com base nisso.

Como funciona a avaliação de desempenho?

Modelos de avaliação de desempenho: veja os principais! - Foto: EC MAS
Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: E C MAS

A avaliação auxilia e mede o quanto os colaboradores estão trabalhando e como eles estão desenvolvendo as tarefas necessárias. Por meio dela, é possível que você determine o nível técnico e até a qualidade da relação de trabalho dos colaboradores.

Portanto, para realizar uma avaliação é preciso fazer a identificação da análise do comportamento, postura dos colaboradores e o diagnóstico. O RH é o setor responsável por definir qual metodologia será útil, o tempo de duração e como será o desenvolvimento. Isso ajuda os gestores durante todo o processo de análise.

Logo, na análise de desempenho é preciso seguir alguns passos, como fazer a coleta de dados diários, realizar os feedbacks, identificar e resolver os problemas, motivar a sua equipe e manter o contato rotineiro, com base em entrevistas formais periódicas com todos os seus colaboradores.

Implementar essa metodologia na empresa traz muitos benefícios para a corporação, uma vez que esse resultado ajuda a manter uma boa equipe e até avalia se estão todos de acordo com a cultura do negócio. Ainda, auxilia na distribuição e definição de cargos e funções, além da possibilidade de descoberta de novos talentos.

Por fim, vale lembrar que a avaliação pode ser feita por diversos métodos e a escolha depende muito do perfil do funcionário avaliado e o objetivo do RH. Além disso, outros fatores, como a necessidade do gestor e o objetivo da empresa, também devem ser levados em consideração na hora de escolher o tipo de análise.

Quais são os métodos de avaliação de desempenho mais usados?

Mas como acertar nas avaliações de desempenho? Bom, é preciso usar os métodos certos! Por isso, a seguir você verá uma lista com algumas das opções principais.

1. Auto Avaliação

Modelos de avaliação de desempenho: veja os principais! - Foto: BS MAS
Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: B S MAS

Essa é uma boa prática para promover a reflexão em suas equipes. Na Auto Avaliação, os próprios colaboradores devem analisar o seu desempenho, identificando os pontos fortes e os pontos para melhorar. Além disso, a avaliação é feita de acordo com os critérios pré-definidos, como atividades do cotidiano, metas estabelecidas e etc.

É bem fundamental deixar claro para os funcionários que eles podem ser honestos, pois não sofrerão problemas por fazer avaliações negativas. Por fim, vale explicar que a intenção é ajudar em seu desenvolvimento profissional e na otimização da empresa. Além disso, é bem interessante aliar essa prática a outros métodos, para uma análise de desempenho mais completa.

2. Avaliação 360º

Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os principais! - Foto: IBC MAS
Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: I B C MAS

Nesse modelo, cada colaborador é avaliado pela gestão, pela liderança e por seus colegas de trabalho, além de também avaliar a si mesmo, os seus gestores, os líderes e os liderados. É daí que vem o nome “Avaliação 360°”, já que a análise é feita por todos os lados. Essa é uma maneira de avaliar o desempenho dos critérios definidos com base em vários pontos de vista, o que ajuda a tornar o processo bem mais completo.

No entanto, é preciso ter cuidado: a avaliação será feita por pessoas que ficam próximas no dia a dia, o que deve trazer as influências de opiniões pessoais e não profissionais. Dessa forma, fique atento a esse fato e incentive os seus funcionários a serem bem objetivos, analisando com certo distanciamento. Além disso, é uma boa ideia conciliar esse modelo com outros métodos, para se certificar sobre os resultados.

3. Avaliação por objetivos

Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: M C MAS

Esse modelo de avaliação se baseia no cumprimento dos objetivos definidos para um colaborador. Dessa forma, é preciso considerar o seu empenho e os seus resultados, mas também as circunstâncias externas que podem ter interferido em suas tarefas.

Além disso, os objetivos de um funcionário são definidos em conjunto com ele e a sua gestão, devendo estar alinhados com as metas da empresa. Por fim, é fundamental, ainda, que eles sejam mensuráveis e possíveis de alcançar dentro do período proposto, para não sobrecarregar as suas equipes e não prejudicar a sua avaliação de desempenho.

4. Avaliação por competências

Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: S C MAS

Para que uma empresa funcione bem, é preciso definir as competências e as habilidades essenciais para cada cargo e departamento, certo? Portanto, isso inclui aspectos técnicos e comportamentais, que devem estar alinhados às funções de cada vaga.

Por fim, vale lembrar que a avaliação por competências acontece com base no quanto o funcionário cumpriu com esses requisitos dentro do período proposto. A partir daí, é possível observar as demandas para fortalecer as equipes, como treinamentos para desenvolver alguma habilidade.

Além disso, é preciso lembrar, também, que algumas empresas optam por dividir esse modelo em 3 categorias. A primeira refere-se aos conhecimentos e as aptidões cognitivas sobre algo. Já a segunda se refere às habilidades e ao “saber fazer”. Por fim, a terceira se refere às atitudes e à motivação. Com parâmetros assim, pode ficar mais fácil avaliar.

5. Avaliação da equipe

Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: B S MAS

Além de levar em conta cada colaborador de forma separada, faz toda a diferença avaliar toda a sua equipe. Afinal, a empresa não funciona tão bem se o trabalho em grupo não estiver fluindo.

Além disso, a avaliação dos times também é feita de acordo com os critérios pré-estabelecidos, como as competências necessárias, as metas definidas, a comunicação, o fluxo de trabalho e etc. A partir dessas análises, é possível pensar em estratégias para melhorar as relações e até o clima organizacional, por exemplo.

6. Avaliação por escala gráfica

Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: H M MAS

Esse é um dos modelos mais tradicionais de avaliação de desempenho. Nele, é utilizado um documento dividido em colunas horizontais e verticais, contendo os critérios que serão analisados (assiduidade e trabalho em equipe, por exemplo) e as escalas de valores (como ruim, médio e bom).

Por fim, vale lembrar que trata-se de um método bem fácil e muito objetivo, cujos resultados devem levar a outras análises bem mais profundas. Além disso, é muito importante aliar essa ferramenta a outros modelos, para evitar avaliações bem rasas. No entanto, é uma boa técnica complementar e não deve ser ignorada.

7. Avaliação da liderança

Modelos de avaliação de desempenho: veja o que é e quais os tipos! – Foto: S E MAS

Por fim, é essencial lembrarmos que o desempenho da liderança também deve ser avaliado. Afinal, os líderes têm a grande responsabilidade sobre o desempenho das equipes, certo? Assim, eles influenciam a comunicação, as relações interpessoais, a motivação e até o bem estar dos funcionários. Então, não podem ficar de fora.

A avaliação pode ser feita pelos colaboradores e superiores dos líderes para ficar mais completa. A partir dos resultados, é possível dar os feedbacks para otimizar a liderança, melhorar a sua relação com os funcionários e otimizar os outros aspectos pré-estabelecidos.

Esses são alguns dos métodos de avaliação de desempenho mais comuns e eficientes para as empresas. Eles fazem toda a diferença para otimizar os resultados e desenvolver o negócio e os colaboradores, cada vez mais. Assim, é bem importante realizá-los de forma regular e utilizá-los em suas estratégias. Além disso, não deixe, também, de comunicar os resultados e as intenções a todos os envolvidos, de maneira bem adequada e empática. Por fim, vale lembrar que isso fortalece a transparência da empresa e o engajamento profissional.

FAQ

O que é avaliação de desempenho?

De forma resumida, podemos dizer que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão de pessoas para entender a performance dos colaboradores de uma empresa. Além disso, ela também é uma boa técnica para estruturar melhor o processo de “Remuneração Variável” na sua empresa.

Quais são os métodos de avaliação de desempenho mais usados?

  • Auto avaliação;
  • Avaliação 360º;
  • Avaliação por objetivos;
  • Por competências;
  • Da equipe;
  • Por escala gráfica;
  • Da liderança.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!