Para promover uma boa gestão dos recursos humanos (RH) dentro de uma empresa, é fundamental que sejam feitas avaliações de desempenho. Portanto, com essa prática, é possível mapear a atual situação da sua empresa em relação à performance dos funcionários. Assim, o objetivo é descobrir em que pontos é possível melhorar. Dessa forma, impulsionar os resultados individuais e até os coletivos.
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Além disso, esse tipo de prática também pode aumentar o engajamento na sua empresa, pois os colaboradores vão perceber que o seu desempenho é avaliado e que seu esforço é reconhecido. Portanto, veja agora o que é e quais os principais modelos de avaliação de desempenho que você pode usar na sua empresa.
O que é avaliação de desempenho?
De forma resumida, podemos dizer que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão de pessoas para entender a performance dos colaboradores de uma empresa. Além disso, ela também é uma boa técnica para estruturar melhor o processo de “Remuneração Variável” na sua empresa.
Assim, essa avaliação tem como objetivo avaliar o desenvolvimento de atividades designadas aos colaboradores em um determinado período. É uma boa oportunidade de desenvolvimento, tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Dessa forma, é possível capacitar os talentos e propor planos de desenvolvimento de acordo com os feedbacks, estimulando um trabalho cada vez melhor.
No que consiste a avaliação de desempenho?
Em primeiro lugar, temos que esclarecer do que se trata esse processo. Dessa forma, uma avaliação de desempenho é uma análise da performance dos seus colaboradores, que deve ser medida e comparada de acordo com aquilo que é esperado deles. Assim, ela pode ser feita de forma individual ou até coletiva e existem muitas ferramentas que podem te ajudar no processo.
De modo geral, essa prática permite que você acompanhe o desenvolvimento da sua companhia e tome as decisões que ajudem no seu crescimento. Com uma avaliação boa, você percebe o que precisa ter de melhoras, o que deve continuar como está e quais as ações que devem ser feitas com base nisso.
Como funciona a avaliação de desempenho?
A avaliação auxilia e mede o quanto os colaboradores estão trabalhando e como eles estão desenvolvendo as tarefas necessárias. Por meio dela, é possível que você determine o nível técnico e até a qualidade da relação de trabalho dos colaboradores.
Portanto, para realizar uma avaliação é preciso fazer a identificação da análise do comportamento, postura dos colaboradores e o diagnóstico. O RH é o setor responsável por definir qual metodologia será útil, o tempo de duração e como será o desenvolvimento. Isso ajuda os gestores durante todo o processo de análise.
Logo, na análise de desempenho é preciso seguir alguns passos, como fazer a coleta de dados diários, realizar os feedbacks, identificar e resolver os problemas, motivar a sua equipe e manter o contato rotineiro, com base em entrevistas formais periódicas com todos os seus colaboradores.
Implementar essa metodologia na empresa traz muitos benefícios para a corporação, uma vez que esse resultado ajuda a manter uma boa equipe e até avalia se estão todos de acordo com a cultura do negócio. Ainda, auxilia na distribuição e definição de cargos e funções, além da possibilidade de descoberta de novos talentos.
Por fim, vale lembrar que a avaliação pode ser feita por diversos métodos e a escolha depende muito do perfil do funcionário avaliado e o objetivo do RH. Além disso, outros fatores, como a necessidade do gestor e o objetivo da empresa, também devem ser levados em consideração na hora de escolher o tipo de análise.
Quais são os métodos de avaliação de desempenho mais usados?
Mas como acertar nas avaliações de desempenho? Bom, é preciso usar os métodos certos! Por isso, a seguir você verá uma lista com algumas das opções principais.
1. Auto Avaliação
Essa é uma boa prática para promover a reflexão em suas equipes. Na Auto Avaliação, os próprios colaboradores devem analisar o seu desempenho, identificando os pontos fortes e os pontos para melhorar. Além disso, a avaliação é feita de acordo com os critérios pré-definidos, como atividades do cotidiano, metas estabelecidas e etc.
É bem fundamental deixar claro para os funcionários que eles podem ser honestos, pois não sofrerão problemas por fazer avaliações negativas. Por fim, vale explicar que a intenção é ajudar em seu desenvolvimento profissional e na otimização da empresa. Além disso, é bem interessante aliar essa prática a outros métodos, para uma análise de desempenho mais completa.
2. Avaliação 360º
Nesse modelo, cada colaborador é avaliado pela gestão, pela liderança e por seus colegas de trabalho, além de também avaliar a si mesmo, os seus gestores, os líderes e os liderados. É daí que vem o nome “Avaliação 360°”, já que a análise é feita por todos os lados. Essa é uma maneira de avaliar o desempenho dos critérios definidos com base em vários pontos de vista, o que ajuda a tornar o processo bem mais completo.
No entanto, é preciso ter cuidado: a avaliação será feita por pessoas que ficam próximas no dia a dia, o que deve trazer as influências de opiniões pessoais e não profissionais. Dessa forma, fique atento a esse fato e incentive os seus funcionários a serem bem objetivos, analisando com certo distanciamento. Além disso, é uma boa ideia conciliar esse modelo com outros métodos, para se certificar sobre os resultados.
3. Avaliação por objetivos
Esse modelo de avaliação se baseia no cumprimento dos objetivos definidos para um colaborador. Dessa forma, é preciso considerar o seu empenho e os seus resultados, mas também as circunstâncias externas que podem ter interferido em suas tarefas.
Além disso, os objetivos de um funcionário são definidos em conjunto com ele e a sua gestão, devendo estar alinhados com as metas da empresa. Por fim, é fundamental, ainda, que eles sejam mensuráveis e possíveis de alcançar dentro do período proposto, para não sobrecarregar as suas equipes e não prejudicar a sua avaliação de desempenho.
4. Avaliação por competências
Para que uma empresa funcione bem, é preciso definir as competências e as habilidades essenciais para cada cargo e departamento, certo? Portanto, isso inclui aspectos técnicos e comportamentais, que devem estar alinhados às funções de cada vaga.
Por fim, vale lembrar que a avaliação por competências acontece com base no quanto o funcionário cumpriu com esses requisitos dentro do período proposto. A partir daí, é possível observar as demandas para fortalecer as equipes, como treinamentos para desenvolver alguma habilidade.
Além disso, é preciso lembrar, também, que algumas empresas optam por dividir esse modelo em 3 categorias. A primeira refere-se aos conhecimentos e as aptidões cognitivas sobre algo. Já a segunda se refere às habilidades e ao “saber fazer”. Por fim, a terceira se refere às atitudes e à motivação. Com parâmetros assim, pode ficar mais fácil avaliar.
5. Avaliação da equipe
Além de levar em conta cada colaborador de forma separada, faz toda a diferença avaliar toda a sua equipe. Afinal, a empresa não funciona tão bem se o trabalho em grupo não estiver fluindo.
Além disso, a avaliação dos times também é feita de acordo com os critérios pré-estabelecidos, como as competências necessárias, as metas definidas, a comunicação, o fluxo de trabalho e etc. A partir dessas análises, é possível pensar em estratégias para melhorar as relações e até o clima organizacional, por exemplo.
6. Avaliação por escala gráfica
Esse é um dos modelos mais tradicionais de avaliação de desempenho. Nele, é utilizado um documento dividido em colunas horizontais e verticais, contendo os critérios que serão analisados (assiduidade e trabalho em equipe, por exemplo) e as escalas de valores (como ruim, médio e bom).
Por fim, vale lembrar que trata-se de um método bem fácil e muito objetivo, cujos resultados devem levar a outras análises bem mais profundas. Além disso, é muito importante aliar essa ferramenta a outros modelos, para evitar avaliações bem rasas. No entanto, é uma boa técnica complementar e não deve ser ignorada.
7. Avaliação da liderança
Por fim, é essencial lembrarmos que o desempenho da liderança também deve ser avaliado. Afinal, os líderes têm a grande responsabilidade sobre o desempenho das equipes, certo? Assim, eles influenciam a comunicação, as relações interpessoais, a motivação e até o bem estar dos funcionários. Então, não podem ficar de fora.
A avaliação pode ser feita pelos colaboradores e superiores dos líderes para ficar mais completa. A partir dos resultados, é possível dar os feedbacks para otimizar a liderança, melhorar a sua relação com os funcionários e otimizar os outros aspectos pré-estabelecidos.
Esses são alguns dos métodos de avaliação de desempenho mais comuns e eficientes para as empresas. Eles fazem toda a diferença para otimizar os resultados e desenvolver o negócio e os colaboradores, cada vez mais. Assim, é bem importante realizá-los de forma regular e utilizá-los em suas estratégias. Além disso, não deixe, também, de comunicar os resultados e as intenções a todos os envolvidos, de maneira bem adequada e empática. Por fim, vale lembrar que isso fortalece a transparência da empresa e o engajamento profissional.
FAQ
O que é avaliação de desempenho?
De forma resumida, podemos dizer que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão de pessoas para entender a performance dos colaboradores de uma empresa. Além disso, ela também é uma boa técnica para estruturar melhor o processo de “Remuneração Variável” na sua empresa.
Quais são os métodos de avaliação de desempenho mais usados?
- Auto avaliação;
- Avaliação 360º;
- Avaliação por objetivos;
- Por competências;
- Da equipe;
- Por escala gráfica;
- Da liderança.
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