Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Você já ouviu falar no termo accountability dentro das empresas? Bem, cada vez mais, pessoas no mundo inteiro e muitas organizações recorrem ao termo accountability para se referirem a um método de controle interno e à prestação de contas.

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Apesar de não isso não estar errado, essa visão sobre accountability é um bem limitada. Isso porque o termo está relacionado também ao comprometimento organizacional de líderes e liderados com os bons resultados da empresa, à transparência dos atos, à responsabilização e ao protagonismo na execução de suas próprias tarefas.

Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre accountability:

O que é accountability?

Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: GE MAS
Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: GE MAS

Sem uma tradução específica, accountability vem do inglês e tem como sinônimo, no português, a palavra responsabilização. Assim, ela está relacionada ao comprometimento organizacional, visando a impulsionar os resultados de forma mais transparente e idônea.

A base de uma empresa é a cultura organizacional, que pode ser desenvolvida com o mapeamento da rede de valores da empresa para com a sociedade em geral, incluindo, clientes, colaboradores e seus objetivos corporativos, imprescindíveis para definição da missão e visão. Assim, durante muito tempo, a hierarquia empresarial chefe e equipe era vertical, onde o chefe dividia o trabalho e a mensuração da qualidade profissional tinha como base o esforço e não o resultado, de tal modo que os colaboradores possuíam uma postura reativa exercendo suas atividades específicas e apenas isso.

Com o accountability, esse cenário mudou. Hoje, a empresa que desenvolver essa metodologia em forma de ferramenta aplicada aos seus processos, certamente, ganhará mercado. Isso porque o accountability tem o posicionamento direcionado para o crescimento, e uma vez que a organização cresce, o crescimento do profissional ocorre junto.

Esse colaborador analisa as metas estabelecidas e aceita as responsabilidades, assumindo as consequências no presente e no futuro. Desse modo, ele prestará contas tanto de modo financeiro como sustentavelmente sobre as ações praticadas, as consequências e os benefícios para a empresa e a sociedade, além de avaliar e analisar os pontos fracos das operações.

O que é accountability nas empresas?

Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: BS MAS
Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: BS MAS

Para as empresas o accountability funciona como um método de organização em processos que auxiliem nas práticas de fiscalização de atividades, não se limitando a fatores quantitativos.

Com isso, é claro o aumento da transparência das funções e atividades feitas dentro do âmbito organizacional, facilitando a visualização de responsabilidades, tempo de execução, horários, locais e motivos.

Por fim, todos esses fatores são responsáveis também por demonstrar e engajar trabalhadores, que poderão ser responsáveis por seus trabalhos, os resultados alcançados, levando assim a possibilidade de aumento na motivação e engajamento profissional de toda a empresa.

Qual a importância do conceito de accountability nas empresas?

Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: CN MAS
Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: CN MAS

A aplicação do accountability promove vários benefícios à empresa. Assim, o principal deles é que a equipe consegue atingir seus objetivos de forma mais rápida e eficiente. Isso é possível graças à melhora do desempenho da liderança e do incentivo ao engajamento dos colaboradores nos projetos corporativos. 

Além disso, uma postura “accountable” (responsável) permite que todos os envolvidos se sintam mais seguros para apontar falhas e apresentar propostas criativas para resolver os problemas. A transparência, tanto nos relacionamentos dentro da empresa, quanto na prestação de contas e fiscalização dos procedimentos internos, também é importante.

Existe diferença entre accountability e responsabilidade?

Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: OC MAS
Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: OC MAS

Sim, existe. As pessoas podem confundir o significado dos dois termos, mas eles englobam características diferentes. Assim, a responsabilidade se refere à capacidade do colaborador e da empresa de concluírem suas atividades pendentes, de acordo com o prazo estipulado e com as regras e padrões estabelecidos pela corporação.

Por outro lado, accountability se refere a um conjunto de ações. Como explicamos antes, essas ações estão ligadas não só à responsabilidade, mas também à transparência, controle, prestação de contas e entre outras condutas.

Portanto, o conceito de accountability é mais amplo e complexo do que responsabilidade. 

Quais são os 4 pilares da accountability?

Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: BS MAS

Para explicar como usar o accountability no dia a dia, os autores Roger Connors, Tom Smith e Craig Hichman escreveram o livro ‘O Princípio de Oz: Como usar o accountability para atingir resultados excepcionais’.

A partir dessa publicação, eles conseguiram popularizar esses pilares, que podem ser utilizados não só por empresas, mas também por indivíduos que desejam melhorar seus resultados.  

Portanto, conheça cada um deles abaixo:

See it

O primeiro pilar diz respeito ao reconhecimento do problema. Nessa fase, é importante que gestores e colaboradores sejam capazes de identificar pontos que precisam de melhorias ou que não estejam alinhados com as políticas da empresa. 

Para alcançar esses objetivos, é importante que os gestores estejam abertos à comunicação com a equipe, dispostos a entender a questão sob a perspectiva de outras pessoas e dispostos a escutar e descobrir problemas difíceis. 

Para isso, é essencial manter o canal de diálogo aberto, sempre perguntando e oferecendo feedbacks aos colaboradores para que eles possam melhorar.

Own it

Após identificar o problema, está na hora de construir o segundo pilar. Para isso, é necessário ter coragem para assumir suas responsabilidades diante dos problemas e resultados identificados. 

Caso contrário, o desempenho organizacional pode ser prejudicado. Na prática, não é uma etapa fácil de ser realizada, uma vez que exige que os envolvidos, especialmente o gestor, reconheçam sua contribuição para o problema. 

Para facilitar essa tarefa, é possível fazer perguntas como:

  • Como estou contribuindo para os resultados ruins e problemas que encontramos?
  • O que posso fazer quando me deparar com essas circunstâncias novamente?
  • Quais conselhos eu posso dar a alguém que se encontre nessa mesma situação?

Solve it

Esse pilar se refere a resolução dos problemas identificados. Nesse ponto, é bem importante utilizar a racionalidade e o conhecimento para encontrar soluções viáveis para resolver esses problemas e se antecipar ao surgimento de outras surpresas desagradáveis.

Para isso, você pode seguir as seguintes sugestões:

  • Sempre se pergunte: “o que posso fazer para resolver ou se antecipar ao problema?”;
  • Lide com os desafios de maneira criativa. Encontre novas formas de enfrentar o problema;
  • Seja persistente e estabeleça metas e objetivos;
  • Permaneça focado nos resultados.

Do it

O último pilar desse processo se refere a ação, a implementação das melhores soluções encontradas antes. 

Para isso, é fundamental acompanhar todo o processo de correção de problemas e aplicação de novas metas, medir o progresso desse processo, cumprir suas responsabilidades e dar feedbacks de forma proativa, guiando a equipe.

Conceito de accountability vertical e horizontal

Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: GL MAS

Existem basicamente dois tipos de accountability empresarial: o horizontal e o vertical.

  • Na accountability horizontal, o controle é feito entre agentes de mesmo nível hierárquico;
  • Já na accountability vertical, a responsabilização se dá de cima para baixo, entre níveis hierárquicos distintos.

Além disso, é importante destacar que o trabalho de uma equipe ou departamento interfere, direta ou indiretamente, nos resultados de outro setor. Nesse caso, a “prestação de contas” é feita de forma horizontal, o que também pode ser observado em relação a membros de uma mesma equipe.

Mas quando a cobrança por responsabilização vem da diretoria ou do líder de um departamento para com seus liderados, estamos falando de accountability vertical.

Como desenvolver accountability nas empresas?

Accountability o que é: veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: F31 MAS

Agora que você já sabe mais sobre o conceito de accountability empresarial, veja a seguir como desenvolver o conceito na sua empresa.

1. Deixe claro o que você espera de seus colaboradores

O primeiro passo para o desenvolvimento de accountability empresarial consiste em esclarecer as expectativas. Ou seja, deixar claro para os colaboradores o que se espera deles.

É de extrema importância que as equipes e departamentos saibam exatamente quais são suas atribuições e quais tópicos lhes competem. Dessa forma, evita-se adentrar em território alheio, desempenhando funções que são de responsabilidade de outro setor.

No caso de equipes dentro de um mesmo departamento, promover esse alinhamento é importante para que cada colaborador possa fazer a sua parte, evitando que haja aquele “empurra-empurra” de responsabilidades e até mesmo conflitos.

Desse modo, se porventura acontecer alguma falha ou os resultados não estiverem de acordo com o esperado, ficará mais fácil saber a quem responsabilizar.

2. Não culpe fatores externos

Uma pessoa com liderança não procura culpados nem dá justificativas quando as coisas não vão bem. Quando alguém é accountable, assume a responsabilidade pelos fatos e busca soluções. Além disso, ele também é capaz de encontrar os meios para reparar os danos e alcançar os objetivos a tempo.

E, embora em muitas culturas não seja tão incomum atribuir causas a divindades, chefes, ambientes e outros, isso não é o mais apropriado em um ambiente em que você deseja ter accountability.

3. Tenha metas e objetivos muito bem definidos

Faz parte também da accountability nas empresas contar com metas e objetivos muito bem definidos. Assim como no passo anterior, aqui também é fundamental que haja clareza sobre os resultados que se pretende alcançar.

As tarefas, metas e os objetivos precisam ser específicos, alcançáveis e relevantes para a empresa ou setor. Além disso, é imprescindível que eles sejam possíveis de mensurar e tenham um prazo pré-determinado para serem atingidos.

Nesse cenário, ferramentas como a Matriz RACI pode ajudar na delegação das tarefas, planos de ação e objetivos que foram mapeados no planejamento.

Vale ressaltar também que é bem importante que as metas e objetivos sejam amplamente  compartilhados com todos os envolvidos. Certifique-se de que todos estejam devidamente cientes dos resultados que se espera alcançar.

Para isso, é importante que a empresa conte com uma ferramenta de gestão que permita esse acompanhamento de indicadores.

4. Defina os caminhos para alcançar os resultados propostos

Para a correta implementação de accountability na sua empresa, é necessário também definir as  diretrizes para o alcance das metas e objetivos estabelecidos. Mostre para os colaboradores os caminhos que eles deverão seguir e os métodos necessários para atingir os resultados propostos.

Para esta etapa de desenvolvimento de accountability nas empresas, você pode utilizar a ferramenta  Objective and Key-Results (OKR), ou objetivos e resultados-chave, em livre tradução.

O OKR consiste, basicamente, em definir um objetivo e os resultados necessários para que tal objetivo seja alcançado.

5. Deixe os resultados falarem por você

As pessoas são o que fazem, não o que dizem que farão. Bem, no accountability isso é real. Se você deseja estimular esse conceito em seu local de trabalho, é necessário demonstrar com fatos, ações e atividades diárias o que queremos que a empresa seja.

6. Avalie as habilidades necessárias

Nesta etapa do desenvolvimento de accountability dentro das empresas, é necessário avaliar quais habilidades são necessárias para executar as atividades e atingir os objetivos propostos.

Atentar-se a esse importante aspecto fará toda a diferença nos resultados da organização. Isso porque com colaboradores devidamente capacitados para exercer suas funções, evitam-se falhas e retrabalhos  que podem custar caro para o caixa da empresa e para a produtividade geral.

Tendo isso em vista, aloque os seus recursos humanos de acordo com as habilidades de cada colaborador. Se necessário, invista em educação corporativa para o desenvolvimento de tais habilidades.

7. Resolva de forma rápida e eficaz

A vitimização é o oposto da accountability. Portanto, para cumprir esse conceito, você deve estar disposto a procurar e encontrar soluções para cada problema que surgir. Ou seja, informar que os objetivos não foram alcançados não é uma opção.

8. Estabeleça os métodos de avaliação de desempenho

Também faz parte da cultura de accountability estabelecer quais serão os métodos de avaliação do desempenho dos colaboradores. Afinal, como saber se as metas e objetivos estão próximos (ou não) de serem alcançados?

As ferramentas muito utilizadas para isso são os indicadores-chave de desempenho (KPIs). Por meio deles, é possível mensurar o progresso individual e coletivo para, a partir disso, propor os ajustes necessários e saber exatamente de quem cobrar resultados mais satisfatórios ou reconhecer esforços.

9. Dissemine a cultura do feedback nos departamentos da empresa

O feedback é uma das ferramentas mais valiosas no ambiente corporativo. É por meio dele que líderes e liderados conseguem entender melhor seus erros e acertos para, então, procurar maneiras de melhorar cada vez mais.

Tendo isso em vista, é de extrema importância que o gestor busque se reunir de forma periódica com seus colaboradores para atualizá-los sobre os resultados apontados recentemente pelos indicadores-chave de desempenho.

Esses momentos são essenciais não só para mostrar em que pontos é possível melhorar, mas também para dar os devidos reconhecimentos quando um trabalho for bem executado ou quando uma meta for alcançada.

Dessa forma, o feedback é uma arma poderosa para manter os colaboradores motivados, engajados e comprometidos com os resultados da equipe e da organização como um todo.

Por fim, vale a pena lembrar também que o feedback é uma via de mão dupla. Logo, o líder deve estar disposto a ouvir críticas construtivas de seus liderados e aberto para mudar o que for necessário.

FAQ – Accountability

Qual o conceito de accountability?

Sem uma tradução específica, accountability vem do inglês e tem como sinônimo, no português, a palavra responsabilização. Assim, ela está relacionada a comprometimento organizacional, visando a impulsionar os resultados de forma transparente e idônea.

Qual o objetivo da accountability?

O accountability tem o posicionamento direcionado para o crescimento, e uma vez que a organização cresce, o crescimento do profissional ocorre junto.

Quais são os 4 pilares do accountability?

Os 4 pilares do accountability são:

  • See it;
  • Own it;
  • Solve it;
  • Do it.