Crescer dentro de uma empresa e conquistar cargos de liderança é o sonho da maioria dos profissionais do Brasil. Segundo um estudo do LinkedIn, 52% dos brasileiros acreditam que o principal motivo para mudar de emprego é a oportunidade de conquistar cargos mais altos. No entanto, chegar até esse objetivo não é tarefa fácil. Assim, além de mostrar resultados, ter domínio pleno das funções e ser um profissional engajado, para ser um bom líder é preciso ter qualidades específicas.
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Portanto, pensando nisso, hoje separamos as 16 principais qualidades de um bom líder. Confira:
O bom líder no mercado de trabalho
A imagem do líder vem se modificando a cada dia. Desse modo, a figura que antes demonstrava poder e era o centro das decisões, hoje tem se tornado cada vez mais humana devido à necessidade do mercado de intensificar cada vez mais os relacionamentos com todos os seus públicos.
Além disso, outra mudança importante que os líderes das novas gerações tiveram que aprender é que liderar não é apenas ditar regras e atribuições.
Atualmente, os núcleos de trabalho funcionam como equipes e times e, em um time, todos os integrantes buscam os resultados – as funções podem ser diferentes, mas os objetivos são os mesmos.
Qual a importância de desenvolver determinadas qualidades para se tornar um grande líder?
Para que seja possível promover o trabalho em equipe, fazer o grupo avançar nos objetivos propostos e solucionar problemas logo que identificá-los, é necessário um profissional que saiba liderar, pois, do contrário, podem surgir as seguintes situações:
- o time não dispor de ninguém com perfil proativo e de liderança;
- a equipe ser liderada por um participante sem experiência;
- profissionais de diferentes áreas do conhecimento não conseguirem dialogar entre si;
- disputa entre colaboradores de diferentes áreas na tomada de decisão;
- cada integrante efetuar a sua parte do trabalho sem consultar os demais;
- reuniões extensas, desorganizadas e que não avançam em um comum acordo entre as partes;
- atrasos na entrega das atividades propostas, dentre outras situações.
Como você pode perceber, todas essas circunstâncias resultam em baixa produtividade, comprometem a qualidade do trabalho e, consequentemente, impactam negativamente o faturamento do negócio. Nesse sentido, o líder ocupa um papel fundamental na empresa, visto que garante que todos os problemas mencionados sejam evitados ou mitigados.
Quais são as principais qualidades de um bom líder?
Para alcançar patamares cada vez mais elevados no mundo empresarial, é necessário que empenho e adjetivos naturais andem lado a lado. Portanto, com isso em mente, fica claro que determinadas qualidades de líder devem ser bem observadas e trabalhadas por quem deseja se posicionar em um cargo de comando, podendo guiar trabalhadores e ajudar no processo de avanço da corporação em que atua.
Embora sejam natas em boa parte dos que se destacam em posições de comando, as qualidades de líder também podem ser aprendidas, e algumas delas são bem simples de se incorporar no dia a dia, bastando, apenas, um pouco de boa vontade e muito trabalho para que sejam assimiladas de maneira fluida.
Portanto, abaixo estão as 16 principais qualidades para se tornar um bom líder. Confira:
1. Honestidade
Um líder precisa ser admirado para ser seguido. Para isso, a sua conduta ética tem que ser exemplar. Normalmente, os líderes seguem e passam aos subordinados os valores e crenças da empresa. O ideal é incentivar seus funcionários a criar o hábito da honestidade, o que influenciará no ambiente de trabalho e no resultado da empresa.
2. Autoconhecimento
A primeira característica importante é a de saber guiar a si. Esta não é uma tarefa fácil e quem consegue fazê-la logo se torna um ponto de referência para os outros, um líder aos olhos de quem não possui essa capacidade.
Além disso, faz parte do autoconhecimento também saber gerenciar as próprias emoções, deixar de lado estados emocionais improdutivos, como medo, insegurança, depressão, ansiedade e estresse, no momento em que eles se tornam um obstáculo. Esses estados são emoções com significados específicos, que não podem ter espaço em determinadas situações.
3. Capacidade de delegar
Saber como dividir na equipe subordinada o que deve ser feito (e quem são as pessoas ideais para cada tipo de tarefa) é essencial para o sucesso de qualquer líder. Essa qualidade deve andar junto na vida de quem assume cargos de liderança.
O líder deve identificar os pontos fortes e saber aproveitar de forma estratégia as particularidades de cada um. Dessa forma, é possível distribuir tarefas para os funcionários certos e conseguir bons resultados, ajudando tanto na produtividade como no sucesso de qualquer empresa.
4. Proatividade
Todo líder é, por excelência, proativo, ou seja, tem iniciativa própria, não necessitando de alguém que o oriente, uma vez que ele consegue avaliar a situação por si só e antecipar as ações necessárias. Convém destacar que isso não significa que o líder não dialogue com a equipe, mas sim que ele prontamente consegue propor ideias.
5. Comunicação
Ser capaz de descrever de forma clara o que você quer é bem importante para o bom funcionamento de uma equipe. Treinar novos membros e criar um ambiente de trabalho mais produtivo depende de uma comunicação saudável também. Estar acessível aos seus funcionários e conversar fora do horário de trabalho pode ajudar no processo de estabelecer comunicação.
6. Espírito de equipe
Assumir a responsabilidade de um grupo parece uma tarefa bem básica de todo e qualquer líder, mas na prática não é bem isso que acontece.
Dessa forma, há líderes que são os primeiros a apontar as falhas de sua equipe. No entanto, um líder de sucesso deve achar os caminhos para resolver crises antes de distribuir culpas.
7. Senso de humor
Ter bom humor para lidar com as mais variadas questões e pressões do dia a dia pode contar muitos pontos para um gestor – tanto no sentido do seu próprio trabalho como no dos que atuam sob seu comando.
8. Aptidão em engajar a equipe
Não basta apenas ser proativo, dado que o líder atua dentro de um grupo com a finalidade de orientá-lo. Assim sendo, é preciso que ele tenha aptidão em engajar toda a equipe e estimular a proatividade entre cada integrante, de modo que todos se sintam motivados com o trabalho, capazes de elaborar boas ideias e à vontade para compartilhá-las e aperfeiçoá-las com o apoio do grupo.
9. Confiança
Qualquer empresa enfrentará tempos ruins, mas cabe ao líder mostrar confiança no negócio e passar tranquilidade aos funcionários. Grande parte do trabalho do líder é apagar incêndios e manter a moral da equipe, assim como o nível de confiança no negócio.
10. Ter poder de decisão
Outra característica importante de um bom líder é o poder de decisão. A ideia de que somos a soma total das decisões que tomamos na vida é um pensamento que deve ser o guia para uma pessoa envolvida em tomada de decisões, pois só assim é possível ter noção das consequências de uma decisão.
Quando uma pessoa entende a necessidade e a importância de se tomar boas decisões, naturalmente ela otimiza o seu poder de decisão.
11. Comprometimento
Ser comprometido com sua equipe e os seus projetos também é algo fundamental, pois, somente dessa forma é possível realizar bons e produtivos trabalhos. Se o líder espera que sua equipe se esforce e ofereça um trabalho de qualidade, ele precisa ser o primeiro a dar esse exemplo.
Confiança e comprometimento são qualidades de grande importância para os líderes que, ao lidar com situações de pressão e dificuldade, precisam recorrer a este tipo de habilidade, podendo resolver questões sem titubear para gerar resultados positivos.
12. Ambição
Não importa se o desejo é aumentar a presença online da empresa ou conquistar mercados internacionais, o que separa os bons líderes dos melhores líderes é a ambição. O grandes vencedores do mundo dos negócios compartilham dessa habilidade para desenvolver estratégias audaciosas, bem como da ética para colocá-las em prática.
Além disso, os líderes bem-sucedidos também inspiram suas equipes a irem além da realidade do dia a dia e a contribuírem com o melhor de si para o crescimento do negócio. Sendo assim, seu senso de ambição é mais forte do que o medo de fracassar, o que serve de inspiração para que colaboradores deem a volta por cima.
13. Atitude positiva
Se sua equipe está feliz e otimista, ela não vai se importar de se doar um pouco mais por um objetivo comum. Como já foi dito, o exemplo é fundamental para os funcionários seguirem o líder. Portanto, ser otimista e ter atitudes positivas tornará o ambiente mais leve e produtivo.
14. Versatilidade
O líder deve lidar bem com mudanças, entender e buscar oportunidades que forneçam a visão necessária para que seu negócio cresça. A versatilidade é uma ótima competência que motiva, inspira, energiza e cria líderes capazes de ter visão 360° de diversos assuntos que possam comprometer o seu dia a dia.
15. Criatividade
Ser criativo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um gestor; já que, com essa característica, é possível encontrar novas formas de solucionar problemas e impulsionar projetos. Algumas vezes será preciso deixar as regras de lado ou redefinir práticas que já foram estabelecidas. A inovação faz parte das qualidades de um líder de sucesso, que busca também estimular a sua equipe a ter criatividade para surpreender e alcançar excelentes resultados.
Assim como no caso da confiança, tudo está interligado no perfil de um grande líder e, sem atitudes positivas e criatividade para contornar problemas, dificilmente um trabalhador em posição de chefia conseguirá administrar bem a pressão de comandar equipes e corporações.
16. Resiliência
Algumas vezes, apenas lutar pelos objetivos do negócio pode levar ao fracasso. Assim, autoconfiança e ambição não são suficientes para resistir aos desafios do mercado ou para eliminar os erros cometidos no passado. Grandes líderes são incrivelmente resilientes — eles podem transformar um desastre em uma vitória na última hora. Esse talento para se recuperar quando tudo parece perdido é uma qualidade poderosa no longo prazo.
FAQ – Qualidades de um líder
Quais são as qualidades de um bom líder?
Existem muitas qualidades para identificar um bom líder. Confira algumas delas:
- Honestidade;
- Autoconhecimento;
- Capacidade de delegar;
- Proatividade;
- Comunicação;
- Espírito de equipe;
- Senso de humor;
- Aptidão em engajar a equipe;
- Confiança;
- Ter poder de decisão;
- Comprometimento;
- Ambição;
- Atitude positiva;
- Versatilidade;
- Criatividade;
- Resiliência.
Qual a importância de desenvolver determinadas qualidades para se tornar um líder?
Para que seja possível promover o trabalho em equipe, fazer o grupo avançar nos objetivos propostos e solucionar problemas logo que identificá-los, é necessário um profissional que saiba liderar, pois, do contrário, podem surgir as seguintes situações:
- o time não dispor de ninguém com perfil proativo e de liderança;
- a equipe ser liderada por um participante sem experiência;
- profissionais de diferentes áreas do conhecimento não conseguirem dialogar entre si;
- disputa entre colaboradores de diferentes áreas na tomada de decisão;
- cada integrante efetuar a sua parte do trabalho sem consultar os demais;
- reuniões extensas, desorganizadas e que não avançam em um comum acordo entre as partes;
- atrasos na entrega das atividades propostas, dentre outras situações.