Competências Comportamentais: veja o que é e quais as principais!

Por | Geral, Secretariado

Em todos os empregos, existem certas competências necessárias para desempenhar bem os requisitos do trabalho.  Além disso, as competências exigidas variam de acordo com o seu cargo e você pode aprender quais são lendo as descrições dos cargos. Mas existem outras habilidades – como competências comportamentais – que quase todas as funções exigem. Dessa forma, ter fortes competências comportamentais pode ajudá-lo a ter sucesso em entrevistas de emprego e no trabalho.

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Portanto, abaixo você verá o que são essas competências, qual a sua importância e quais as mais importantes no mercado de trabalho atual. Confira:

O que são competências comportamentais?

CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: BS MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: BS MAS

As competências comportamentais costumam se enquadrar no título geral de bom caráter, amizade, maturidade ou bom senso, e muitas pessoas presumem que essas habilidades surgem de forma natural.

Pessoas inteligentes nem sempre possuem habilidades comportamentais. Essas são habilidades que devem ser aprendidas e praticadas. Mas a boa notícia é que é possível desenvolver essas competências comportamentais e usá-las para aprimorar a sua carreira.

Qual a importância das competências comportamentais?

 CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: FIA MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: FIA MAS

As competências comportamentais desempenham um papel bem importante no desenvolvimento da personalidade, no crescimento da carreira, bem como na incorporação de uma cultura corporativa inclusiva. Portanto, aqui estão as principais razões pelas quais as habilidades comportamentais são bem importantes:

  • Competências comportamentais ajudam você a se tornar um líder melhor;
  • Elas ajudam a acelerar o crescimento da sua carreira, equipando você com adaptabilidade e habilidades transferíveis;
  • Essas habilidades também contribuem para o desenvolvimento da personalidade, melhorando as suas habilidades de comunicação, comportamento no local de trabalho e até habilidades organizacionais;
  • Elas aumentam sua empregabilidade, tornando-o um candidato eficaz para a carreira escolhida;
  • Habilidades comportamentais aumentam a confiança e a pro atividade, ajudando você a se tornar um indivíduo melhor, pessoal e profissionalmente;
  • Essas habilidades aprimoram a cultura de trabalho à medida que os funcionários se comunicam melhor dentro das equipes, assumem funções de liderança e se tornam produtivos;
  • Elas inculcam um local de trabalho acolhedor, empático e até inclusivo.

Quais as principais competências comportamentais?

  CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: EBS MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: EBS MAS

Comunicação

   CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: MP MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: MP MAS

A comunicação é uma vasta área a ser explorada com diferentes sub habilidades que vão desde a linguagem corporal apropriada e contato visual até a habilidade de escrever uma informação clara e precisa. Uma das principais habilidades de comunicação inclui a precisão em ouvir e seguir as instruções. Frequentemente, tendemos a ignorar o que as pessoas dizem ou até mesmo pedir acompanhamento para verificar o seu entendimento. Isso leva a suposições imprecisas e cria ineficiências e frustrações no trabalho. Assim, ter uma excelente habilidade de comunicação pode realmente ajudá-lo a crescer com eficiência em uma organização.

Resolução de Conflitos

CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: IC MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: IC MAS

Existem situações de desequilíbrio e atrito dentro de uma organização devido ao conflito de interesses ou divergências entre colaboradores. A resolução pode ser vista como uma ramificação da comunicação, embora seja uma habilidade distinta que é difícil de desenvolver devido à hesitação e à natureza íntima do local de trabalho. Em seus piores casos, esses conflitos podem crescer de forma intensa e prejudicar relacionamentos e reputação pessoal. Além disso, também pode afetar a empresa como um todo. Portanto, a resolução de conflitos é uma das competências comportamentais mais importantes que ensinam maneiras de resolver diferentes tipos de conflitos, conscientizar os indivíduos sobre os problemas potenciais e também facilitar o trabalho em equipe e a cooperação entre os funcionários. Por fim, vale lembra que os comentários podem ajudar a construir a coordenação entre as pessoas.

Auto Aperfeiçoamento

 CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: IBC MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: IBC MAS

Ter uma curiosidade insaciável, bem como uma atitude persistente em relação ao auto aperfeiçoamento, está entre as principais competências comportamentais a serem incutidas em você mesmo. Assim, ter um conhecimento limitado só levará à forma repetida de tarefas realizadas todos os dias, enquanto aumentar o seu conhecimento sobre coisas novas o ajudará a crescer e explorar novos horizontes. É por isso que trabalhar para o auto aperfeiçoamento deve ser um aspecto crucial a ser considerado em sua jornada para fornecer habilidades comportamentais.

Gestão de tempo

  CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: AI MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: AI MAS

Um dos atributos subestimados de um funcionário, a gestão do tempo não se refere à capacidade do funcionário de cumprir prazos, mas a uma organização e execução eficientes de seu trabalho para concluir uma determinada tarefa no prazo. Enquanto a gestão do tempo depende mais das habilidades e hábitos do funcionário, você pode desenvolver a eficiência em seu desempenho. As competências comportamentais incluem a remoção de distrações, como celulares e mídias sociais, para garantir que você cumpra a sua programação. Dessa forma, tente colocar as suas atribuições em objetivos múltiplos curtos que podem ajudá-lo a se esforçar e alcançá-los de forma mais rápida.

Gestão de Stress

CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: BE MAS

Desde o malabarismo com várias tarefas e responsabilidades no trabalho até o enfrentamento das lutas pessoais em casa, um indivíduo não consegue escapar do estresse subjacente ao longo do dia. É aqui que uma importante habilidade comportamental vem em seu socorro. Assim, o controle do estresse é uma habilidade que todos precisam dominar nos tempos atuais, onde nossos dispositivos emaranhados e vidas ainda mais complicadas podem aumentar nossa tendência de ficar estressado, ansioso e deprimido de forma mais fácil. Embora os locais de trabalho tenham começado a adotar atividades para ajudar seus funcionários a se distanciarem de suas agendas estressantes, a adaptação de estratégias de gestão de estresse eficientes na frente pessoal pode certamente transformar sua visão de vida. Para implementar uma melhor gestão do estresse em sua rotina diária, as melhores maneiras de lidar com as situações intensas são por meio da meditação, ioga, e etc.

Paciência

CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: SN MAS

Esta é uma das habilidades menos convencionais da lista, mas tem um papel bem importante a desempenhar. Neste mundo acelerado e reforçado pela tecnologia, esquecemos que tudo leva o seu tempo e tudo que você precisa é um pouco de paciência para segurar as suas emoções e ganância pessoal. Algumas das competências comportamentais importantes nesta seção incluem treinamento de tempo, conclusão de projetos, melhoria de habilidades e até o cumprimento de metas.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: TP MAS

Entre as competências comportamentais mais cruciais, trazer um equilíbrio entre as suas tarefas profissionais e pessoais é uma tarefa bem complicada. Uma agenda de trabalho extenuante pode impactar seu bem-estar físico e mental e é por isso que se torna fundamental garantir que haja um equilíbrio saudável entre esses dois aspectos de sua vida. Portanto, é bom dedicar-se totalmente ao seu trabalho e contribuir de forma apaixonada para o crescimento da sua organização, mas também é importante que você cultive a auto consciência dos seus limites, bem como a saúde, o que só o ajudará a trabalhar da forma mais eficaz e maneira eficiente.

Empatia

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Empatia é uma das principais competências comportamentais dos funcionários no local de trabalho, bem como na vida pessoal. Pode ser simplesmente definido como consciência ou sensibilidade para compreender as emoções e sentimentos de outra pessoa do seu ponto de vista. Em um local de trabalho, a empatia desempenha um papel fundamental na construção de uma equipe forte, onde os membros estão cientes das sensibilidades e perspectivas uns dos outros e o líder da equipe é capaz de delegar tarefas sabendo o que cada membro é capaz de fazer.

Tomada de decisão

CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: GM MAS

A capacidade de tomar decisões de forma eficiente e eficaz é outra habilidade comportamental importante que pode ajudá-lo a prosperar em sua carreira. Para tomar uma decisão específica, você deve reunir as informações necessárias, avaliar soluções alternativas, aprender sobre os prós e contras e, em seguida, abordar o problema. Este processo pode ser rigoroso, mas tomar as melhores decisões pode levá-lo longe na vida, tornando-se uma habilidade essencial para ter sucesso no presente mundo em constante evolução.

Solução de problemas

    CC: veja o que é e quais as principais! - Foto: GT MAS
CC: veja o que é e quais as principais! – Foto: GT MAS

Quer você seja um gerente ou um membro da equipe, precisará de boas habilidades de resolução de problemas para cumprir qualquer meta ou marco no trabalho. Para resolver um problema, você deve primeiro identificar o problema, priorizar, encontrar soluções alternativas e, em seguida, implementar essas soluções para ver como funciona para você. Esta é uma das habilidades de comportamento mais solicitadas em todos os setores de trabalho porque, como um excelente solucionador de problemas, você pode ser um bom líder, bem como um membro da equipe, e ter mais sucesso em seu local de trabalho.

FAQ

Quais são as competências comportamentais?

Competências comportamentais podem ser explicadas como aquelas habilidades interpessoais, regulatórias e relacionadas à tarefa que garantem o bom desempenho de um indivíduo em ambientes acadêmicos e profissionais. Eles são comumente classificados em bom comportamento, habilidades de comunicação, maturidade, entre outros.

Como posso melhorar minhas competências comportamentais?

A melhor maneira de melhorar suas habilidades comportamentais é localizar seus pontos fortes e fracos e, então, trabalhar de forma individual para melhorá-los. Em situações desafiadoras no local de trabalho, você pode demonstrar suas competências comportamentais da maneira certa, estando atento aos outros, inculcando o hábito de ouvir, usar o diálogo interno positivo e o pensamento antes de reagir a uma situação.

Quais são os exemplos de competências comportamentais?

As principais competências comportamentais que você deve absorver são gestão do tempo, habilidades de comunicação, paciência, auto aperfeiçoamento, inteligência emocional, auto confiança e equilíbrio entre trabalho e vida.

Depois de dominar essas habilidades comportamentais importantes, você pode estabelecer a base que incentiva a interação eficaz para equilibrar de forma consistente sua vida e trabalho.

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