Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho!

Por | Geral, Secretariado

Não é uma novidade que os recrutadores e gerentes de contratação procuram candidatos que possam começar logo no primeiro dia de trabalho e ajudar a empresa a atingir os seus objetivos. Isso significa encontrar pessoas com as competências técnicas certas para fazer o trabalho.

Veja também o que é estratégia empresarial!

Muitas competências técnicas requerem treinamento e experiência para serem dominadas. Além disso, elas também são um tipo de habilidade mais difícil do que o comum. Assim, competências difíceis são aquelas que podem ser ensinadas em sala de aula e podem ser definidas, avaliadas e até medidas (em oposição às competências sociais, que são atributos pessoais que ajudam você a ter sucesso no seu trabalho).

De qualquer modo, abaixo separamos tudo o que você precisa saber sobre competências técnicas. Confira:

O que são competências técnicas?

Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! - Foto: BS MAS
Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: BS MAS

Competências técnicas são as habilidades ou o conhecimento de que você precisa para realizar uma tarefa específica. Muitas vezes são consideradas uma habilidade difícil ou uma habilidade que você aprendeu por meio de educação ou treinamento. O interessante sobre o mercado de trabalho moderno é que quase todo mundo precisa de algumas competências técnicas para realizar o seu trabalho.

A 1ª coisa em que a maioria das pessoas pensa são os empregos em tecnologia. Dessa forma, um programador de PC precisa saber codificar e programar para ter sucesso, e essas são apenas algumas das competências técnicas de que precisam para a sua ocupação. Além disso, um estatístico pode precisar saber análise de big data e gestão de banco de dados para fazer o seu trabalho da forma correta. Mas esses planos de carreira são inerentemente muito técnicos.

E quanto a outras profissões?

Como confiamos tanto na tecnologia, as competências técnicas se espalharam por quase todos os empregos. Assim, o atendente de um restaurante pode precisar conhecer o software de ponto de venda e, com esse conhecimento, pode conseguir mais empregos com mais facilidade. Em alguns países, os coletores de lixo de hoje trabalham em um escritório portátil de alta tecnologia. Isso mesmo, os seus caminhões são equipados com todos os tipos de tecnologia de que precisam para saber operar.

Esses exemplos ilustram a ampla variedade de empregos que exigem competências técnicas e o escopo ainda mais amplo de competências técnicas que existem.

Por que as competências técnicas são tão importantes?

 Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! - Foto: SA MAS
Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: SA MAS

As competências técnicas são bem importantes porque quase todo trabalho depende de diferentes ferramentas, programas e processos. Além disso, se você buscou conhecimento técnico e habilidades comuns em seu setor, será um candidato bem mais competitivo. Por exemplo, enquanto um soldador pode ter um comportamento positivo e excelentes habilidades de atendimento ao cliente (esses são bons exemplos de “competências sociais”), seu manuseio habilidoso de uma tocha será crucial para o seu sucesso técnico e até prático.

Que competências os empregadores procuram?

  Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! - Foto: BS MAS
Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: BS MAS

Quando os empregadores publicam empregos, eles costumam incluir listas de competências técnicas “necessárias” e até “desejadas”.

Competências “necessárias” são frequentemente consideradas um pré-requisito para executar o trabalho com sucesso no momento da contratação. Por exemplo, se você está se candidatando a chef, pode ser necessário possuir habilidades básicas de culinária. Enquanto algumas empresas podem fornecer treinamento no local de trabalho, outras podem precisar contratar um chef experiente que precisará apenas ser treinado em novas receitas.

Quando um empregador lista competências de “desejo”, ele está indicando que, embora existam algumas competências que gostaria de ver em um currículo, ele pode estar aberto a contratar alguém sem essa experiência. Por fim, vale lembrar que os empregadores geralmente estão dispostos a ajudar os novos contratados a adquirir as habilidades desejadas no trabalho, se necessário. Isso pode ser bem comum para cargos com uma alta taxa de rotatividade ou para aqueles que possuem ferramentas ou programas especializados com os quais é difícil ganhar experiência antes do emprego.

Quais são as 5 competências técnicas mais procuradas pelo mercado de trabalho?

   Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! - Foto: ZT MAS
Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: ZT MAS

Entre as principais competências técnicas comumente exigidas pela maioria das organizações, estão:

1. Habilidade com Informática e Tecnologia

Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! - Foto: PT MAS
Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: PT MAS

De acordo com uma pesquisa da “Advance Consulting”, em 2017 a área da tecnologia cresceu 10,5% em comparação com o ano anterior e só tende a aumentar nos próximos anos. Por causa desse avanço, é bem importante para o profissional investir no desenvolvimento de competências na área da tecnologia e informática.

2. Conhecimento em Marketing Digital

Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! - Foto: M2 MAS
Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: M2 MAS

O investimento na área de marketing é algo que muitas empresas já fazem pois sabem que ela é uma forma de trazer novas oportunidades. Assim, entender sobre Blogs, SEO, Landing Pages, Mídias Sociais, E-mail Marketing e outros diversos conceitos e ferramentas é mais do que imprescindível para um bom trabalho nesta área. As ações no meio digital conseguem oferecer informações que ajudam em tomadas de decisão, maior produtividade e maior impacto pelo uso correto dessas ferramentas.

3. Análise de Dados

Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: IM MAS

Ter capacidade analítica é saber traduzir números em informações que tenham significado e que ajudem na solução de problemas. Dessa forma, o profissional que sabe ler números, estatísticas, coletar dados e que conhece linguagem de programação básica, com certeza irá se destacar.

4. Espírito Empreendedor

Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: RO MAS

Desenvolver as competências técnicas focadas no pensamento empreendedor é fundamental para aqueles que desejam crescer dentro de uma organização. Afinal, ter iniciativa empreendedora significa usar as suas competências com criatividade, confiança e liderança para produzir o novo.

5. Habilidade de Negociação

Competências técnicas: veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: RD MAS

Essa é uma competência tanto técnica quanto gerencial, afinal, um gestor precisa saber negociar! Seja com a sua equipe, os líderes ou até clientes, utilizando da persuasão, do seu conhecimento e de uma boa relação interpessoal, é preciso ter habilidades de comunicação e persuasão.

Como melhorar as suas competências técnicas?

Veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: TG MAS

Se você estiver mudando de setor ou posição, pode ser mais do que necessário considerar melhorar ou adquirir novas competências. Dessa forma, existem várias etapas que você pode seguir para melhorar as suas habilidades técnicas:

1. Inscreva-se em cursos para diferentes habilidades

Veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: CX MAS

A maioria das competências técnicas pode ser aprendida por meio de um programa ou até aula de treinamento dedicado. Dessa forma, dependendo do tipo de habilidade, você pode aprender essa habilidade fazendo um ou mais cursos, online ou pessoalmente. Por fim, vale lembrar que existem aulas gratuitas e pagas disponíveis online.

2. Use um programa de treinamento de auto estudo

Veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: ZT MAS

Há uma chance de você conseguir adquirir diferentes habilidades por meio de programas de auto estudo. Isso pode incluir livros “como fazer”, aulas on-line individualizadas ou até materiais de treinamento gratuitos disponíveis em diferentes fontes.

3. Aprenda com um profissional

Veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: BC MAS

Você pode localizar um profissional que já possua as habilidades técnicas que você deseja. Nesse caso, essa pessoa pode ajudá-lo a ensinar as habilidades que você procura de forma gratuita ou em troca de remuneração.

4. Aprenda no trabalho

Veja o que é e quais as principais no mercado de trabalho! – Foto: AP MAS

Alguns empregadores podem fornecer treinamento no local de trabalho. Dessa forma, se você não possui certas competências técnicas que um empregador deseja, deixe claro que você está ansioso para aprender todas as habilidades necessárias para desempenhar com eficácia o trabalho.

FAQ

Quais são as competências técnicas mais importantes no mercado?

  1. Habilidade com Informática e Tecnologia;
  2. Conhecimento em Marketing Digital;
  3. Análise de Dados;
  4. Espírito Empreendedor;
  5. Habilidades de Negociação.

O que são competências técnicas?

Competências técnicas são as habilidades ou o conhecimento de que você precisa para realizar uma tarefa específica. Muitas vezes são consideradas uma habilidade difícil ou uma habilidade que você aprendeu por meio de educação ou treinamento. O interessante sobre o mercado de trabalho moderno é que quase todo mundo precisa de algumas competências técnicas para realizar o seu trabalho.

Por que as competências técnicas são tão importantes?

As competências técnicas são bem importantes porque quase todo trabalho depende de diferentes ferramentas, programas e processos. Além disso, se você buscou conhecimento técnico e habilidades comuns em seu setor, será um candidato bem mais competitivo. Por exemplo, enquanto um soldador pode ter um comportamento positivo e excelentes habilidades de atendimento ao cliente (esses são bons exemplos de “competências sociais”), seu manuseio habilidoso de uma tocha será crucial para o seu sucesso técnico e até prático.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *