Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância!

Por | Geral, Secretariado

A ética profissional é um dos critérios mais valorizados no nosso atual mercado de trabalho. Assim, ter uma boa conduta no seu local de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso. Mas afinal, o que define uma boa ética profissional e qual é a sua importância?

Veja também o que é gestão de pessoas!

A vida em sociedade, que valoriza e respeita o bem-estar dos outros, requer alguns comportamentos que estão associados à conduta ética de cada um. Dessa forma, a ética profissional consiste nos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho em que a pessoa vive.

No ambiente corporativo, a ética profissional traz uma maior produtividade e integração dos colaboradores e, para o profissional, agrega a credibilidade, a confiança e o respeito ao trabalho.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é ética, por isso, antes de falar em ética profissional, é bem importante entender um pouco sobre o que é ética e qual é a diferença entre ética e moral. 

O que é ética?

Ética profissional: veja o que é e qual a sua importância! - Foto: CC MAS
Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! – Foto: CC MAS

A palavra Ética vem do grego e tem uma transliteração de duas grafias bem distintas, “êthos”  que significa “hábito” ou “costumes” e  “ethos”  que significa “morada” ou “abrigo protetor”.

A partir dessa raiz semântica, podemos definir a ética como uma estrutura global que representa a casa, feita de paredes, vigas e alicerces que representam os costumes. Assim, se esses costumes forem perdidos, a estrutura se enfraquece e a casa é destruída.

Em uma visão bem mais abrangente e contemporânea, podemos definir a ética como um conjunto de valores e princípios que norteiam o comportamento de um indivíduo na sociedade. Dessa forma, a ética se relaciona ao caráter, uma conduta bem humana e que vem de dentro para fora.

Qual é a diferença entre ética e moral?

Ética profissional: veja o que é e qual a sua importância! - Foto: DC MAS
Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! – Foto: DC MAS

Embora a ética e a moral sejam úteis de maneira semelhante, ambas têm significados bem diferentes. Assim, a moralidade é regida por leis, normas, padrões e normas que se adquirem por meio da educação, das esferas social, familiar e cultural, ou seja, mas algo que vem de fora para dentro.

Para o filósofo alemão Hegel, a moralidade tem dois aspectos, a moralidade subjetiva associada ao cumprimento do dever pela vontade e a moralidade objetiva que é a obediência às leis e normas impostas pelo meio ambiente.

No entanto, ética e moral andam juntas, já que a moral está sujeita a um valor ético. Desse modo, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, torna-se um valor social que se institui como lei moral.

A consequência do comportamento antiético atenta contra os valores, o caráter e os princípios de uma pessoa, enquanto a violação de um valor moral se pune de acordo com a lei que rege o meio ambiente.

Por fim, vale lembrar que a moral se rege por leis, regras, padrões e normas que são ganhamos por meio da convivência.

Características fundamentais da conduta ética

Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! - Foto: IBC MAS
Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! – Foto: IBC MAS

Alguns conceitos são bem fundamentais para a constituição do comportamento ético. São eles:

  • Altruísmo: preocupação com os interesses do outro de forma espontânea e positivista;
  • Moralidade: conjunto de valores que orientam os comportamentos, as escolhas, as decisões e as ações;
  • Virtude: essa característica pode se definir como “excelência humana” ou o que nos torna plenos e autênticos;
  • Solidariedade: princípios que se aplicam às relações sociais e que norteiam a vivência e a harmonia do indivíduo em harmonia com os demais;
  • Consciência: capacidade ou percepção de distinguir o que é certo ou errado de acordo com as virtudes ou a moralidade;
  • Responsabilidade ética: consenso entre responsabilidade pessoal e coletiva (assumindo as consequências dos atos praticados).

Altruísmo e solidariedade fundamentais para a constituição do comportamento ético

O que é ética profissional?

Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! - Foto: ON MAS
Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! – Foto: ON MAS

Como já dito, o termo “ética” tem origem no grego. Dessa forma, ela fazia parte da filosofia que se dedica a entender e buscar aquilo que é moralmente correto. Com isso, ela acaba moldando o comportamento das pessoas e da sociedade como um todo.

A ética profissional, assim, é entendida como os parâmetros que guiam as atitudes corretas e honestas em uma profissão ou empresa. Para facilitar que tais preceitos sejam seguidos, cada ramo conta com os seus códigos de ética. Da mesma forma, toda empresa também tem o seu.

Na Medicina, por exemplo, o código de ética diz que essa profissão deve estar “a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”. Esse é apenas um dos itens.

No caso do Jornalismo, um dos trechos mais básicos e importantes do código de ética fala que “a divulgação da informação, precisa e correta, é dever dos meios de divulgação pública”. Além disso, também é papel dos jornalistas transmitir aquilo que seja de interesse do público e conceder o direito de resposta às partes atingidas.

Quando falamos do Direito, o código da Sociedade dos Advogados cita que os profissionais de “uma mesma sociedade não podem representar em juízo clientes de interesses opostos”. Além disso, por exemplo, um advogado não graduado no Brasil vai precisar de uma prova para trabalhar em nosso país.

Estudar o código de ética da sua futura profissão vai fazer com que você seja um profissional bem mais centrado em seus deveres e consciente das necessidades de seu cargo. Por fim, isso acaba fazendo com que seus diferenciais competitivos evoluam muito, levando o seu currículo a sobressair no mercado.

Qual a importância da ética profissional? 

Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! - Foto: BW MAS
Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! – Foto: BW MAS

A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.

Para as empresas, possuir em seu quadro funcionários éticos e preocupados com a sua responsabilidade profissional é bem importante até mesmo para a sua reputação no mercado. O mesmo é válido para quem opta por tomar atitudes éticas no ambiente de trabalho, pois passa a ser visto como um exemplo pelos colegas de trabalho. Além disso, ainda que mude de organização, terá constituído de relações importantes e uma ampla rede de networking. Dessa forma, será reconhecido por sua atuação ética, atraindo a confiança de diferentes empresas. 

Ética profissional e valor estratégico

Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! – Foto: MM MAS

Em meio ao caótico cenário nacional, problemas políticos, desigualdades sociais, falta de infraestrutura para a educação e saúde, a ética tornou-se um dos principais temas abordados nas escolas, universidades, trabalho e até nas ruas.

Com a população mais atenta às questões morais e de responsabilidade social que as autoridades e as empresas devem prestar à sociedade e ao meio ambiente, aumentou a fiscalização e a exigência do compromisso ético desses órgãos.

Com isso, a ética ganhou um novo valor, o valor estratégico. As empresas foram obrigadas a modificar os seus conceitos, quebrar os paradigmas e apresentar uma postura bem mais transparente, humana e coerente para não perder o seu público.

Nesse contexto, a ética profissional, que deveria ser uma virtude arraigada do indivíduo, passou a fazer parte da estratégia organizacional e, consequentemente, um diferencial bem competitivo no mercado de trabalho.

No entanto, quando a empresa adota a ética profissional como estratégia de mercado, ela também contribui para o desenvolvimento do profissional, que precisa aprimorar as suas habilidades de relacionamento interpessoal  e liderança.

Um profissional com capacidade de liderança e relacionamento dissemina valores éticos, valoriza a harmonia no ambiente de trabalho e prioriza o respeito às pessoas e o compromisso com o trabalho.

Benefícios da ética no trabalho

Ética profissional: veja o que é e qual é a sua importância! – Foto: TC MAS

O profissional ético é admirado, pois o respeito aos colegas e clientes é o que diferencia esse colaborador. A ética seria uma espécie de filtro que não permite a passagem de boatos, mentiras, desejo de prejudicar o funcionário, entre outros aspectos negativos.

E é preciso ressaltar que os líderes são profissionais éticos, ou deveriam ser, para desenvolver com sucesso as competências do cargo. Quem opta pela ética prefere dar feedback, em vez de deixar o ambiente de trabalho desarmonioso, e é honesto sobre as próprias condições, ou seja: não inventa mentiras para se ausentar dos fracassos.

O cultivo da ética profissional no ambiente de trabalho traz benefícios e vantagens para todos, pois proporciona crescimento para a empresa e para todos os envolvidos. Com uma conduta ética bem estruturada, é possível o trabalho em equipe e o respeito mútuo entre todos os colaboradores.

Além disso, com ela também é possível ter profissionais bem mais engajados, motivados e satisfeitos.

FAQ

O que é ética profissional?

Como já dito, o termo “ética” tem origem no grego. Dessa forma, ela fazia parte da filosofia que se dedica a entender e buscar aquilo que é moralmente correto. Com isso, ela acaba moldando o comportamento das pessoas e da sociedade como um todo.

A ética profissional, assim, se entende como os parâmetros que guiam as atitudes corretas e honestas em uma profissão ou empresa. Para facilitar que tais preceitos aconteçam, cada ramo conta com os seus códigos de ética. Da mesma forma, toda empresa também tem o seu.

Qual a importância da ética na vida profissional?

A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.

O que é ética profissional e qual a sua importância?

Como já dito, o termo “ética” tem origem no grego. Dessa forma, ela fazia parte da filosofia que se dedica a entender e buscar aquilo que é moralmente correto. Com isso, ela acaba moldando o comportamento das pessoas e da sociedade como um todo.

A ética profissional, assim, se entende como os parâmetros que guiam as atitudes corretas e honestas em uma profissão ou empresa. Para facilitar que tais preceitos aconteçam, cada ramo conta com os seus códigos de ética. Da mesma forma, toda empresa também tem o seu.

A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *