Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização!

Os indicadores de resultados são bem necessários para o desenvolvimento de um negócio. A questão é que muitas pessoas não sabem como trabalhar com esses conceitos e tão pouco entendem como eles funcionam.

Veja também o que é Strategic Sourcing!

Isso sem mencionar que eles são bem fundamentais para que você tenha noção se a sua empresa está indo bem ou está indo mal, e mesmo assim muitos gestores ainda não entendem como trabalhar com eles.

Portanto, pensando nisso, a seguir nós vamos falar mais sobre os indicadores de resultados. Confira:

O que são os indicadores de resultados?

Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! - Foto: QT MAS
Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! – Foto: QT MAS

Indicadores de resultados são métricas ou números que ajudam você a monitorar a evolução da sua empresa em suas atividades. São valores quantitativos, ou seja, não há espaço para subjetividades já que o intuito é trabalhar apenas com números concretos e comparáveis.

Ao considerar os seus objetivos para cada período, é necessário avaliar os seus indicadores de resultados para ter certeza do seu sucesso. Por exemplo, caso uma empresa deseje aumentar as suas vendas, portanto um dos indicadores de resultados que você deverá utilizar é o de vendas conquistadas em comparação com o período anterior.

A mensuração de indicadores de resultados é essencial para que os envolvidos na operação da empresa estejam atualizados em relação à performance dela. A partir deles, é possível gerar relatórios e registrar esses resultados para que sirvam de comparativo para ocasiões futuras e a validação de novas estratégias.

Por que usar os indicadores de resultados?

Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! - Foto: BBA MAS
Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! – Foto: BBA MAS

Para montar um projeto de otimização, primeiro é preciso entender em quais aspectos é necessário evoluir. Assim, a empresa terá clareza de quais são os benefícios do novo projeto. 

Existe uma máxima da gestão empresarial que afirma: “o que não é medido, não pode ser melhorado”. E esse é o objetivo central da implementação de indicadores: a medição. 

Mensurar variáveis de processos em diferentes departamentos é fundamental para compreender o que acontece na gestão, como anda a maturidade dos processos, quais melhorias podem ser feitas e quais foram os resultados obtidos com as mudanças já implementadas. Assim, o primeiro passo para adotar indicadores de desempenho de processos é, portanto, saber porque a empresa deve tomar essa atitude. 

Ao contar com um painel de indicadores, a empresa consegue fazer uma análise bem mais profunda de seus resultados, não se baseando apenas no resultado final. Caso ela não tenha uma imagem clara de quais são as suas próprias forças e pontos que precisam ser feitos, dificilmente poderá formular uma estratégia para melhorar o desempenho.

Em um cenário marcado por bons indicadores, cada pequena parte do negócio passa a ser mensurada, podendo ser aprimorada. 

Classificação dos indicadores de resultado

Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! - Foto: BD MAS
Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! – Foto: BD MAS

Os indicadores de resultados podem se dividir em dois tipos distintos:

  • Os indicadores de resultados (também conhecidos como indicadores de desempenho) estratégicos;
  • Os indicadores de resultados de qualidade.

Talvez para você isso esteja soando um pouco confuso, mas não tem problema, porque a seguir nós vamos explicar a diferença entre cada um desses títulos. Fique de olho:

  • Indicadores estratégicos: para a maioria dos gestores de negócios esses são os indicadores mais importantes. Assim, estão relacionados a eles o desenvolvimento de objetivos e de metas para o crescimento da empresa, e elas de modo geral se baseiam nos resultados que o negócio obteve em um determinado período de tempo, que costuma ser o último ano;
  • Indicadores de qualidade: os indicadores de qualidade de modo geral se baseiam em observações relacionadas aos processos e atividades do negócio em questão. Problemas em meio a produção, ao gerenciamento e a prestação de serviços costumam ser notados a partir do uso dessas ferramentas específicas.

Os indicadores mais utilizados

Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! - Foto: FC MAS
Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! – Foto: FC MAS

Entre os indicadores de resultados existem os que são mais úteis e os que são menos úteis. Nesse caso é necessário apresentar os principais, para que você tenha a oportunidade de conhecê-los e de utilizá-los no dia a dia do seu negócio:

  • Indicadores de finanças: entre os principais podemos citar Despesas, Lucratividade e Receitas;
  • Indicadores de vendas: entre os principais nós podemos citar a taxa de sucesso de vendas, o funil de vendas, as receitas por vendedor e as receitas por região;
  • Indicadores de recursos humanos: entre os principais nós com certeza podemos citar o índice de rotatividade dos funcionários, a quantidade de contratações, a pesquisa de clima, a quantidade de abstenções;

Benefícios da implementação de indicadores de resultados

Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! - Foto: NP MAS
Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! – Foto: NP MAS

Os indicadores nos possibilitam as comparações de resultados. A partir dessas comparações, sabemos ou não se os processos estão atingindo os níveis esperados, utilizando dados claros que ajudam a organização a avançar de forma mais eficaz. 

Por meio da implementação de indicadores de desempenho de processos é possível: 

  • Definir critérios claros para estipular e medir resultados individuais, departamentais e globais; 
  • Aumentar a transparência e, consequentemente, a confiabilidade junto aos stakeholders; 
  • Ganhar maior velocidade e qualidade nas tomadas de decisões, o que impacta de forma positiva os resultados financeiros; 
  • Obter informações numéricas sobre os resultados das ações e, dessa forma, estabelecer parâmetros comparativos; 
  • Coletar e arquivar dados para análises e comparações futuras. 

Utilizando os indicadores, é possível colocar tudo na mesma base comparativa, avaliar a evolução durante o período e verificar eventuais resultados diferentes entre áreas, unidades, filiais ou até com outras empresas do setor.

Como analisar indicadores de resultados da empresa?

Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! – Foto: BV MAS

Conhecer os indicadores de resultados e saber quais são os mais importantes é apenas parte do trabalho. Além disso, você também precisa conhecer a técnica para analisá-los e extrair diagnósticos que se transformem em ações efetivas para o seu negócio. Somente assim será possível progredir cada vez mais.

A seguir, veja um passo a passo de como analisar indicadores de resultados da empresa e potencializar o seu sucesso com a ajuda deles.

Considere os seus objetivos

Antes de começar a analisar indicadores de resultados, você precisa considerar quais são os seus objetivos com a sua empresa. Pense no que você deseja conquistar e em quanto tempo. Assim, é fundamental pensar em conquistas concretas em vez de subjetivas.

Comece a mensurar

Tendo os seus objetivos em mente, o próximo passo é iniciar o acompanhamento de indicadores de resultados que ajudam a monitorar suas metas. Pode ser que você se limite a apenas um número ou precise considerar um conjunto.

Faça comparações

O contexto de cada indicador de resultado somente pode ser visualizado com exatidão ao fazer comparações. Coloque seus números sob a ótica comparativa de períodos anteriores para enxergar a evolução deles e entender se as suas ações estão sendo positivas ou negativas.

Faça projeções

Além de olhar para o passado, você também precisa pensar no futuro. Os indicadores de resultados, quando analisados sob o contexto comparativo podem ajudar você a fazer projeções. Assim, você terá uma ideia de quais serão os retornos nos próximos períodos.

Elabore planos de ação

Tendo em mente os seus objetivos e as informações trazidas pelos seus indicadores de resultados, resta elaborar planos para que eles fiquem em equilíbrio. Assim, leve em conta quais iniciativas deram certo ou errado para evoluir as suas estratégias.

Recomece o processo

O seu trabalho com a análise de indicadores de resultados não deve parar nunca. Portanto, ao chegar ao fim desses passos, você deve voltar ao primeiro para seguir nesse ciclo de aperfeiçoamento. Ao mesmo tempo, procure sempre aprimorar as suas operações.

Considerando o que você já aprendeu sobre indicadores de resultados, resta colocar esse conhecimento em prática. Para que seja possível extrair benefícios dessa análise, ela precisa ser constante e envolver um entendimento completo do significado de seus números. Afinal, isso tem um impacto direto na forma como o seu negócio é definido e evolui.

Como implementar indicadores de resultados?

Indicadores de resultados: veja como aplicar em sua organização! – Foto: SP MAS

Defina o que será mensurado 

Antes de definir quais serão os indicadores usados, é necessário ter uma visão clara do que realmente deve – e pode – ser mensurado. 

Determine a dimensão da medição de dados. Todas as unidades serão monitoradas ou é possível usar uma única linha de produção como modelo para o controle? Esse tipo de análise acaba por definir não só a extensão, mas também o custo do controle corporativo via KPIs. 

Além disso, ainda é importante definir com antecedência o tempo de monitoramento. Os resultados serão colhidos em apenas um mês ou você pretende manter um controle intermitente durante todo o ano? Defina nessa fase ciclos de coleta, análise de dados, divulgação de resultados e propostas de ação, baseadas nas informações coletadas por meio dos indicadores de desempenho de processos. 

Escolha as métricas ideais 

O avanço das técnicas e metodologias de gestão trouxeram para o mercado uma infinidade de métricas que podem ser feitas aos mais diversos modelos de negócio. Em meio a esse turbilhão de possibilidades, é preciso ter foco e planejamento para escolher aqueles indicadores que realmente farão diferença para sua empresa. 

E-commerces, por exemplo, precisam estar atentos ao índice de abandono de carrinhos. Nesse mercado, tal métrica precisa ser acompanhada de perto porque não apenas mostra quantos compradores não finalizam suas compras, como ajuda a entender os motivos dessa desistência. 

A escolha de um KPI envolve custos, processos de adaptação e entendimento. Por isso, é importante que os indicadores de desempenho de processos sejam limitados para que possam ser aplicados da forma adequada. 

Colete os dados da forma correta

Um dos pontos que define o sucesso do uso dos indicadores é a forma como os dados são coletados. Afinal, estamos falando de indicadores e fórmulas que precisam de informações sobre processos reais do negócio. 

Alguns indicadores podem ser medidos por um software feito especialmente para isso. É o caso da visita de páginas em uma loja de e-commerce, por exemplo. No entanto, existem soluções que conseguem coletar informações mais complexas e integradas. Softwares de gestão empresarial, por exemplo, coletam dados das diferentes áreas do negócio de forma automática, permitindo que você entenda como as vendas influenciam a rotatividade e os gastos do seu estoque. 

A metodologia de coleta de dados deve levar em conta as necessidades da empresa e os custos, além de considerar as soluções tecnológicas que tornarão esse trabalho, considerado burocrático e moroso, em um processo ágil e seguro. 

Acompanhe de perto os resultados 

Com os indicadores já em funcionamento e os dados sendo corretamente coletados, chega a fase final da implementação: avaliar os resultados.  

Por acompanhar a rotina da empresa, um bom indicador consegue gerar dados de forma constante, possibilitando a tomada de decisões rápida no caso de resultados negativos ou de estagnação. Os indicadores de desempenho de processos podem, assim, ser de grande valia enquanto o ciclo ainda está acontecendo e não somente ao final dele. 

Prepare-se para um novo ciclo 

Por mais que os indicadores de desempenho de processos devam ser usados de maneira constante, eventualmente o ciclo planejado para monitoria terá seu fim. Será necessário, então, fazer um grande balanço do que foi medido e analisado. 

Aqui, é importante levar em conta não apenas os dados finais de um projeto, mas também notar como as ações corporativas tomadas durante o período de análise afetaram esses resultados. Enquanto ações com resultados positivos devem ser mantidas, aquelas pouco efetivas devem ser revistas. Essa análise final ajudará a empresa a definir como será o próximo ciclo, especialmente em relação ao uso e à escolha das métricas. 

FAQ – Indicadores de resultados

O que são indicadores de resultados?

Indicadores de resultados são métricas ou números que ajudam você a monitorar a evolução da sua empresa em suas atividades. São valores quantitativos, ou seja, não há espaço para subjetividades já que o intuito é trabalhar apenas com números concretos e comparáveis.

Quais os tipos de indicadores de resultados?

Os indicadores de resultados podem ser divididos em dois tipos distintos:

  • Os indicadores de resultados (também conhecidos como indicadores de desempenho) estratégicos;
  • Os indicadores de resultados de qualidade.