Não é nenhuma novidade que o sucesso de uma empresa está bem atrelado ao equilíbrio da sua saúde financeira. Mas para que isso seja alcançado não basta cortar as despesas administrativas e controlar os gastos operacionais. É preciso que o negócio implemente diferentes técnicas e variados procedimentos capazes de mapear e controlar todos os gastos da corporação. Assim, é nesse cenário que entra em cena o Strategic Sourcing, uma metodologia bem poderosa.
Veja também o que é Estrutura Matricial!
Quer saber mais sobre essa estratégia e obter a fórmula certeira para tornar o seu negócio cada vez mais rentável? Portanto, continue lendo o texto para saber tudo sobre o conceito de Strategic Sourcing.
O que é o Strategic Sourcing?
Strategic sourcing é um método que ajuda as empresas em suas aquisições a fim de manter as suas operações em atividade. Ou seja, ao comprar um produto, avalia-se não somente o custo, como o impacto do insumo nas atividades e as dificuldades em obtê-lo.
Com esse intuito, o departamento de compras faz uma busca bem minuciosa por fornecedores que possam disponibilizar os produtos ou serviços determinados, com base em pesquisas de preços, qualidade, riscos e custos de cada proposta.
Assim, o strategic sourcing tem como finalidade fazer uma avaliação técnica e estratégica tanto dos produtos adquiridos quanto da empresa fornecedora, visando evitar desperdícios e, desse modo, construir um fluxo de abastecimento sólido e permanente.
Quais são os benefícios do Strategic Sourcing?
Depois de investir meses na implementação do strategic sourcing, quais benefícios são alcançados com um processo bem executado?
Acredite, todo o esforço do setor de compras se paga em vantagens que beneficiam a organização e o relacionamento com os parceiros. Portanto, veja abaixo quais são esses benefícios:
- Diminuir os custos das operações: com o strategic sourcing, as compras são feitas pensando no melhor custo-benefício, o que ajuda a enxugar os gastos operacionais e ter uma produção bem mais sustentável;
- Realizar aquisições mais assertivas: o método também ajuda a equipe nas tomadas de decisão, fornecendo dados que validam as necessidades de compras e indicam qual ou quais fornecedores podem ser acionados e estão qualificados para atender à demanda;
- Agilizar as aquisições: mantendo um bom relacionamento com os fornecedores via ações de strategic sourcing, a empresa ganha confiança da rede de fornecedores. Isso agiliza as compras, principalmente quando se tem uma demanda fixa ou recorrente com um parceiro e ele também tem processos consolidados de gestão de pedidos;
- Diversificar as propostas: o strategic sourcing amplia os pedidos de proposta, pois ajuda a conhecer diferentes empresas e seus processos, atualizando a lista de parceiros qualificados que oferecem um bom custo-benefício;
- Ampliar as atividades de compras: com a organização do strategic sourcing em compras, pode-se criar uma rede ampla de abastecimento para a empresa, o que ajuda a garantir que as compras sejam feitas, utilizando planos de apoio à estratégia principal.
As funções e forma de montagem do Strategic Sourcing
Ao conhecer o conceito do strategic sourcing, é possível ter uma ideia da importância dessa metodologia para um negócio. Mas para que ela serve exatamente? A seguir, listamos as suas principais funções.
- Revisão e adequação de todos os custos externos que incidem sobre os produtos ou serviços finais vendidos pela empresa;
- Análise e aprimoramento de todos os custos internos de utilização, logística e armazenamento dos suprimentos necessários às operações da companhia;
- Avaliação de otimizações na estrutura dos produtos e serviços adquiridos com vistas a melhorar o seu rendimento;
- Busca de condições ótimas que satisfaçam requerimentos e atendam às demandas, maximizando a relação entre custo e benefício de determinada aquisição;
- Otimização do fluxo de atendimento das necessidades do mercado;
- Aumento do desempenho operacional de todas as etapas da cadeia produtiva da corporação;
- Maior identificação de vantagem competitiva com o uso dos recursos;
- Melhoria da capacidade de negociação com fornecedores;
- Maximização do poder de compra da companhia.
Para por em prática essa estratégia, é preciso que a empresa siga algumas etapas que envolvem variáveis e processos diversos, que vão desde o conhecimento aprofundado dos suprimentos com os quais trabalha até a criação de uma cultura organizacional diferenciada.
Como funciona o Strategic Sourcing?
Na prática, a metodologia strategic sourcing faz uma avaliação contínua do abastecimento de produtos para uma organização, pensando na cadeia de suprimentos como um todo.
Nesse aspecto, o método solidifica a relação da empresa com seus fornecedores, fazendo com que eles sejam vistos como parceiros de valor. Um relacionamento harmônico e integrativo é fundamental para que a análise de gastos seja simples e sem aborrecimentos.
Por meio do strategic sourcing, é possível ter uma visão mais ampla dos modelos de compra. Isso envolve alguns tipos de custos que são úteis durante as operações. Confira:
- Custo total de aquisição: também conhecido como TCO, essa métrica analisa os custos de compra e seus fatores, como a manutenção de equipamentos e o tempo de durabilidade, por exemplo;
- Custo administrativo: engloba gastos como estoques, recebimento, contas, materiais e armazenagem, entre outros;
- Custos de utilização: envolve custos de padronização e transporte, descarte e reciclagem de materiais, especificações técnicas e afins;
- Preço: é definido a partir dos dados obtidos, conforme os ganhos e os benefícios a partir da performance.
Quais são as etapas do Strategic Sourcing no processo de compras?
O principal benefício do strategic sourcing em compras é a quantidade de informações relevantes que esse método levanta sobre tudo que envolve a gestão de compras e a montagem da cadeia de suprimentos.
Por isso, o método requer inteligência, técnica e colaboração com o setor de compliance, trabalhando juntos para implementar a metodologia de strategic sourcing em apenas 7 etapas. Confira:
1. Análise de necessidades e definição de parâmetros
O primeiro passo é identificar todas as necessidades de suprimentos da operação, seja de produtos ou serviços. Assim, levantar dados fornece um benchmark da cadeia de suprimentos e analisa a estrutura organizacional, permitindo que se desenhe um processo de evolução.
Junto disso, é importante definir quem conduz o processo e os parâmetros de cada compra, como verba disponível e recorrência da aquisição.
2. Mapeamento de suprimentos
O próximo passo para implementar o strategic sourcing em compras é mapear os suprimentos, analisando o seu papel no processo operacional.
Importante considerar nesse ponto as especificações técnicas, os padrões de qualidade e os indicadores que envolvem cada categoria de suprimentos, bem como qualificar cada um deles de acordo com a sua importância.
3. Análise de mercado e fornecedores
No strategic sourcing, a análise de mercado é a última etapa da fundamentação da metodologia. Nela, o departamento de compras finaliza a coleta de informações ao trazer os dados do mercado fornecedor.
São considerados pontos-chave, como políticas internas, estrutura disponível, tecnologia e práticas adotadas, além de avaliar como os fornecedores se saem nas análises de compliance e governança corporativa.
4. Definição de estratégia de compra
Depois de reunir as informações sobre as necessidades da empresa, mapear os suprimentos e avaliar o mercado fornecedor, o departamento de compras usa esses dados para fundamentar uma estratégia de fornecimento.
Nesse momento, é elaborada a matriz estratégica de abastecimento, mencionada antes. Assim, a partir dela, o setor de compras é capaz de montar a estratégia mais eficiente para atender às necessidades da empresa, com o melhor custo-benefício.
5. Cotação de produtos e serviços necessitados
Definida a estratégia, o próximo passo é fazer a cotação de produtos e serviços. De acordo com o strategic sourcing em compras, o setor irá solicitar as propostas aos fornecedores, prática conhecida pela sigla RFP (Request for Proposal).
Nesse momento, a concorrência está aberta e a gestão de fornecedores já pode classificar as potenciais parcerias em um ranking, com base em indicadores como agilidade, comunicação, custo e logística.
6. Negociação de fornecedores
Hora de efetivamente abrir as negociações. Com base nas propostas recebidas de fornecedores qualificados e homologados, chega o momento de aplicar o strategic sourcing em compras.
Dessa forma, as propostas devem ser ajustadas de acordo com a estratégia definida na etapa 4 e a devolutiva do fornecedor será mensurada nos parâmetros de custo, benefício e risco.
Além disso, é importante formalizar cada negociação, registrar o processo e comparar cada proposta para identificar as mais interessantes.
7. Acordos e estratégia de evolução
Por fim, chegou a hora de fechar acordos com os fornecedores. Apesar de complexo, é o momento em que vemos o esforço empregado trazendo resultados palpáveis.
Vale aqui uma ressalva. Segundo as definições sobre o que é strategic sourcing em compras, fechar um acordo também demanda planejar a evolução daquele fornecedor na sua cadeia de suprimentos. Isto é, ao reunir informações e identificar o melhor fornecedor (ou os melhores fornecedores) para cada item, faça um plano de longo prazo para fidelizar, otimizar e evoluir a parceria.
Dessa forma, a empresa garante bons resultados imediatos e já se prepara para um futuro promissor, investindo no fornecedor qualificado para fortalecer o relacionamento entre ele e o setor de compras.
FAQ – Strategic Sourcing
O que é o Strategic Sourcing?
Strategic sourcing é um método que ajuda as empresas em suas aquisições a fim de manter as suas operações em atividade. Ou seja, ao comprar um produto, avalia-se não somente o custo, como o impacto do insumo nas atividades e as dificuldades em obtê-lo.
Quais são os benefícios do Strategic Sourcing?
Esse método possui vários benefícios. Confira alguns deles:
- Diminuir os custos das operações;
- Realizar aquisições mais assertivas;
- Agilizar as aquisições;
- Diversificar as propostas;
- Ampliar as atividades de compras.