Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa!

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Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! - Foto: SH MAS

Para ter sucesso, um negócio precisa manter um controle estrito sobre as suas finanças e seus resultados financeiros em geral. Mais do que isso, esses resultados podem se tornar motivadores de ações que gerem resultados cada vez mais positivos. Nesse sentido, o uso de indicadores financeiros se torna indispensável, se o objetivo é fazer uma análise estruturada e que corresponda à realidade.

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Ainda não é muito comum empresas de pequeno e médio porte fazerem o controle de indicadores financeiros, mas é importantíssimo definir, coletar e analisar os dados para entender se a gestão do seu negócio está realmente sendo efetiva e se as ações que estão sendo tomadas estão trazendo ou não resultados. 

Quando a empresa olha para seus indicadores, ela toma por base o cenário atual e passa a pensar no negócio de forma mais dinâmica e com maior alcance de assertividade.

Portanto, pensando nisso, veja a seguir o que são esses indicadores e aprenda a utilizá-los nos negócios. Confira:

O que são indicadores financeiros?

Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! - Foto: AP MAS
Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! – Foto: AP MAS

Os indicadores financeiros são métricas que você pode usar como referência para acompanhar o desempenho das finanças no seu negócio. Além disso, eles também são chamados de KPIs ( Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho em português ) e fazem parte da gestão de performance de toda empresa preocupada com seus resultados.

Quando o assunto é dinheiro, especialmente, é preciso ter dados confiáveis para analisar se o seu negócio está tendo o desempenho esperado. Assim, essa é a função dos indicadores financeiros, que funcionam como bússolas para guiar o empreendedor pelo caminho mais lucrativo e promissor.

Alguns exemplos básicos de indicadores são o próprio faturamento, margem de lucro e ticket médio, que mostram diferentes pontos de vista e parâmetros econômicos.

Qual a sua importância?

Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! - Foto: FB MAS
Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! – Foto: FB MAS

Os indicadores financeiros são importantes para monitorar a performance de uma empresa no mercado. Para ficar mais claro, ao consultar um indicador financeiro o investidor pode descobrir, por exemplo, qual é o lucro e o grau de endividamento de uma companhia. Isso faz toda a diferença na hora de escolher qual a melhor ação para investir.

Vale destacar, no entanto, que os indicadores financeiros não são valiosos somente para os investidores, mas também para os gestores do negócio. Por meio do desempenho passado, o gestor da organização consegue traçar uma previsibilidade futura da empresa. Com isso, fica mais fácil delinear com clareza os pontos frágeis do negócio, bem como seus principais potenciais.

As categorias dos principais indicadores financeiros

Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! - Foto: SH MAS
Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! – Foto: SH MAS

Os indicadores de desempenho financeiro podem ser agrupados em 5 categorias:

  • Indicadores de Liquidez Corrente: medem a capacidade de cumprir obrigações a curto prazo;
  • Indicadores de Estrutura de Capital e Endividamento: medem o nível de dívida a longo prazo utilizado para gerar lucro;
  • Indicadores de Lucratividade e Rentabilidade: mensuração do lucro da empresa em relação ao patrimônio líquido;
  • Indicadores de Valor de Mercado: avaliação do valor da empresa em função do preço da ação;
  • Indicadores de Atividade: medem o período de conversão das contas em vendas ou entradas e saídas de caixa.

Com a correta apuração desses exemplos de indicadores financeiros, a empresa pode identificar a necessidade de melhorar ou manter os resultados atuais. Ou seja, analisar os principais indicadores financeiros é ter informações para entender a situação atual e condições para traçar novos horizontes. Sem eles, é o mesmo que fazer uma viagem sem um destino definido.

Como analisar um indicador financeiro?

Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! - Foto: BT MAS
Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! – Foto: BT MAS

Aprender a analisar um indicador financeiro faz toda a diferença no processo de escolha dos melhores  ativos para acrescentar na carteira, pois, ao ter o domínio desse tipo de análise, as decisões de investimentos passam a ser pautadas em critérios objetivos e concretos e não meramente em suposições.

Sendo assim, o primeiro passo importante na hora de analisar um indicador financeiro é compará-lo. Para isso, pode ser usado como parâmetro de análise o histórico da empresa, no intuito de compreender a evolução de um ativo ao longo do tempo.

Ou então, pode ser usado ainda como base de comparação as outras empresas do mesmo segmento. Neste caso, a ideia é criar um paralelo entre os ativos desejados e identificar qual negócio é o mais promissor.

Além disso, é importante lembrar que nem sempre um resultado negativo é, de fato, ruim. Por exemplo, uma redução na margem líquida da companhia em um determinado momento pode estar alinhada com uma estratégia de investimentos específica.

Sendo assim, é importante fazer uma análise sob uma perspectiva ampla, considerando diversos fatores envolvidos no processo.

Quais são os 9 principais indicadores financeiros de uma empresa?

Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! – Foto: BT MAS

Os indicadores financeiros de uma empresa são diversos, cada um, responsável por mensurar e apresentar informações específicas sobre diferentes aspectos do negócio.

A seguir, você irá conferir aqueles que não pode deixar de conhecer – e de aplicar – na gestão de indicadores de desempenho de sua empresa.

1. Margem Bruta

Um dos principais indicadores de uma empresa, a Margem Bruta mostrará quanto sua empresa ganha ao vender um produto ou serviço depois de descontar as despesas para produzi-lo e vendê-lo. Assim, para mensurar a Margem Bruta, deve-se diminuir das vendas os custos diretos variáveis e as deduções e multiplicar o resultado por 100.

Fórmula da Margem Bruta:

Margem Bruta = (Receita  – Deduções – Custos Diretos Variáveis) x 100

2. Margem EBITDA

Já a Margem EBITDA (também chamada de LAJIR – Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) é o acrônimo em inglês para ‘Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization’ e representa a quantidade de geração operacional em caixa de uma empresa, ou seja, o quanto a empresa gera de lucro (ou prejuízo) apenas em suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros e de pagamento de tributos.

Assim, a Margem EBITDA fornece as informações sobre o valor e impacto das vendas no caixa.

Para defini-la, precisa-se construir um demonstrativo, mas podemos resumir sua “fórmula” nos seguintes fatores que devem ser calculados e somados:

EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

3. Margem Líquida

Dentre os indicadores financeiros de uma empresa ligados à margem, a Margem Líquida, por sua vez, irá indicar o que restou do valor de vendas após a dedução de todas as despesas (incluindo o imposto de renda).

Assim, a Margem Líquida mostra qual é o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa. Quanto maior for a margem líquida, maior será a sobra que a empresa terá após o recebimento das vendas e a retirada de todas as taxas e deduções.

Pode ser calculada através do lucro líquido dividido pela receita líquida de vendas e deve ser representada por uma fórmula.

Fórmula da Margem Líquida:

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100

4. Custos Fixos e Custos Variáveis

Os Custos Fixos demonstram quais são as despesas contínuas de uma empresa, ou seja, aquelas que serão fixas e consideradas ao longo do tempo. A melhor maneira de definir se um custo é fixo é perceber se ele não varia muito em relação a produção. Por exemplo: uma empresa transportadora, gastará tanto mais combustível quanto mais entregas fizer, portanto, este é um custo variável (varia com o aumento da produção).  

Como exemplo de Custo Fixo, pode-se considerar o aluguel de um escritório, ou gastos com limpeza e segurança, ou ainda o seguro das instalações e impostos.

Já os Custos Variáveis são aqueles que variam proporcionalmente com o volume de produção ou atividades produtivas da empresa. Em outras palavras, seus valores dependem diretamente do volume produzido, que por sua vez vai variar conforme o volume de vendas efetivado num determinado período

Por fim, é importante conhecer Custos Fixos e Variáveis para se saber quanto a empresa deve produzir, no mínimo, para cobri-los e obter lucro.

5. Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição representa quanto da venda de cada produto/serviço contribuirá para a empresa cobrir todos os custos e despesas fixas e ainda gerar lucro

Conhecer a Margem de Contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e essencial para poder tomar decisões relacionadas a investimentos e expansão. Se a MC não for boa o suficiente, a empresa pode estar vendendo bastante e mesmo assim tendo prejuízo.

Para calculá-la é necessário que a organização tenha custos e despesas separados em fixos e variáveis. As despesas variáveis são aquelas que não estão relacionadas a produção, mas aumentam em função do aumento das vendas, tais como comissões de vendedores e impostos sobre vendas.

A fórmula da margem de contribuição é a seguinte:

Margem de Contribuição = Preço de Venda – (Custo Variável + Despesa Variável)   

6. Ponto de Equilíbrio

Agora que você entendeu a diferença entre custos fixos e variáveis, e sabe o que é margem de contribuição, poderá entender também um dos principais indicadores financeiros de uma empresa: o Ponto de Equilíbrio.

Ponto de Equilíbrio é a quantidade de receitas mínimas que uma empresa necessita para cobrir todos os seus custos e despesas.

É importante conhecê-lo para que se possa saber o quanto é necessário vender, no mínimo, não gerando nem lucro e nem prejuízo, para que a empresa não necessite de outras fontes de recursos para honrar seus compromissos. Muito usado para definir metas de vendas, por exemplo.

Para calculá-lo, soma-se as despesas fixas com as despesas financeiros e dividi-se pela porcentagem da margem de contribuição.

A fórmula do Ponto de Equilíbrio é esta:

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de contribuição

7. Liquidez Corrente

A Liquidez Corrente irá mostrar o valor monetário que uma empresa tem para receber a curto prazo, associado ao valor que precisa pagar no mesmo período de tempo.

Ou seja, basicamente irá indicar as condições que a organização possui para cumprir suas obrigações em um curto prazo. Calcula-se através do ativo circulante dividido pelo passivo circulante.

Fórmula da Liquidez Corrente:

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

A partir do resultado obtido podemos fazer a seguinte análise:

  • Maior que 1: demonstra que há capital disponível para uma possível liquidação das obrigações;
  • Igual a 1: os direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes;
  • Menor que 1: a empresa não teria capital disponível suficiente para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.

8. Índice de Cobertura de Juros

Este indicador mostrará o quanto a empresa será capaz de saldar dos juros contratuais de suas dívidas e empréstimos sem gerar comprometimento no valor gerado em caixa. Uma das fórmulas mais utilizadas para o cálculo do índice de cobertura de juros é usar o valor do lucro antes do pagamento dos juros e impostos (EBITDA) e dividir pelas despesas financeiras brutas.

Assim, com esse indicador, será possível ter uma melhor ideia da influência dos juros e dívidas sobre seus negócios e traçar estratégias para diminuir o impacto sobre o seu caixa.

Confira a fórmula da Cobertura de Juros:

Índice de Cobertura de Juros = (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda – LAJIR ou EBITDA) / (Despesas Com Juros durante o Ano)

9. ROIC – Retorno Sobre o Capital Investido

ROIC significa, em inglês, ‘Return Over Invested Capital’.

Trata-se de um indicador financeiro que mede o retorno sobre o capital total investido. Em outras palavras: é a soma do capital próprio acrescido do capital de terceiros.

O ROIC é calculado através da relação entre o resultado líquido da empresa menosos dividendos (NOPAT), dividido pelo valor contábil do capital. ROIC apresenta, em termos percentuais, quanto dinheiro a organização tem capacidade de gerar com o capital investido.

Dessa forma, ele se torna um indicador bastante abrangente, capaz de mostrar com bastante exatidão o desempenho financeiro de uma empresa.

Fórmula do ROIC:

ROIC = NOPAT / Valor Contábil do Capital Investido

Como utilizar indicadores financeiros?

Indicadores financeiros: conheça 9 indicadores de uma empresa! – Foto: BT MAS

Para que os indicadores financeiros sejam realmente úteis é necessário traçar uma estratégia de utilização. Nesse sentido, o primeiro passo é avaliar o planejamento estratégico do negócio e reconhecer quais são as necessidades do empreendimento. 

A partir disso, é possível identificar quais são os indicadores mais relevantes para o negócio. Depois, é necessário determinar uma forma de realizar o acompanhamento. O uso de relatórios financeiros, por exemplo, é uma forma de acompanhar esses indicadores. 

Definir um período de avaliação para cada indicador e mesmo utilizar softwares de gestão, como um sistema ERP, também estão entre as possibilidades.

Diante dos resultados, é necessário interpretá-los. E algumas perguntas são importantes de serem questionadas: 

  • O que os indicadores financeiros demonstram sobre o seu negócio? 
  • Qual é o impacto desses resultados? 
  • Está dentro do esperado para o planejamento estratégico?

Fazer — e responder — essas perguntas é importante, porque nem sempre a mesma margem de contribuição é positiva para negócios diferentes, por exemplo.

Feita a análise, é hora de falar sobre os resultados. Discutir com a gestão do negócio quais são as medidas a serem tomadas para consertar ou impulsionar resultados é fundamental para colocar em prática medidas que reflitam o que disseram os indicadores financeiros.

Os indicadores financeiros também podem ser utilizados para tomar decisões a respeito de investimentos, por exemplo. Dependendo dos dados apresentados, por exemplo, alocar recursos em um investimento pode ou não ser viável.

FAQ

O que são os indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são métricas que você pode usar como referência para acompanhar o desempenho das finanças no seu negócio. Além disso, eles também são chamados de KPIs ( Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho em português ) e fazem parte da gestão de performance de toda empresa preocupada com seus resultados.

Quais são os nove principais indicadores financeiros?

  1. Margem Bruta;
  2. Margem EBITDA;
  3. Margem Líquida;
  4. Custos Fixos e Custos Variáveis;
  5. Margem de Contribuição;
  6. Ponto de Equilíbrio;
  7. Liquidez Corrente;
  8. Índice de Cobertura de Juros;
  9. ROIC – Retorno Sobre o Capital Investido.

Qual a importância dos indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são importantes para monitorar a performance de uma empresa no mercado.

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