Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos!

Por | Geral, Gestão, Secretariado

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! - Foto: SW MAS

Você sabe por que tantas equipes adotam a metodologia Scrum no desenvolvimento dos projetos? Hoje, a competitividade e a dinâmica do mercado exigem agilidade e o tempo se tornou um dos ativos mais valiosos das organizações. Portanto, neste post você vai entender o que é Scrum, quais as suas vantagens e como aplicá-lo na gestão dos seus projetos. Confira:

Veja tudo o que você precisa saber sobre metodologias agéis!

O que é a metodologia Scrum?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! - Foto: NP MAS
Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: NP MAS

Nosso objetivo, aqui, não é repassar os conceitos e detalhes do método Scrum, mas lembrar que se trata de uma metodologia ágil de gestão de projetos.

Ela é bem útil em ambientes de extrema incerteza, como projetos de tecnologia da informação. Contudo, vem sendo aplicada em outras áreas, como construção civil, marketing e engenharia, pois facilita o entendimento do fluxo de desenvolvimento do projeto.

Assim, o Scrum promove a agilidade e a eficácia, entregando valor aos clientes desde o primeiro momento. Além disso, auxilia no controle do orçamento, no prazo e no escopo de cada projeto, pois é feito de maneira interativa e incremental.

Como e onde surgiu a metodologia Scrum?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! - Foto: SW MAS
Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: SW MAS

A metodologia Scrum, que também recebe o nome de metodologia Scrum Agile, foi desenvolvida por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Esse último era piloto de avião e, da sua experiência, detectou o fato de que não existe uma maneira fixa para pousar um avião, pois depende de vários fatores, inclusive, externos, exigindo adaptações a cada pouso. 

Segundo Sutherland, um grande projeto pode ser visto da mesma maneira, porque envolve uma série de atividades e pessoas diferentes para a conclusão de um mesmo objetivo, havendo necessidade de ajustes durante a trajetória, pois obstáculos não previstos podem surgir no caminho. 

Foi desse insight que a metodologia scrum foi feita e, a partir daí, bastante utilizada pelos setores da tecnologia até que outras áreas começaram a entender que também podem se beneficiar do método. 

Scrum x métodos ágeis

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! - Foto: BP MAS
Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: BP MAS

Provavelmente, ao ouvir falar de Scrum, você tenha lembrado de métodos ágeis, não é mesmo? Muitas vezes, há confusão entre as metodologias. De forma resumida, o Scrum é um tipo de metodologia ágil.

Assim, métodos ágeis são um conjunto de metodologias e práticas alternativas à gestão de projetos tradicional e têm como objetivo a rapidez e a adaptação constante dos processos. Esses métodos nasceram no desenvolvimento de software e na tecnologia da informação, mas hoje já são úteis em projetos de diferentes áreas. Seus princípios estão expressos no Manifesto Ágil, lançado em 2011 por um grupo de programadores. Assim, quatro valores guiam a metodologia:

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”;
  • “Software em funcionamento mais que documentação abrangente”;
  • “Colaboração com clientes mais que negociação de contratos”;
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”..

Há diferentes tipos de métodos ágeis: FDD, Kanban e XP são alguns dos principais. O Scrum não fica de fora: é uma das principais formas de trabalho dentro das metodologias ágeis.

Troy Dimes afirma que o Scrum considera uma abordagem mais humana para solucionar problemas, o que se encaixa nas metodologias ágeis.

“Ao invés de desperdiçar tempo criando documentações longas e detalhadas que ninguém realmente irá ler minuciosamente de qualquer forma, a metodologia ágil permite que as pessoas passem direto para a codificação”, explica o autor.

Quem pode se beneficiar da metodologia Scrum?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! - Foto: FA MAS
Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: FA MAS

Você pode ser perdoado por pensar que a metodologia Scrum era algo restrito a engenheiros e desenvolvedores. Mas a estrutura Scrum pode ser benéfica para os outros tipos de projetos também.

“O método Scrum pode ser útil para qualquer tipo de projeto complexo, a ressalva é que ele funciona melhor quando há um produto concreto que está sendo produzido”, diz David Matthew, um Scrum Master Certificado pelo Incentive Technology Group, “se você trabalha em marketing e precisa de textos para um projeto, Scrum, definitivamente, pode ser benéfico para sua equipe.”.

O Scrum tem sido útil para todo mundo, do FBI a agências de marketing e equipes de construção. Assim, sempre que você estiver produzindo algum tipo de produto, seja ele um software ou uma campanha de e-mail marketing, a metodologia Scrum pode te ajudar a organizar sua equipe e ter mais trabalho feito em menos tempo.

Qual a importância e vantagens de aplicar essa metodologia?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! - Foto: CA MAS
Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: CA MAS

Já falamos sobre o benefício principal da metodologia Scrum, que é a conclusão de projetos de forma mais rápida e com a utilização de menos recursos, permitindo uma maior flexibilidade na tomada de decisões durante todo o processo. Contudo, outros pontos também podem ser desenvolvidos com a adoção de métodos ágeis, como:

  • Integração da equipe;
  • Espírito de coletividade;
  • Estímulo à criatividade;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos.

Mas, como adotar a metodologia Scrum impacta cada um desses itens? Explicaremos a seguir.

Integração da equipe

Cada projeto contará com uma equipe multidisciplinar atuando em conjunto. Muitas vezes, em outras formas de gestão, esses profissionais não seriam integrados, pois cada um desenvolverá sua função individualmente. Assim, ao fazer parte de um Scrum Team, os colaboradores ficarão mais próximos e terão a oportunidade de trocar conhecimento com colegas de fora de seu setor. 

Espírito de coletividade

Os sprints só serão concluídos a tempo se cada membro da equipe de desenvolvimento se comprometer com a realização da sua parte do projeto. Sendo assim, o método auxilia também no entendimento da importância de trabalhar em equipe, sempre colaborando uns com os outros.

Estímulo à criatividade

Essa forma de gestão de projetos exige que haja um acompanhamento diário das atividades a fim de detectar obstáculos no curso do desenvolvimento das funcionalidades. Quando isso ocorre, a equipe é desafiada a encontrar soluções em conjunto, estimulando a criatividade durante a solução de problemas.

Aumento da produtividade

Os obstáculos que falamos no item anterior são os principais responsáveis pelos atrasos na entrega de demandas. Assim, o Daily Meet permite que os profissionais rapidamente entendam a raiz do problema e trabalhem para resolvê-lo. Além disso, com os papéis, atividades e prazos bem definidos em cada sprint há um melhor entendimento sobre o que cada membro do Scrum Team deve fazer para finalizar o ciclo.

Redução de custos

Quanto menor custo tiver um negócio, mais lucro ele terá, certo? Assim, a metodologia scrum também auxilia nesse objetivo da empresa. Isso ocorre porque há um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais quando se evita o retrabalho ou concluí-se um projeto com mais rapidez.

Quais os princípios básicos do Scrum?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: CA MAS

A metodologia Scrum, que também é uma considerada um método ágil, é construída a partir de ciclos de atividades de um determinado projeto em conjunto com reuniões para alinhamento das ações e melhora do processo. 

A ideia é que o acompanhamento seja frequente, inclusive, diariamente, para possibilitar trocas de estratégia, por exemplo, a fim de concluir o projeto com agilidade. 

Não é característica da metodologia scrum seguir o caminho inicial traçado sem fazer novas análises e buscar soluções para os obstáculos encontrados no processo. Dessa forma, eventuais erros são corrigidos antes de se chegar ao produto final, poupando tempo da equipe de desenvolvimento e, claro, do cliente. 

Quem são os personagens do Scrum?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: BB MAS

A metodologia SCRUM conta com papéis e responsabilidades bem definidos. Assim, cada membro da equipe conhece sua função o que facilita o andamento dos projetos. Dessa forma, a equipe naturalmente se gerencia, sem necessidade de muitas cobranças externas

Dentro de uma equipe de projeto, os principais papéis são:

Product Owner ou dono do produto

Representa os stakeholders e o negócio. Assim, é função dele comunicar a todos quais objetivos quer atingir. Para isso, ele precisa colaborar ativamente com o Scrum Master e toda a equipe de desenvolvimento, como por exemplo, participar das reuniões e responder rapidamente às questões realizadas pelo time. Por fim, ele é responsável por aceitar ou rejeitar o resultado dos trabalhos.

Devteam ou equipe de desenvolvimento

São os membros da equipe, que devem ter características multidisciplinares. O time de desenvolvimento deve ser constituído por poucas pessoas, é recomendado no máximo 10.

Scrum master

É o gerente de projeto, responsável por dirigir a equipe para que os objetivos e metas sejam atingidos. O Scrum master garante que todo o processo seja seguido. Além disso, ele também ajuda a desenvolver sua própria abordagem do Scrum, porém sempre respeitando as particularidades de cada organização. Participa das reuniões diárias, daily meeting, da revisão de Sprint e do planejamento.

Como funciona a metodologia Scrum?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: ID MAS

A metodologia Scrum funciona em fases simples e em ciclos. Antes de falarmos sobre o processo em si, é bom pontuar que existem muitos termos específicos do método, mas que são fáceis de entender e explicar para os profissionais envolvidos. 

Dividimos os passos para facilitar o entendimento do processo. 

  • Passo 1: Ter uma visão total do projeto;
  • Passo 2: Dividir as funcionalidades;
  • Passo 3: Definir prioridades;
  • Passo 4: Dividir em ciclos;
  • Passo 5: Iniciar dos ciclos;
  • Passo 6: Revisão dos ciclos.

Vamos a eles:

1. Ter uma visão total do projeto

O Product Owner ou dono do projeto precisa visualizar todo o projeto e o que se espera do produto final para a realização do planejamento. Basicamente, é necessário ter bem claro qual é o objetivo a ser atingido na finalização do projeto.

2. Dividir as funcionalidades

Nesse momento, o responsável pelo projeto precisa desmembrar cada conjunto de objetivos ou funcionalidade do produto, fazendo uma lista ou Product Backlog, como é chamada na metodologia scrum. Aqui é importante não deixar nenhuma demanda de fora, pois fará toda a diferença para a conclusão do projeto.

3. Definir prioridades 

Como em qualquer processo de gestão de projetos, é necessário definir prioridades sobre quais funcionalidades devem ser realizadas inicialmente e quais podem ficar para depois. Além disso, também é o Product Owner quem faz essa escolha, afinal é ele quem tem a total visão do que se espera do produto. 

4. Dividir em ciclos

Neste momento, é necessário dividir o projeto em ciclos, conhecidos como Sprints. Eles determinam o período que cada conjunto de atividades do Product Backlog tem para ser concluída. Não há uma regra, mas, geralmente, os sprints têm duração de duas a quatro semanas. É extremamente importante que esses prazos sejam cumpridos.

5. Iniciar os ciclos

Com os sprints definidos, a equipe planeja as tarefas de cada ciclo e define as prioridades na Sprint Planning Meeting ( reunião de planejamento do sprint ). Nela, todos os detalhes e funções serão divididos. Com essa decisão tomada, é a hora de iniciar os trabalhos. Quando um sprint começa a ser realizado, ele sai do Product Backlog e vai para o Sprint Backlog. 

Uma das principais características da metodologia scrum é o acompanhamento frequente dos ciclos. Diariamente, toda a equipe faz o Daily Scrum ou Daily Meet, no qual cada integrante da equipe diz o que realizou até o dia anterior, o que pretende fazer naquele dia e quais os obstáculos encontrados. 

Neste encontro diário, é possível que a equipe discuta alternativas para as tarefas e já corrija eventuais desafios do processo, evitando problemas maiores no futuro.

6. Revisão dos ciclos

Ao concluir o prazo para finalização de um Sprint, há uma reunião final (Sprint Retrospective) para revisar cada grupo de atividades e validar as funcionalidades. Neste momento, também se faz uma avaliação de eventuais desafios encontrados pelas equipes e que devem ser sanados antes do início do novo sprint. 

Todo esse processo se repete até que o produto seja concluído na sua versão final, com a realização de quantos sprints forem necessários. Não há um limite de sprints definido, sendo papel do Product Owner entender quantos são necessários para o seu projeto.

Como aplicar a metodologia scrum?

Metodologia Scrum: como aplicar na gestão de projetos! – Foto: ID MAS

É preciso ter algumas coisas em mente na hora de decidir utilizar a metodologia Scrum na sua empresa. Por ser um método desconhecido da maioria dos profissionais fora da área de tecnologia, será preciso desenvolver a equipe para que passem a ter um mindset ágil, pois essa é a principal característica do scrum.

Outro ponto importante a destacar é que, apesar de simples, a metodologia tem uma série de particularidades e será preciso contar com um profissional que conheça bem os processos para treinar o restante da equipe. Esse pode ser o Scrum Master dos projetos, mas também é essencial que o Product Owner possua esse conhecimento. 

A partir disso, é o momento de formar a equipe multidisciplinar capaz de realizar todas as atividades necessárias para concluir o projeto. Com esse passo concluído, é só iniciar o planejamento e começar os sprints. 

FAQ

O que é a metodologia Scrum?

Scrum é um conjunto de boas práticas empregado no gerenciamento de projetos complexos, em que não se conhece todas as etapas ou necessidades. Assim, focado nos membros da equipe, o Scrum torna os processos mais simples e claros, pois mantém registros visíveis sobre o andamento de todas as etapas.

Como funciona a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum funciona em fases simples e em ciclos. Confira os passos do processo. 

  • Passo 1: Ter uma visão total do projeto;
  • Passo 2: Dividir as funcionalidades;
  • Passo 3: Definir prioridades;
  • Passo 4: Dividir em ciclos;
  • Passo 5: Iniciar dos ciclos;
  • Passo 6: Revisão dos ciclos.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!