Estruturar o seu planejamento estratégico e colocá-lo em prática ainda é um desafio para muitos gestores. Portanto, para facilitar isso, uma das ferramentas que pode ser útil é o mapa estratégico.
Veja também quais são os indicadores de produtividade!
Uma organização é um todo formado de partes que se relacionam e interdependem. É a integração destas partes que determina o sucesso do planejamento. Assim, o mapa estratégico é um componente que faz com que todos saibam quais são os objetivos estratégicos, de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, garante que todos caminhem na mesma direção.
Quer entender mais sobre o que é mapa estratégico e como criar um para a sua empresa? Continue a leitura do artigo e entenda tudo sobre essa ferramenta.
O que é mapa estratégico?
O mapa estratégico é uma ilustração visual dos objetivos estratégicos de uma empresa. Assim, ele foi criado por Kaplan e Norton e faz parte do Método Balanced Scorecard (BSC).
Através deste mapa, é possível ter um planejamento estratégico de forma resumida e ainda, uma visualização dos passos a serem seguidos para que tudo seja cumprido conforme o planejado.
O mapa tornou-se peça fundamental na gestão empresarial, pois com ele é possível enxergar objetivos, estratégias e propósitos, baseados em sua missão, visão e valores, e em um único lugar.
Desse modo, esta ferramenta permite que as funções dos colaboradores sejam direcionadas. Além disto, facilita a definição de metas organizacionais, com o intuito de alcançar a visão de futuro para o negócio.
Para que serve um mapa estratégico?
Um plano precisa de direcionamento. Assim, os mapas estratégicos oferecem o caminho para concretizar planos da forma mais simples e clara possível e com a melhor execução das estratégias.
Basicamente, ele é uma ferramenta de comunicação, visto que é preciso que todos estejam a par dos objetivos e das estratégias e como estes se alinham à missão, à visão e aos valores da empresa. Tudo isso em uma imagem.
De forma geral, um mapa estratégico é usado para:
- Organizar estratégias;
- Estruturar planos de ação de uma empresa;
- Visualizar os objetivos e planos;
- Representar o papel de cada setor no conjunto dos objetivos da organização;
- Direcionar esforços de forma sincronizada e harmônica;
- Apresentar a todos o planejamento estratégico e medidas para aprimorar processos.
Os objetivos do mapa estratégico
Podemos reunir vários objetivos do mapa estratégico, que estão relacionados à gestão do desempenho na empresa:
- Explicitar o planejamento estratégico da empresa de forma clara e acessível;
- Resumir as principais medidas necessárias para aprimorar processos e alcançar metas em cada área do negócio;
- Integrar as estratégias da empresa e sincronizar o trabalho das equipes;
- Deixar claro o papel de cada colaborador para o sucesso do negócio e direcionar seus esforços.
Quais são as propostas do mapa estratégico?
A principal proposta da metodologia BSC diz respeito à necessidade de ajudar as empresas a tirarem suas estratégias do papel. De acordo com os criadores do mapa estratégico, criando uma estrutura visual para a organização de todos os seus planos de ação, fica mais simples seguir o passo a passo.
Assim, os planos estruturados precisam ter como bases a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da empresa. Quando bem organizado, o mapa estratégico é compreendido por todos os colaboradores de forma simplificada e essa é a chave para que eles entendam o real impacto de seu trabalho para que a companhia alcance o sucesso.
Para que a ferramenta cumpra devidamente seu papel, é preciso saber como estruturar o mapa estratégico de forma inteligível, simples e clara. Em primeiro lugar, é fundamental que o seu mapa seja criado em conformidade com o seu modelo de negócios.
Em segundo lugar, é preciso dividir a estrutura do diagrama a partir de quatro perspectivas, conforme a proposta do mapa estratégico: a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a do crescimento da marca.
Vejamos cada uma delas:
- Perspectiva financeira: corresponde aos caminhos para o alcance e a manutenção da saúde financeira do negócio, incluindo estratégia de aumento das receitas e redução dos custos;
- Perspectiva do cliente: diz respeito às ações que buscam aprimorar a experiência do cliente e elevar sua satisfação a partir da entrega de valor de acordo com as necessidades e expectativas identificadas;
- Perspectiva dos processos internos: corresponde ao aprimoramento e à otimização constantes dos processos internos de cada setor da empresa e deve tomar como ponto de partida os objetivos-chave do planejamento estratégico;
- Perspectiva de crescimento: considera quais são as mudanças, competências e recursos envolvidos para que a empresa consiga atingir seus objetivos mais abrangentes e crescer de forma constante.
Quais são as suas vantagens?
Se você precisa de bons motivos para investir tempo na criação do seu mapa estratégico, agora vai entender por que vale a pena.
Confira as principais vantagens desse modelo.
Facilita a comunicação interna
Comunicar o seu planejamento estratégico para toda a empresa pode ser um desafio e tanto, principalmente com gráficos e fluxogramas pouco intuitivos.
Nessa hora, o mapa estratégico se torna uma ferramenta de comunicação interna poderosa, que ajuda a situar os colaboradores no contexto do negócio e determinar suas responsabilidades.
Inclusive, o diagrama também pode ser útil para comunicar investidores e outros públicos interessados sobre os planos da empresa.
Transforma planos em ações
O mapa estratégico unifica os objetivos em estratégias claras, que direcionam os colaboradores à ação.
Assim, os planos podem ser colocados em prática mais rapidamente, a partir de um único documento que explica o que deve ser feito e por quê.
Mostra as relações entre os objetivos
O gráfico do mapa estratégico permite que os objetivos sejam conectados, mostrando claramente a ligação de causa-efeito entre eles.
Assim, as equipes conseguem entender que só é possível atingir metas financeiras com foco no cliente e melhorias internas, por exemplo.
Promove o engajamento e cooperação
Quando você apresenta um mapa estratégico que ilustra o futuro da empresa e o papel de cada um na trajetória, os colaboradores se sentem envolvidos e assumem o compromisso com os objetivos.
Desse modo, a tendência é a melhora nos níveis de engajamento e cooperação entre as equipes, que se veem buscando propósitos em comum e ganham mais motivação para o trabalho colaborativo.
Garante o aprimoramento contínuo
O mapa estratégico tem o poder de impulsionar as melhorias na organização, pois se torna imediatamente uma referência para todos.
Desse modo, uma simples conferida no mapa é suficiente para avaliar se a empresa está seguindo na direção certa e se o desempenho dos colaboradores está sendo satisfatório.
Assim, as equipes passam a se basear no mapa para medir seu desempenho e tomar decisões mais assertivas.
Como fazer um mapa estratégico? Os 7 passos a serem seguidos!
Até aqui você viu o que é mapa estratégico, para que ele serve e como se divide, certo? Então agora é o momento ideal de saber como criar um para a sua empresa.
O passo a passo de como fazer um mapa estratégico é:
- Determine qual é o objetivo principal do negócio;
- Defina a sua proposta de valor;
- Estabeleça quais são as perspectivas financeiras;
- Estabeleça quais são as perspectivas do cliente;
- Determine quais são as perspectivas dos processos internos;
- Determine quais são as perspectivas de crescimento;
- Aponte as relações de causa e efeito
Determine qual é o objetivo principal do negócio
Logo no início deste artigo, quando explicamos o que é mapa estratégico, dissemos que essa ferramenta de gestão tem como base a metodologia Balanced Scorecard (BSC). Pois bem, o primeiro passo para criar o seu mapa é justamente esse: definir o objetivo-chave da sua empresa considerando essas três diretrizes.
Assim, essa primeira definição é fundamental para guiar as equipes sobre qual é o comportamento esperado durante a resolução de problemas, para elaboração de propostas, rotina e qual deve ser o foco do empenho de cada departamento e colaborador.
Defina a sua proposta de valor
A proposta de valor é a definição oficial dos benefícios que os seus produtos e / ou serviços oferecem aos seus clientes.
Isso quer dizer que essa etapa da criação do mapa estratégico precisa deixar claro, e bem explicado, como e quanto as suas soluções suprem as necessidades e expectativas dos consumidores, resolvem as suas dores e facilitam o seu dia a dia.
A ideia é que essa parte do documento responda os motivos pelos quais um potencial comprador deve adquirir algo da sua marca e não de um concorrente.
Portanto, para chegar mais facilmente na sua definição de proposta de valor, você pode responder perguntas como:
- Quanto a oferta da sua empresa se destaca do que é ofertado pelas demais do mesmo segmento, especialmente no que diz respeito aos benefícios que gera para os usuários?
- Seus produtos e serviços vão além das expectativas dos seus consumidores?
- Quais dores do público-alvo a sua marca consegue aliviar?
Estabeleça quais são as perspectivas financeiras
Como dissemos antes durante a explicação sobre o que é mapa estratégico, as perspectivas com foco financeiro têm por objetivo garantir e manter a saúde financeira de uma empresa.
Por conta disso, nesta etapa, você deve começar definindo as metas de produtividade e, baseada nessa determinação, as metas de receita, de lucratividade, e demais indicadores financeiros relacionados.
Aqui, vale destacar que essas metas precisam estar compatíveis com a atual situação financeira da companhia e com os seus objetivos financeiros em curto, médio e longo prazo.
Estabeleça quais são as perspectivas do cliente
A definição das perspectivas do cliente tem um propósito bem específico: criar estratégias que ajudem a aumentar o nível de satisfação dos seus consumidores.
Na prática, essa etapa está totalmente relacionada à perspectiva financeira — afinal, clientes satisfeitos tendem a se tornarem fiéis à marca e a gastarem mais. Assim, um levantamento apontou que a tendência é que os consumidores indiquem os produtos e/ou serviços para outras pessoas, e que comprem mais produtos da empresa.
Além disso, de acordo com o levantamento, 75% dos consumidores estão dispostos a gastar mais para comprar de marcas que proporcionam boas experiências, ou seja, que os deixa mais satisfeitos.
Determine quais são as perspectivas dos processos internos
Outro ponto que citamos durante a explicação inicial do que é mapa estratégico foi a necessidade de definir as perspectivas dos processos internos. Portanto, isso quer dizer que é preciso determinar quais abordagens e formas de atuação vão ajudar a alcançar os objetivos anteriormente estabelecidos.
Nesta etapa, a ideia é ajustar os processos, revisando-os e encontrando gargalos que precisam ser melhorados para garantir fluidez e bons resultados. Assim, essas adequações farão toda a diferença no dia a dia dos profissionais e na execução das tarefas.
Por fim, quanto mais desburocratizados e fluidos forem os processos internos do seu negócio, maior será o nível de produtividade dos times e, consequentemente, mais será entregue aos clientes.
Determine quais são as perspectivas de crescimento
A perspectiva de crescimento visa definir quais recursos uma empresa precisa ter para atingir os resultados esperados.
Nesta etapa, também devem ser identificadas e consideradas as mudanças e as competências necessárias para chegar ao objetivo-chave.
Por conta desse propósito, é bem comum que esse passo do mapa estratégia seja dividido em três tipos de capital:
- Capital intelectual: informações e conhecimentos acumulados da companhia;
- Capital estrutural: sistemas, ferramentas de gestão, softwares e demais tecnologias utilizadas;
- Capital humano: habilidades e experiências esperadas dos funcionários da empresa.
Aponte as relações de causa e efeito
Por fim, você deve relacionar as causas e efeitos entre os objetivos. Isso é importante porque, muitas vezes, é preciso finalizar uma etapa para dar início a outra.
Assim, ao destacar as consequências entre elas, a percepção de importância e engajamento tendem a aumentar, bem como o comprometimento para entrega de resultados pelos envolvidos nos processos.
FAQ
O que é um mapa estratégico?
O mapa estratégico é uma ilustração visual dos objetivos estratégicos de uma empresa. Assim, ele foi criado por Kaplan e Norton e faz parte do Método Balanced Scorecard (BSC).
Quais são os 4 pilares do mapa estratégico?
Os 4 pilares do mapa estratégico são:
- Perspectiva financeira;
- Perspectiva do cliente;
- Perspectiva dos processos internos;
- Perspectiva de crescimento.
Quais são os objetivos do mapa estratégico?
Existem vários objetivos do mapa estratégico, como:
- Explicitar o planejamento estratégico da empresa de forma clara e acessível;
- Resumir as principais medidas necessárias para aprimorar processos e alcançar metas em cada área do negócio;
- Integrar as estratégias da empresa e sincronizar o trabalho das equipes;
- Deixar claro o papel de cada colaborador para o sucesso do negócio e direcionar seus esforços.
Como fazer um mapa estratégico?
O passo a passo de como fazer um mapa estratégico é:
- Determine qual é o objetivo principal do negócio;
- Defina a sua proposta de valor;
- Estabeleça quais são as perspectivas financeiras;
- Estabeleça quais são as perspectivas do cliente;
- Determine quais são as perspectivas dos processos internos;
- Determine quais são as perspectivas de crescimento;
- Aponte as relações de causa e efeito
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