A liderança é parte integrante da rotina das empresas. Em qualquer companhia existe sempre alguém que demanda tarefas e outras pessoas que executam. Contudo, existem diferentes profissionais em cargos de liderança no mercado, uns que conseguem inspirar pelo exemplo e outros que preferem se impor.
Veja também o que é mapa estratégico!
Mas será que existe um perfil de liderança ideal no mercado? Portanto, pensando nisso, esse artigo vai tratar sobre o que é liderança, quais são os tipos, como ser um ótimo líder e muito mais. Confira:
O que é liderança?
A liderança é uma habilidade — inata ou adquirida — de inspirar os outros, influenciando as ações, decisões e comportamentos de maneira positiva. Portanto, o conceito se refere a uma prática que vem acompanhando a humanidade ao longo da história e que vem sendo praticada nos ambientes corporativos para que líderes e suas equipes trabalhem em prol do mesmo objetivo.
Um bom líder atinge os objetivos de uma forma leve e eficaz, sem comprometer a saúde mental daqueles que trabalham ao lado dele. É alguém que realmente se prepara para estar nessa posição e não hesita em refazer a rota caso algo esteja comprometendo negativamente a atuação.
Quais as características de um líder?
O bom líder possui características marcantes dentro da empresa. Até por isso ele é visto como um exemplo por todos. Entre as principais características de liderança podemos destacar:
Bom comunicador
O líder consegue repassar de forma clara e objetiva o que a equipe precisa executar. Por ter uma influência com seus liderados eles recebem e executam as tarefas de bom grado.
Possui relação interpessoal
Educado, agradável, afável e respeitoso, essas são algumas das características do perfil do líder, até por isso sua relação interpessoal é ótima com seus liderados.
Conhece a equipe
Conhecer a equipe a fundo é uma das características essenciais de um bom líder. Pois, é assim que ele consegue aprimorar as qualidades dos profissionais que ele lidera e age para corrigir os pontos fracos.
Transparente
Uma das características do bom líder é ser transparente com a equipe. A transparência no dia a dia da empresa, principalmente por meio de feedbacks contínuos, pode fazer com que os profissionais conheçam os erros e saibam exatamente qual o caminho para o sucesso.
Bom ouvinte
Por ser um condutor da equipe, o líder acaba dividindo as responsabilidades nas tomadas de decisão. Até por isso ele precisa ser um bom ouvinte e dar voz a todos, sem distinção.
Facilidade para trabalhar em equipe
Uma das principais características do líder é a capacidade de conseguir trabalhar bem em equipe. Isso porque, é dele a responsabilidade por conduzir a equipe para atingir os objetivos propostos pela empresa.
É inspirador
O líder vive preocupado com a boa imagem que ele vai passar para sua equipe, isso porque ele tem a responsabilidade de ser um bom exemplo para seus comandados. Em vista que, é assim que ele será respeitado e servirá de inspiração.
Conheça os tipos de liderança e seus contextos
Quando se fala em liderança, em vários casos, as pessoas se esquecem de que não existe apenas um jeito de ser líder. Cada um a exerce de uma maneira diferente. Algumas são plenamente saudáveis, outras nem tanto.
É relevante, porém, entender os tipos de liderança para saber como se deve lidar com cada uma delas. Isso contribui, ainda, para evitar erros e para que agir de acordo com as particularidades de cada um.
Nesse aspecto, esse conhecimento também é importante para que as pessoas façam uma autocrítica, trabalhem seus pontos a melhorar e potencializem ainda mais aqueles que se destacam positivamente. Abaixo, separamos alguns tipos de liderança e suas principais características. Confira:
Liderança democrática
O líder democrático é aquele que atua de maneira próxima da equipe, sendo, de fato, alguém bastante acessível. Essa pessoa não se preocupa somente com a própria opinião e não se acha a dona da verdade.
Geralmente, mostra disposição para ouvir o que os outros têm a dizer e acredita firmemente que todos podem colaborar para o desenvolvimento e o crescimento da empresa e do próprio time.
Se há erros pelo caminho, o líder democrático não vai procurar com rancor quais foram os colaboradores que os cometeram, colocando medo e punindo os responsáveis, mas, buscará soluções para consertar o que foi feito de maneira equivocada e para que situações afins não voltem a se repetir.
Esse líder também faz questão de sempre manter o bom relacionamento com todos, tornando o local de trabalho bem mais agradável, o que impacta positivamente, inclusive, a produtividade. Gestores que não entendem esse tipo de líder cometem um erro grave. Muitos consideram que é preciso dominar pelo medo e pela autoridade, jogando fora todos os bons laços que uma liderança democrática é capaz de criar.
Liderança técnica
Também é denominado como líder operacional, é alguém inspirador, como vários outros tipos de líderes, mas por um motivo em especial: seu conhecimento técnico aprofundado. Essa pessoa mostra a todos que realmente sabe o que faz, tem domínio sobre as ações e alcança boas soluções para os problemas que surgem.
É muito comum que as pessoas o sigam por seu bom exemplo. Os outros veem como esse indivíduo entrega um excelente trabalho, as formas que utiliza para alcançar bons resultados, como atua de maneira primorosa e desejam ser e fazer igual.
Esse tipo de líder é uma pessoa que está sempre atualizada, de olho nas principais tendências. Assim, consegue ter uma visão mais ampla de tudo aquilo que faz. Existem muitos que não entendem o líder técnico e exigem que ele aja de outra forma, mais como coordenador e menos com a “mão na massa”. No entanto, essa ação é tirar dele uma de suas melhores e mais atrativas qualidades.
Liderança liberal
Trata-se de alguém que muitas vezes não é respeitado pela equipe. Isso porque é uma pessoa que, geralmente, está em cima do muro. Não se compromete muito, tem medo de tomar decisões mais complexas ou polêmicas, não se impõe, mesmo que de maneira leve e democrática.
Essa pessoa geralmente é pouco participativa e joga parte de suas responsabilidades — ou quase todas elas — para cima das equipes. Além de fazer com que eles atuem em algo ao qual muitas vezes não estão aptos, costuma perder o respeito do time.
Nesse cenário, os liderados sentem que têm muita liberdade e atuam de forma desordenada. A falta de orientação por parte do líder impacta negativamente a produtividade de todos. Os gestores que não se atentam aos malefícios desse tipo de liderança podem ver o negócio, pouco a pouco, ser prejudicado por ela.
Liderança carismática
O carisma é uma característica praticamente inexplicável. Pessoas que têm essa particularidade conseguem conquistar as outras de uma forma profunda, sem que precisem de esforços para isso. São indivíduos com quem os outros simpatizam sem saber muito o porquê e são vistos como uma boa influência, conquistando a atenção de todos.
Geralmente, essa é uma habilidade com a qual o indivíduo já nasce, porém não é impossível obtê-la ao longo do tempo, com dedicação e afinco. O líder carismático consegue manter a equipe sempre com ele, tornando-a uma firme e forte aliada.
Liderança situacional
Um tipo de líder que também se mostra bastante eficiente é aquele que age de acordo com o que cada situação pede. Dessa forma, varia suas formas de ação para alcançar os melhores resultados em circunstâncias específicas.
O líder situacional também sabe tratar os membros da equipe conforme suas particularidades, respeitando a capacidade técnica dos integrantes e o que eles têm a oferecer para a empresa especificamente. Muitos erros podem ocorrer se esse tipo de liderança não for respeitado na empresa, pois perde-se bastante em flexibilidade e autonomia.
Liderança 360 graus
Por fim, existe a chamada liderança 360 graus. Esse conceito tem cada vez mais mostrado sua importância dentro das empresas. Isso porque um líder que se encaixa nessa definição é capaz de influenciar não somente os colaboradores que trabalham diretamente com ele, mas todos os que compõem um empreendimento.
Essa pessoa é bastante inspiradora e empática, colocando-se no lugar de profissionais que ocupam as mais diferentes funções na organização. Assim, motiva e influencia desde os próprios chefes até os estagiários da empresa.
Qual é o papel de um líder?
Essa é uma pergunta bem comum, já que o papel do líder ajuda a definir como deve ser sua conduta perante a relação com seus liderados. No entanto, não existe uma resposta definitiva para isso, já que ela pode variar de acordo com uma série de variáveis, como as seguintes:
- O tamanho da empresa;
- A equipe de trabalho;
- Os desafios encarados no dia a dia, entre outros.
Ainda assim, é possível destacar alguns dos principais papéis entre os diferentes líderes, que são os seguintes:
1. Refletir sobre o seu papel
Podemos definir que o primeiro papel do líder é saber refletir sobre qual é o papel do líder em cada um dos momentos da sua vida, pergunta esta que deve ser revisitada constantemente.
Uma dificuldade que a empresa tinha em seu início pode não existir mais quando ela amadurece. Da mesma forma, novos problemas devem surgir com o crescimento daquele negócio.
Com a devida reflexão, ele entenderá a forma que deve agir de acordo com a atual situação da organização.
2. Definir a cultura organizacional
Um líder é responsável pelo desenvolvimento da cultura organizacional dentro do seu time. De maneira simples, podemos dizer que a cultura é o que as pessoas fazem quando ninguém está olhando.
Um exemplo claro é quando alguém do time de vendas recebe uma resposta agressiva do cliente. O tom de sua resposta dependerá de como foi estabelecida a cultura daquela empresa – neste caso, em especial, o ideal é que seja uma resposta branda, tranquila e respeitosa, refletindo a imagem que a empresa deseja passar.
Por isso, é fundamental construir uma cultura em que as coisas acontecem de acordo com o que tiver sido definido mesmo em situações cotidianas, sem a presença do CEO, de outro gestor ou mesmo de outro colega de equipe.
A definição da cultura é uma grande responsabilidade, pois ela influenciará de maneira positiva ou negativa quem está ao seu redor.
3. Ter uma boa comunicação
Os líderes são responsáveis por construir uma visão muito clara para o seu time. Afinal, a equipe deve saber constantemente onde a empresa está naquele momento e onde ela deseja chegar no futuro.
Caso uma única pessoa esteja remando em um sentido diferente do que o time está indo, isso tende a se transformar em um grande problema, já que afetará a produtividade da equipe e, por consequência, a qualidade de seus resultados.
Cabe aqui trazer destaque para a comunicação entre pares, ou seja, entre os gerentes e os gestores de uma mesma área, o que permite um bom alinhamento e direcionamento para, assim, conseguir orientar toda a equipe rumo ao destino desejado.
Neste sentido, uma ferramenta valiosa é a reunião “One on One”, conversas individuais regulares entre o gestor e seus colaboradores para alinhar as expectativas e se conectar ainda mais com cada um deles.
Com uma boa comunicação, todos saberão para onde devem remar, o que maximiza o potencial de cada colaborador e de toda a equipe rumo aos seus objetivos, sejam os de curto prazo ou aqueles mais distantes, como a “North Star Metric”.
4. Trazer pessoas incríveis para a equipe
Também é papel do líder encontrar pessoas fantásticas, diversas e que estejam alinhadas à cultura da empresa. Se todos contratarem da mesma maneira, as chances de que os colaboradores tenham um ótimo “fit” com o perfil da companhia serão muito maiores.
Além da contratação, também é importante desenvolver e estimular os novos contratados, encontrando um ponto comum entre os sonhos da empresa e os de cada colaborador.
Este, de fato, é um grande desafio: saber qual é o sonho de cada colaborador que trabalha com ele, sem misturar com os sonhos de outras pessoas. Assim, o líder poderá ajudá-los a realizar cada um deles para que o estímulo seja o mais funcional possível.
5. Facilitar o desenvolvimento e a execução de novas estratégias
Nas empresas, é natural que várias coisas aconteçam ao mesmo tempo. São muitos problemas, projetos, conflitos e desafios que fazem parte do dia a dia dos líderes e de suas equipes.
Para conseguir lidar com tudo isso, é fundamental uma ótima organização, além da manutenção de um ritmo de entrega, ou seja: a partir do momento que tiver todas essas questões citadas até aqui, o nível do líder já terá subido, o que é excelente.
O que um bom líder não deve fazer?
Da mesma forma que há um bom perfil de liderança a ser seguido, também há atitudes e comportamentos que não devem ser colocados em prática por aqueles que desejam ser reconhecidos como bons líderes.
Um artigo no site da Inc., de autoria de Caren Merrick, empreendedora e investidora, aborda uma série de conselhos valiosos sobre o que não deve ser seguido por líderes mulheres, mas que se aplica também aos homens. Veja só:
Liderar os outros antes de liderar a si próprio
Líderes de sucesso sabem que o primeiro passo é entender o que motiva seus colaboradores, o que eles amam e quais são suas forças e fraquezas.
Acreditar que já sabe de tudo
Fazer perguntas e buscar conselhos deve ser um hábito. Líderes bem-sucedidos entendem que quanto maior for o número de conselheiros, maior também tende a ser a sabedoria concentrada naquele local.
Negligenciar o fato de ter um mentor externo
Independentemente de qual seja o nível da carreira do profissional, os mais bem-sucedidos geralmente procuram por bons mentores. Eles entendem que não conseguem atingir seu pleno potencial sozinhos e, por isso, procuram por conselhos de quem entende bastante sobre os assuntos.
Esquecer de priorizar a saúde física, mental e espiritual
Como sabem que se espera muito deles e que eles conseguem entregar mais e melhor quando estão saudáveis nessas três áreas, bons líderes colocam a recarga de suas energias como prioridade, geralmente com uma rotina matinal que inclua uma, duas ou todas as áreas citadas, além de ter uma boa gestão de tempo para o restante do dia.
Definir que o sucesso só está no trabalho e na equipe
Líderes de sucesso sabem que eles e suas equipes prosperam mais quando investem em algo maior que si próprios. É claro que eles querem que seus negócios sejam bem-sucedidos e gerem muito lucro, mas enxergam isso como parte de um objetivo maior para agregar valor e resolver problemas.
Evitar demonstrar gratidão
Bons líderes tratam a todos com respeito e reconhecem suas contribuições, do CEO de uma empresa aos membros da equipe, de fornecedores e prestadores de serviço ao motorista de Uber ou ao entregador do Rappi.
Apegar-se à raiva ou ressentimento
Líderes de sucesso não negam quando são decepcionados: eles sentem a dor e buscam por formas de resolver as diferenças. O ideal é deixar esse sentimento ir embora e não levar as circunstâncias para o lado pessoal, pois sabem que andar para frente e perdoar é necessário.
Esperar o perfeccionismo de si e de outros
Bons líderes cultivam atitudes positivas e o otimismo, além de possuir elevados padrões, colocar a mão na massa e continuar aprendendo e crescendo. O objetivo é melhorar, escutar e estar conectado com seus clientes e membros da equipe. Além disso, eles sabem que não são perfeitos e aprendem a partir dos erros e contratempos.
Além disso, cabe destacar também a importância de não fazer com que o microgerenciamento seja uma prática dentro da empresa.
Este conceito, que consiste em uma liderança que quer controlar todas as mínimas ações de seus funcionários, pode trazer frustração e prejudicar a produtividade e a satisfação dos colaboradores, além de fazer parecer que seus líderes não confiam plenamente no que está sendo realizado.
FAQ – Liderança
Qual é a definição de liderança?
A liderança é uma habilidade — inata ou adquirida — de inspirar os outros, influenciando as ações, decisões e comportamentos de maneira positiva. Portanto, o conceito se refere a uma prática que vem acompanhando a humanidade ao longo da história e que vem sendo praticada nos ambientes corporativos para que líderes e suas equipes trabalhem em prol do mesmo objetivo.
Como ser um bom líder?
Um bom líder atinge os objetivos de uma forma leve e eficaz, sem comprometer a saúde mental daqueles que trabalham ao lado dele. Assim, ele é alguém que realmente se prepara para estar nessa posição e não hesita em refazer a rota caso algo esteja comprometendo negativamente a atuação.
Quais as características de um líder?
Algumas das principais características de um líder são:
- Bom comunicador;
- Possui relação interpessoal;
- Conhece a equipe;
- Transparente;
- Bom ouvinte;
- Facilidade para trabalhar em equipe;
- Inspirador.
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