Fazer mais com menos. Essa situação representa o sonho de qualquer gestor que busca um nível de excelência nos processos que a empresa executa, não é mesmo? O maior desafio, no entanto, é entender quando o desempenho dos negócios e dos funcionários pode ser considerado alto ou baixo. Portanto, trazendo essas respostas estão os indicadores de produtividade.
Veja também o que é produtividade!
Também conhecidos como indicadores de desempenho, ou KPIs ( Key Performance Indicators ), são úteis para medir e mostrar a relação entre a produção, os recursos e os resultados que uma empresa alcançou em um determinado período de tempo. Desta forma, focam-se não só na quantidade, mas também na qualidade do serviço.
Quer saber mais sobre indicadores de produtividade, para que servem e quais são os principais tipos existentes no mercado? Continue lendo o artigo para saber tudo
O que é a produtividade?
Esse termo é muito falado nos dias de hoje. Será que realmente sabemos o que significa? Segundo os dicionários, produtividade é uma característica ou condição do que é produtivo. Além disso, também a capacidade de produzir.
Já citamos que a produtividade cabe em todo o tipo de negócio. Não importa o modelo ou formato. Quando se trata de empresas prestadoras de serviços, temos como exemplo o número de visitas feitas. É possível atender mais chamados em um determinado tempo?
O importante para estar em crescimento constante, a partir de metas e objetivos bem definidos, é a organização da disciplina. Portanto, esse é um dos papéis dos indicadores de produtividade.
O que são os indicadores de produtividade?
Os indicadores de produtividade são ferramentas que ajudam uma empresa a medir o desempenho dos seus colaboradores. Além disso, eles também auxiliam na otimização dos processos para que exista um aumento da produção sem afetar a qualidade dos produtos e / ou serviços que são entregues.
A análise de resultados desses indicadores mostra o quanto cada colaborador conseguiu produzir em determinado período e os recursos que foram necessários para essa produção.
Portanto, essa avaliação é importante para que se defina um parâmetro de qualidade e produção na sua empresa. Assim, qualquer valor que estiver abaixo do que foi definido precisa ser reajustado.
Os indicadores de produtividade servem para avaliar toda a empresa, processos específicos, equipes e até mesmo um único colaborador. Essas avaliações são de extrema importância para o desenvolvimento da sua empresa, pois você pode adotar medidas a partir de análises e resultados efetivos e não de intuições.
Para que servem os indicadores de produtividade?
Os indicadores de produtividade servem, principalmente, para mensurar e acompanhar de perto o processo dos serviços oferecidos pela empresa ao cliente. Assim, trata-se de uma boa prática de gestão que faz toda a diferença na tomada de decisões.
Isso ocorre porque os dados obtidos por meio dos indicadores de produtividade ajudam os gestores a relacionarem variáveis, visualizarem os pontos fortes e fracos do negócio, conhecerem o nível de satisfação dos clientes, entre outras informações de cunho técnico e estratégico que visam, sobretudo, o embasamento de soluções aplicadas aos problemas identificados.
Diante desses fatores, podemos dizer que os indicadores são essenciais para medir a satisfação dos clientes, entre outras variáveis importantes às atividades da empresa.
Quais as vantagens de mensurar os indicadores de produtividade?
Há tantos benefícios para este tema como você pode imaginar. Primeiro, essas métricas dão ao gerente uma visão mais precisa, garantindo que ele tenha uma visão clara do que está acontecendo dentro da empresa e entre os clientes.
Portanto, veja abaixo uma lista de outros benefícios do uso dos indicadores de produtividade:
Mais assertividade nas decisões de rotina
Todos os dias, um gerente e sua equipe precisam tomar decisões importantes. Por exemplo, para onde vai o tempo de trabalho? As más decisões podem afetar a empresa, bem como os clientes e outras partes interessadas no negócio. Assim, os indicadores de produtividade permitem que os gerentes realizem análises mais precisas, melhorando assim a qualidade da tomada de decisões no dia-a-dia.
Melhor gestão das equipes
A gestão da equipe depende do monitoramento. Se você entender os resultados atuais de seus funcionários, poderá direcioná-los melhor com feedback ou treinamento. Novamente, os ponteiros são úteis. Eles permitem avaliar a entrega da equipe, os recursos envolvidos em cada processo e os “gargalos” que precisam ser corrigidos.
Melhor definição dos objetivos
As metas funcionam como bússolas porque ajudam a orientar profissionais e equipes. No entanto, bons objetivos precisam ser mensuráveis, ou seja, baseados em números. As métricas são essenciais nesse contexto, pois são a base para estabelecer metas para melhorar o que está sendo feito. As metas podem ser difíceis de criar se você não conhecer seus KPIs.
Direção para o resultado final
Muitas vezes, dentro da empresa, há uma falta de orientação para resultados. Portanto, isso significa que talentos e equipes se perdem em processos e burocracia, e os resultados são esquecidos. Felizmente, as métricas de monitoramento enviam uma mensagem clara: bons resultados são essenciais e todos devem buscá-los.
Quais os principais indicadores de produtividade?
É importante entender que, antes de utilizar os indicadores de produtividade, é necessário conhecer os seus diferentes tipos e aplicações.
Como já adiantamos, a própria indústria e o mercado operam com KPIs predefinidos e padronizados. Portanto, utilizá-los pode agilizar a construção e implementação de uma estratégia de sucesso.
Confira os principais tipos de indicadores:
1. Indicadores de Qualidade
Os indicadores de qualidade têm a função de medir se o resultado final pré-estabelecido pela empresa e / ou exigido pelos clientes está sendo cumprido.
Por exemplo: na sua empresa a meta é vender 90% dos produtos — se esse objetivo for concretizado, os indicadores estão de acordo com o seu negócio. Mas é bom lembrar que você precisa se atentar também aos 10% que não foram vendidos.
2. Indicadores de Capacidade
O indicador de capacidade é útil para medir o nível de entrega produtiva durante um período de tempo. Assim, ele trata-se de um cálculo meramente quantitativo.
Através de sua leitura, é possível identificar o número de mercadorias produzidas, por exemplo, buscando a conformidade em relação aos objetivos do negócio.
3. Indicadores de Estratégia
Se estamos chegando aos lugares que planejamos e que trabalhamos para isso, é um sinal de que estamos no caminho certo, concorda?
Por isso, os indicadores que levam em conta as estratégias criadas pela organização para chegar a algum ponto, são medidos por meio das metas e objetivos atingidos.
4. Indicadores de Lucratividade
Esse indicador vai permitir que você analise o lucro líquido da sua empresa. Com ele, você consegue ter ideia de quanto o seu negócio ganha em cima de cada projeto e se é vantajoso continuar com os planos em vigência ou não.
5. Indicadores de Competitividade
Os indicadores de competitividade se tratam de uma série de fatores que visa identificar o seu potencial de desbancar a concorrência.
Ou seja, falamos tanto dos preços dos seus produtos e serviços, da média salarial, entre outros.
6. Indicadores de Turnover
O índice turnover é, também, um dos mais importantes. Assim, saber a rotatividade da sua empresa lhe mostra muitas coisas. Inclusive, faz alertas sobre como anda a sua produtividade. Conseguir reter talentos e manter os colaboradores interessados é, por consequência, uma medida necessária para o sucesso de um negócio.
Para medir este indicador é preciso calcular a rotatividade dos colaboradores em um determinado período de tempo: se o índice estiver alto, há um problema detectado e a empresa terá que agir para descobrir a razão, trabalhando, portanto, para a redução deste número.
FAQ
Quais são os indicadores de produtividade?
Existem 6 indicadores principais. Eles são: Qualidade, Capacidade, Estratégia, Lucratividade, Competitividade, Turnover.
O que são indicadores de produtividade?
Os indicadores de produtividade são ferramentas que ajudam uma empresa a medir o desempenho dos seus colaboradores. Além disso, eles também auxiliam na otimização dos processos para que exista um aumento da produção sem afetar a qualidade dos produtos e / ou serviços que são entregues.
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