O mundo BANI e o mundo VUCA são conceitos feitos para explicar as fases que a sociedade vive. Assim, a cada ano que passa a sensação que temos é de que o mundo está girando mais rápido. Antes as mudanças e transformações ocorriam de forma lenta e gradual, em 10 anos pouca coisa realmente mudava.
Veja também o que é segurança psicológica!
Hoje tudo acontece ao mesmo tempo. A velocidade das transformações é tão rápida e intensa que somos incapazes de acompanhar e compreender tudo o que acontece mundo afora, nos diversos setores e frentes de mercado.
Portanto, abaixo você verá tudo o que precisa saber sobre o mundo VUCA e BANI. Confira:
O que é o mundo VUCA?
O termo surgiu nos anos 90, utilizado inicialmente pelas unidades militares dos EUA para designar o novo contexto mundial. Com a queda do Muro de Berlim, a divisão clara entre dois grandes blocos de poder foi substituída por várias potências locais, com interesses próprios e relações complexas.
Quatro pilares definem esse novo cenário: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, cujas iniciais em inglês (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) dão nome ao Mundo VUCA.
Os mesmos fatores listados acima também se tornaram cada vez mais presentes no campo empresarial. No Mundo VUCA, uma companhia no outro lado do planeta ou um grupo de estudantes recém-formados em sua cidade podem até mesmo tornar o seu modelo de negócios inteiramente obsoleto em questão de meses.
Para algumas organizações, isso representa um enorme perigo, enquanto outras enxergam no Mundo VUCA a sua maior oportunidade. Por fim, a diferença entre quem irá conduzir as mudanças e quem será prejudicado por elas está na preparação correta.
O que significa cada letra?
Para além das traduções, cada palavra tem um significado que descreve uma situação vivenciada pela sociedade. Portanto, vamos a elas:
V (volatility) = Volatilidade
A letra “V” diz sobre a velocidade que as transformações acontecem em todos os âmbitos da vida, desde a vida na sua residência até as questões mundiais.
Por exemplo, na década de 90, a internet começa a se popularizar no mundo. Não podemos pensar na internet de 30 anos atrás como nos moldes atuais, mas ali começava uma grande mudança nas relações pessoais, profissionais e até mesmo de governo.
Portanto, a internet, com o auxílio da informática, foi uma ferramenta bem fundamental para a aceleração da mudança de dinâmica, ou seja, quanto mais volátil o mundo se torna, maiores e mais rápidas são as transformações.
U (uncertainty) = Incerteza
Com certeza você olha para o futuro como uma caixa misteriosa e não consegue prever o que vai sair dali de dentro devido às grandes mudanças e velocidade com que acontecem. Assim, a segunda letra deste acrônimo fala exatamente sobre isso.
Dessa forma, podemos dizer que somos praticamente incapazes de prever o que está por vir, o que vai ser criado, como vamos trabalhar ou quais são as profissões que vão surgir nos próximos cinco, dez anos.
Sendo assim, definir um padrão a ser seguido ou estabelecer uma ordem é bem difícil. Quem diria que em dois anos uma parte significativa das empresas funcionariam sem um lugar físico?
C (complexity)= Complexidade
Todo esse cenário parece bem complexo, correto? Pois é, para o conceito de mundo VUCA, a complexidade apresenta uma realidade onde existem vários lados e variáveis que precisam ser analisados para que uma decisão seja tomada de forma mais assertiva.
Diante disso, ponderar todos os fatores, os previstos e os imprevistos, riscos, acertos e erros é fundamental para que se consiga ter uma visão geral e saber agir diante de uma situação.
A (ambiguity)= Ambiguidade
A partir de tantas variáveis e incertezas, temos então situações ambíguas ocorrendo no nosso dia a dia. Ou seja, o volume de informações, fontes e possibilidades pode nos colocar frente à situações que devemos fazer escolhas e muitas vezes arriscadas, o que dificulta a tomada de decisão.
O que é o mundo BANI?
Para fazer uma comparação entre mundo VUCA e mundo BANI é essencial esclarecer o que contempla, significa e abrange cada um deles. Por isso, agora vamos falar sobre o segundo termo.
Muitos acham que o mundo BANI foi definido por conta da pandemia do novo coronavírus, mas na verdade, ele foi determinado um pouco antes dessa fase, em 2018, pelo antropólogo e futurologista Jamais Cascio, durante um evento organizado pelo Institute For The Future (IFTF).
É possível dizer que o período pandêmico o potencializou e o reforçou, mas o mundo BANI ganhou efetiva notoriedade com a publicação do artigo de Cascio, denominado “Facing The Age Of Chaos”, ou “Encarando a Era do Caos”, em tradução livre.
O que significa cada letra?
Vamos entender o que está por trás de cada palavra.
B (brittle) = Frágil
Segundo Cascio, “a fragilidade é uma força ilusória.” Quando ele afirma isso, ele diz que no mundo BANI a fragilidade concentra seus esforços para maximizar a eficiência. Em contrapartida, concentra uma falha, um ponto crítico em apenas um ponto.
Por exemplo, as máquinas, tecnologias e sistemas são aparentemente fortes, eficazes e estáveis. No entanto, se tornam inúteis quando surgem uma nova atualização, fazendo com que sejam descartáveis.
A partir disso, dentro do universo corporativo, podemos dizer que essa fragilidade faz com que estejamos sempre tentando prever e antecipar imprevistos, riscos para não cedermos a eles. E como tudo é frágil e se modifica com certa frequência, ficamos em um loop de previsões.
A (anxious) = Ansioso
Então, falando em prever, antecipar, olhar para algo que ainda não aconteceu ou que pode vir acontecer, caímos na segunda palavra deste acrônimo: ansiedade.
Como consequência de uma vida que estamos constantemente buscando não errar, prever as coisas a sensação de ansiedade cresce muito. De acordo com o estudo da MindMiners, a OMS (2019) afirmou que nos últimos 15 anos houve um aumento expressivo na frequência de transtornos relacionados à ansiedade em todo o mundo e o Brasil ocupa o 1º lugar do ranking.
Além disso, durante a pandemia, os casos de ansiedade aumentaram de modo vertiginoso. Segundo a OMS, a prevalência de ansiedade e depressão durante a pandemia cresceram 25%.
Essa é uma possível consequência para estruturas e sistemas frágeis, para Cascio “em um mundo ansioso, cada escolha parece ser potencialmente desastrosa.”
N (nonlinear) = Não-linear
Exatamente como o termo diz, não-linear refere-se a algo que tem uma variação de rota, que não apresenta um sentido único. Ou seja, no mundo BANI essa não-linearidade diz respeito a um desequilíbrio de ações ou decisões que foram ou não tomadas dentro de um contexto de incertezas e como isso impacta o todo.
I (incomprehensible) = Incompreensível
A partir do momento que tudo está muito frágil, ficamos tentando prever o futuro e suas consequências e não conseguimos ter certeza das nossas decisões, damo-nos de cara com o incompreensível.
Por que o mundo BANI é incompreensível? Não conseguimos estudar e analisar as coisas como desejamos para tomar uma atitude. Ficamos imersos em muitas informações que muitas vezes não dão conta do que queremos na ansiedade de encontrar uma resposta, até porque muitas vezes não sabemos fazer as perguntas certas para nossos problemas.
Quais as diferenças entre o Mundo VUCA e o BANI?
O Mundo BANI é visto por muitos estudiosos como uma evolução do Mundo VUCA, conceito que está relacionado com a rapidez das mudanças no mercado e como os negócios precisam desenvolver táticas flexíveis a todas essas variações.
Portanto, podemos dizer que passamos de uma percepção de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo para um que é frágil, ansioso, não linear e incompreensível.
As questões ressaltadas no Mundo BANI se mostraram mais atualizadas com a realidade da nossa sociedade, principalmente após o início da pandemia de coronavírus, que influenciou uma série de comportamentos de forma definitiva.
Em outras palavras, a nossa sociedade passou a enfrentar novos desafios. Sendo assim, foi proposta a criação do BANI, de modo que as empresas poderiam ter um entendimento ainda mais aprofundado da realidade nas quais elas estão inseridas.
Como se preparar para o Mundo VUCA e BANI?
Ambos cenários apontados acima evidenciam a necessidade das empresas se adaptarem continuamente para se manterem revelastes e competitivas.
Tendo isso em vista, separamos algumas dicas para adaptar o seu negócio aos conceitos do Mundo VUCA e BANI. Confira:
1. Seja ágil e flexível
Empresas que são ágeis e flexíveis têm maior capacidade de adaptação e resposta rápida a mudanças. Assim, adotar uma cultura de experimentação, inovação e aprendizado contínuo pode ajudar as empresas a se adaptarem de modo mais rápido às mudanças repentinas.
2. Fomente uma cultura de resiliência
A resiliência é a capacidade de se recuperar de forma rápida após um revés. Desse modo, as empresas podem fomentar uma cultura de resiliência incentivando seus colaboradores a enfrentar desafios, aprendendo com erros e buscando soluções inovadoras para os problemas.
3. Invista em tecnologia e digitalização
A tecnologia pode ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças do mundo VUCA e BANI, permitindo maior flexibilidade, automação e eficiência nos processos.
Além disso, a digitalização também pode ajudar as empresas a se manterem conectadas e a se comunicarem com seus clientes e colaboradores em tempo real.
4. Esteja preparado para o inesperado
As empresas devem estar preparadas para enfrentar o inesperado e devem ter planos de contingência em vigor para lidar com cenários imprevistos. Assim, a criação de equipes dedicadas a monitorar e responder a mudanças pode ser uma estratégia eficaz para lidar com eventos imprevistos.
5. Priorize a colaboração
A colaboração é essencial para a adaptação em um mundo incerto e adverso. As empresas devem buscar trabalhar em parceria com outras empresas, organizações e indivíduos para obter novas perspectivas e soluções inovadoras para desafios complexos.
6. Esteja disposto a repensar seus modelos de negócios
As empresas devem estar abertas a repensar os seus modelos de negócios para se adaptarem às mudanças. Isso pode envolver a criação de novos produtos ou serviços, a expansão em novos mercados ou a adoção de novas tecnologias, por exemplo.
7. Coloque o cliente no centro de tudo
As empresas devem priorizar as necessidades e desejos dos clientes e adaptar seus produtos e serviços para atender às suas expectativas. Por fim, uma abordagem centrada no cliente pode ajudar as empresas a se manterem relevantes e competitivas em um mundo BANI e VUCA.
FAQ – Mundo VUCA e BANI
O que é o mundo VUCA?
O termo surgiu nos anos 90 para designar o novo contexto mundial. Com a queda do Muro de Berlim, a divisão clara entre dois grandes blocos de poder foi substituída por várias potências locais, com interesses próprios e relações complexas.
Quatro pilares definem esse novo cenário: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, cujas iniciais em inglês (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) dão nome ao Mundo VUCA.
O que é o mundo BANI?
Muitos acham que o mundo BANI foi definido por conta da pandemia do novo coronavírus, mas na verdade, ele foi determinado um pouco antes dessa fase, em 2018, pelo antropólogo e futurologista Jamais Cascio, durante um evento organizado pelo Institute For The Future (IFTF).
É possível dizer que o período pandêmico o potencializou e o reforçou, mas o mundo BANI ganhou efetiva notoriedade com a publicação do artigo de Cascio, denominado “Facing The Age Of Chaos”, ou “Encarando a Era do Caos”, em tradução livre.