Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho!

Qualquer empresa que deseja ter sucesso e ser um local seguro para os profissionais crescerem deve se preocupar com a segurança psicológica dentro do ambiente de trabalho. Assim, esse fator influencia na produtividade, na felicidade e no comprometimento dos profissionais com as suas atividades do dia a dia.

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Portanto, uma empresa que proporciona a cultura da segurança psicológica no trabalho, possbilita que os profissionais compartilhem as suas ideias, opiniões, medos e até peça feedbacks. Tudo isso, sem medo de ser julgado ou até exposto pelos seus colegas. Desse modo, os profissionais crescem na carreira e a organização consegue atingir melhores resultados.

Portanto, pensando nisso, abaixo você verá tudo o que precisa saber sobre a segurança psicológica no trabalho. Confira:

O que é segurança psicológica no trabalho?

Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! - Foto: BS MAS
Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! – Foto: BS MAS

Este termo foi pensado e estudado pela Dra. Amy Edmondson, professora de Harvard. Assim, segundo ela a segurança psicológica “é uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que a equipe é segura para a tomada de riscos interpessoais”. Podendo afirmar que a Segurança Psicológica no trabalho  é o principal alicerce das equipes de alto desempenho. A segurança psicológica da equipe não é um fim em si. Na verdade, é o ingrediente necessário que permite que uma equipe aprenda. Portanto, quando uma equipe é capaz de aprender, seu desempenho continuará melhorando.

Então, a segurança psicológica diz respeito a um ambiente organizacional onde as pessoas as pessoas se sentem confortáveis para falarem as suas opiniões, compartilharem experiências e ideias sem serem tolhidos ou retaliadosDesse modo, todos ficam tranquilos e seguros para se expor diante de outros colaboradores da empresa.

Não há o medo de sofrer punições, passar por constrangimentos ou até rejeições pelo simples fato de colocar uma ideia na mesa de discussão ou se opor a algo que alguém está falando, mesmo que esse alguém seja seu líder direto. Um ambiente assim contribui para que as pessoas sejam mais autênticas e criativas, que não tenham medo de errar e assumir o erro ao mesmo tempo que faz parte na busca por solução, além de contribuir para uma convivência bem mais harmoniosa.

O que não é segurança psicológica?

Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! - Foto: PC MAS
Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! – Foto: PC MAS

É fundamental reforçarmos que, ao adotar a cultura da segurança psicológica, o conceito deve estar bem definido e perceptível para colaboradores, gestores e RH. Por isso, achamos importante trazer alguns tópicos que não devem ser confundidos com a segurança psicológica:

  • Ser “legal”;
  • Um fator de personalidade;
  • Apenas mais uma palavra para confiança;
  • Não se trata de reduzir padrões de desempenho.

Alguns fatores são desafios para o exercício da segurança psicológica e podem gerar insegurança nos colaboradores, como: falta de gestão, liderança, ausência de planos de carreira, instabilidade financeira, falta de diálogo e transparência.

O conceito e o sentimento precisam ser disseminados e tornarem-se parte da cultura da empresa por meio do exemplo. É preciso insistir, cobrar e incentivar a prática. Essa influência precisa vir das lideranças e da área de Recursos Humanos.

Qual a importância de zelar pelo bem-estar dos colaboradores?

Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! - Foto: PV MAS
Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! – Foto: PV MAS

A segurança psicológica no trabalho é fundamental não só para minimizar os prejuízos relacionados com o absenteísmo e afastamento dos seus colaboradores devido a problemas, mas também para oferecer um ambiente de bem-estar para todos os presentes.

A empresa precisa deixar claro que o funcionário tem a liberdade para demonstrar vulnerabilidade, compartilhar problemas que estejam passando no atual momento e ter a certeza de que terá todo o suporte necessário para passar por essa situação, com empatia por parte dos líderes.

Assim, os funcionários conseguem atuar com mais segurança no dia a dia, além de terem um clima organizacional que promove uma melhor saúde mental ao longo do tempo. A organização ao oferecer apoio dessa natureza, permite que eles se sintam à vontade para realizarem suas atividades sem medo de errar, possibilitando-se arriscar — o que pode render ótimos resultados para seu negócio.

Preferencialmente, é fundamental oferecer um processo de empatia para seus colaboradores. Por fim, isso auxilia em uma visão mais humana da empresa sobre os funcionários, trazendo mais motivação para todos os presentes.

Quais são os estágios da segurança psicológica no trabalho?

Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! – Foto: VR MAS

A segurança psicológica no trabalho pode ser observada de acordo com quatro estágios que medem o nível de liberdade e confiança que o ambiente transmite aos colaboradores.

É fundamental saber quais são, pois é através deles que agimos para medir e aumentar a segurança psicológica de uma equipe. Portanto, podemos dizer que eles ajudam a identificar melhorias na cultura organizacional. 

Veja quais são:

1. Segurança em pertencer

O primeiro estágio diz respeito ao desenvolvimento de um espaço aberto à inclusão. Assim, a empresa aceita as pessoas da forma que elas são e valoriza a diversidade de experiências, perfis, personalidades e entre outros fatores.

A partir disso, oferece-se um meio social no qual as pessoas podem se sentir incluídas e confortáveis para compartilhar as suas perspectivas.

2. Segurança em aprender

A segurança em aprender corresponde ao quanto os colaboradores se sentem livres para perguntar, experimentar e errar sem haver algum tipo de constrangimento ou até julgamento como consequência.

3. Segurança em contribuir

O terceiro estágio representa a confiança que os profissionais possuem para contribuir com o crescimento do negócio. Assim, o objetivo é que todos se sintam confortáveis em usar as suas habilidades e experiências para aprimorar os processos.

4. Segurança em desafiar

A segurança em desafiar se refere à liberdade para sugerir e implementar mudanças dentro da empresa. Esse é o alicerce para a inovação. Os colaboradores precisam ter a possibilidade de questionar processos antigos para torná-los mais eficientes.

Como promover a segurança psicológica no trabalho?

Segurança psicológica: saiba o que é e a importância no ambiente de trabalho! – Foto: TV MAS

Como conseguir promover a segurança psicológica no trabalho? De que forma é possível inserir um contexto mais humano no ambiente laboral? Veja abaixo algumas dicas para conseguir implementar a segurança psicológica no trabalho.

Cultura de feedback

Um dos principais pontos quando o assunto é segurança psicológica diz respeito a uma cultura de feedback bem estabelecida. Essa é uma das maneiras mais eficazes de criar um diálogo honesto entre líderes e liderados. Desse modo, cria-se um canal de comunicação e as pessoas se sentem mais confortáveis para expor problemas, dúvidas e ideias. Para aqueles que são mais tímidos, pode ser um ótimo ponto de partida.

É importante que o RH da empresa crie esses ciclos de feedbacks com o objetivo de propor uma troca constante entre os membros da equipe.

Cultura da tolerância ao erro  

Geralmente índices baixos de segurança psicológica vem de uma cultura de intolerância aos erros e às diferenças. Mas é importante reforçar que não estamos defendendo aqui que, ao cometer um erro gravíssimo, o responsável não deva sofrer as consequências.

O que estamos dizendo é que é preciso análise e consideração. O fato é que os colaboradores têm muito medo de errar porque acham que sofrerão punições e, por conta disso, deixam de experimentar e testar. Dessa forma, grandes ideias podem ficar guardadas.

Incentivar opiniões que fogem do comum e garantir que todos se sintam confortáveis com as diferenças é essencial para criar um clima organizacional agradável entre o time.

Ofereça feedbacks positivos

Diversos líderes têm dificuldades em oferecer feedbacks positivos, elogiando os funcionários de forma individual ou os times como um todo. Isso pode gerar uma sensação de frustração constante, tornando-os tensos durante todo o tempo e criando estresse ocupacional.

Para conseguir deixá-los tranquilos e motivá-los no dia a dia, é importante apontar quais são os pontos positivos das equipes, de que forma estão contribuindo para o crescimento da organização. Além disso, é fundamental que, ao realizar críticas, elas sejam feitas de forma construtiva e respeitosa.

Inclusão de outros membros na tomada de decisão

Para que a organização consiga ter resultados positivos ela deve ouvir os colaboradores e, principalmente, incluí-los no processo de tomada de decisão.

Por isso, é fundamental que todos possam contribuir com ideias e sugestões, para que a tomada de decisão considere o ponto de vista de todos os profissionais que fazem parte da empresa. Assim, o poder de escolha se divide entre líderes e liderados, aproximando-se de uma gestão democrática.

Além disso, essa estratégia promove o sentimento de pertencimento entre os colaboradores e eles passam a trabalhar com maior engajamento.

Promova a comunicação não violenta

A comunicação empática se baseia na compreensão do estado emocional e do ponto de vista da outra pessoa. Isso contribui para que as mensagens direcionadas aos colaboradores sejam claras e diretas, o que evita desconfortos, constrangimentos e ruídos na comunicação.

Uma dica importante é adotar as práticas da comunicação não violenta em seu dia a dia. Esse conceito foi criado pelo psicólogo Marshall Rosenberg com o intuito de trabalhar a comunicação como um meio de conexão e compaixão. Aliado à empatia no trabalho, as chances de criar um ambiente seguro e acolhedor são maiores.

Exerça uma escuta ativa

Muitas vezes o caminho para solucionar problemas de comunicação e promover um ambiente psicologicamente saudável é a escuta, não a fala. Logo, é interessante estimular que os colaboradores exerçam uma escuta ativa.

Mas o que isso significa? Consiste em ouvir o outro com atenção, sem interromper, e fazer perguntas adequadas depois da fala para validar e compreender o ponto de vista apresentado.

As conversas se tornam mais claras e efetivas com a aplicação dessa prática. Além disso, evita-se conflitos, porque antes de adicionar sua perspectiva à discussão, busca-se entender o outro. De certa forma, é um ato que complementa a comunicação empática.

Incentivo à criatividade e tomada de riscos

Não são todas as empresas que incentivam a tomada de riscos, pois é algo que varia muito conforme a cultura do ambiente. Vale refletir sobre como grandes ideias podem resultar em ótimos resultados, mas para isso precisam ser tomados alguns riscos de vez em quando.

Encontrar o equilíbrio ideal dos riscos para a sua empresa pode ser o caminho certo para não anular a criatividade.

FAQ – Segurança psicológica

O que é segurança psicológica?

A segurança psicológica diz respeito a um ambiente detentor de um clima no qual as pessoas se sentem confortáveis para falarem as suas opiniões, compartilharem experiências e ideias. Desse modo, todos ficam tranquilos e seguros para se expor diante de outros colaboradores da empresa.

Quais são os estágios da segurança psicológica?

A segurança psicológica no trabalho pode ser observada de acordo com quatro estágios que medem o nível de liberdade e confiança que o ambiente transmite aos colaboradores. Eles são:

  • Segurança em pertencer;
  • Segurança em aprender;
  • Segurança em contribuir;
  • Segurança em desafiar.