O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar!

Os primeiros PCs eram máquinas bem simples, capazes de executar apenas algumas operações matemáticas bem básicas. Mas atualmente, esses dispositivos conseguem aprender os nossos gostos, identificar tendências e até processar um grande número de informações em tempo real para tomar decisões e automatizar processos graças a avanços, como a inteligência artificial.

Veja também o que é Dissídio Salarial!

Nesse cenário, os algoritmos de inteligência artificial ganharam destaque. Desse modo, eles permitem que PC se integrem a diferentes partes do nosso dia a dia, automatizando a rotina e executando atividades com bem mais agilidade e segurança.

Portanto, pensando nisso, hoje vamos sobre tudo o que você precisa saber sobre a inteligência artifical. Confira:

O que é inteligência artificial e como ela funciona?

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! - Foto: OT MAS
O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: OT MAS

Uma solução de IA envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado e entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, o raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão.

Portanto, podemos dizer que o conceito de Inteligência Artificial está diretamente relacionado à capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente. Além disso, as IAs também podem “aprender por si mesmas” graças a sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a elas ampliarem seus conhecimentos.

Por fim, a Inteligência Artificial (IA) também é um campo da ciência, cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma.

História da Inteligência Artificial

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: SE MAS

O termo inteligência artificial chegou em 1956, mas só se popularizou hoje graças aos crescentes volumes de dados disponíveis, algoritmos avançados, e melhorias no poder e no armazenamento computacionais.

As primeiras pesquisas de IA na década de 50 exploraram temas como a resolução de problemas e métodos simbólicos. Já na década de 1960, o Departamento de Defesa dos EUA se interessou por este tipo de tecnologia e começou a treinar PCs para imitar o raciocínio humano básico.

Assim, esses primeiros trabalhos prepararam o caminho para a automação e o raciocínio formal que vemos nos PCs de hoje, incluindo sistemas de apoio à decisão e sistemas inteligentes de pesquisa que podem ser projetados para complementar e expandir as capacidades humanas.

Enquanto os filmes e os livros de ficção científica retratam a inteligência artificial como robôs humanoides que dominam o mundo, a evolução atual das tecnologias de IA não é tão assustadora – ou tão inteligente assim. Portanto, em vez disso, a IA evoluiu para fornecer muitos benefícios específicos para todas as indústrias.

Qual é o principal objetivo da IA?

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! - Foto: PA MAS
O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: PA MAS

Entre os inúmeros objetivos da inteligência artificial, o principal é desenvolver tecnologias que tenham a capacidade de simular as ações humanas e de pensar de maneira lógica. E com isso, criar soluções para os mais variados aspectos da nossa vida.

Desse modo, a modernização das empresas é um dos resultados práticos mais evidentes do uso destas tecnologias. No entanto, há muitas outras áreas usufruindo desses benefícios, como saúde e entretenimento.

Como funciona a inteligência artificial?

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! - Foto: MIT MAS
O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: MIT MAS

De modo geral, os sistemas de inteligência artificial processam e analisam grandes volumes de dados buscando padrões que ajudem a fazer previsões. Assim, por exemplo, os chatbots recebem informações que os ajudam a identificar comportamentos e podem interagir com as pessoas de uma maneira semelhante à humana.

A IA requer uma base de hardware e software especializado, e as linguagens de programação mais utilizadas nesta área são Python, R e Java. Além disso, vale notar que a programação de IA envolve três habilidades principais: aprendizagem, raciocínio e autocorreção.

  • Processos de aprendizagem: esses processos se concentram na aquisição de dados, analisando-os e criando regras para convertê-los em informações acionáveis. Assim, instruções detalhadas são construídas para ensinar a máquina a completar uma tarefa;
  • Processos de raciocínio: esses processos imitam o pensamento humano em máquinas e vários dispositivos de tomada de decisão;
  • Processos de autocorreção: através desses processos, os algoritmos podem ser continuamente ajustados, otimizando ainda mais os resultados.

Como a IA pode ajudar as organizações?

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! - Foto: MIT MAS
O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: MIT MAS

O princípio central da IA ​​é replicar, e depois exceder, a maneira como os humanos percebem e reagem ao mundo. Assim, ela está se tornando o pilar da inovação de forma bem rápida. Alimentada por várias formas de machine learning que reconhecem padrões em dados para permitir previsões, a IA pode agregar valor ao seu negócio ao:

  • Fornecer uma compreensão mais abrangente sobre a abundância de dados disponíveis;
  • Contar com previsões para automatizar tarefas excessivamente complexas ou mundanas.

Quais são as maiores vantagens da inteligência artificial para empresas?

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: BD MAS

A inteligência artificial tem inúmeras aplicações e vantagens para o dia a dia e, sobretudo, para as empresas. Portanto, entenda as principais aplicações dessa tecnologia e os benefícios ela proporciona.

Dá suporte a avaliação de indicadores e tomadas de decisão

Por meio da análise de dados, processamento veloz e preciso de informações, a inteligência artificial é útil para avaliação de indicadores de desempenho e geração de relatórios de performance. Assim, esses recursos são essenciais de modo a entender o andamento do negócio, enxergar pontos de correção e melhoria, e obter insights.

Poder fazer o cálculo correto de métricas, como o Retorno Sobre o Investimento (ROI), é útil para ter uma ideia concreta da realidade do negócio. Junto a outros índices, gestores podem fazer um mapeamento completo da empresa e ter uma percepção acertada da performance de cada área e onde é preciso fazer ajustes.

Da mesma forma, análises profundas com o apoio de IA ajudam a identificar erros, fraudes e prevenir riscos, como no caso de avaliações de crédito.

Otimiza e automatiza processos

A automatização de processos é um dos principais ganhos da aplicação de inteligência artificial em empresas. Além disso, tarefas repetitivas e burocráticas podem ser facilmente informatizadas e realizadas por sistemas inteligentes.

Portanto, alguns exemplos de atividades que podem ser automatizadas por meio de sistemas de IA são:

  • emissão automática de documentos fiscais;
  • validação de documentos no RH;
  • gestão de estoque;
  • monitoramento de cronogramas de manutenção.

Inclusive, a inteligência artificial aliada à robótica pode alavancar o setor fabril, tanto pela automatização de operações quanto pelo potencial de gestão de máquinas. Com uso de tecnologias como telemetria, câmeras e sensores, um sistema de IA pode monitorar as demais máquinas, acompanhando o andamento dos processos e apontando erros e gargalos.

Potencializa as campanhas de marketing

O marketing é um dos setores que mais ganham com a introdução da inteligência artificial. Isso porque a maioria das estratégias e campanhas é desenhada com base em dados. Assim, com o suporte da análise de dados feita por IA, gestores mapeiam tendências e informações sobre o público-alvo com maior facilidade e abrangência.

Esse mapeamento gerará conhecimento precioso sobre o comportamento do consumidor, suas necessidades e dores, além de apontar tendências e oportunidades de mercado, permitindo que a empresa assuma uma postura proativa e antecipe demandas.

A avaliação do comportamento do consumidor é um dos pilares para campanhas de marketing bem-sucedidas atualmente. Esse estudo possibilita conhecer profundamente os perfis dos clientes, saber mais sobre seus hábitos e segmentá-los de forma eficiente de modo a direcionar conteúdos e promoções.

Todo esse esforço, certamente, aumenta as chances de um cliente fechar uma compra, visto que a IA ajuda a entregar conteúdo de valor e relevância para cada sujeito, graças aos níveis de personalização que as máquinas conseguem atingir.

Porfim, basta lembrar que empresas como Spotify e Netflix usam algoritmos de recomendação que se baseiam em inteligência artificial para aprimorar a forma como o conteúdo aparece para cada usuário.

Melhora o atendimento ao cliente

Chatbots — robôs de atendimento de IA — são amplamente úteis por diversas empresas para otimizar o atendimento ao público. Baseados em Machine Learning, esses robôs conseguem, com o tempo, melhorar seu atendimento e como interagem com o cliente, aprimorando suas respostas.

Caso haja necessidade, o atendimento pode ser encaminhado para um atendente humano. No entanto, os chatbots conseguem lidar com um alto volume de atendimentos com alta velocidade e reduzir os casos críticos, evitando que um grande número de usuários fique insatisfeito com a falta de respostas e demora.

Com isso, mesmo havendo limitações, sua aplicação é válida para solucionar dúvidas simples ou confirmar informações aos clientes.

Quais são as tecnologias por trás da Inteligência Artificial?

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: RA MAS

Existem algumas tecnologias que despontam dentro do campo da Inteligência Artificial ou que contribuem para que ela evolua. Veja algumas das principais:

Machine Learning

O Aprendizado de Máquina envolve um método de avaliação de dados que automatiza o desenvolvimento de padrões analíticos. Assim, ele tem como base a concepção de que sistemas tecnológicos podem aprender usando dados, de modo a descobrir padrões, tomar decisões e se aperfeiçoar com pouca interferência humana. Dessa forma, pode melhorar a realização de uma atividade ao longo do tempo.

Além disso, Plataformas de Machine Learning são capazes de fornecer capacidade computacional, bem como dados, algoritmos, APIs, entre outras soluções para se projetar, treinar e aplicar modelos da área em máquinas, aplicativos, processos e etc.

Deep Learning

O Deep Learning, ou aprendizagem profunda, é um tipo especial de aprendizado de máquina. Dessa forma, ele envolve redes neurais artificiais com várias camadas de abstração, sendo aplicado para reconhecimento de padrões e aplicativos de classificação amparados por conjuntos de dados.

O processo de aprendizado ocorre entre suas camadas de neurônios matemáticos, em que a informação é transmitida através de cada camada. Nesse esquema, a saída da camada anterior é a entrada da posterior.

Por fim, o Deep Learning “treina” máquinas para executarem atividades como se fossem humanos. Por exemplo, a identificação de imagens e reconhecimento de fala. Ele também processa os dados.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O Processamento de Linguagem Natural visa ao estudo e à tentativa de se reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana. Portanto, para isso, emprega softwares, programação e outras soluções.

Por meio do PLN, as máquinas podem compreender melhor os textos — o que envolve reconhecimento de contexto, extração de informações, desenvolvimento de resumos e etc.  Além disso, também é possível compor textos partindo de dados obtidos por PCs.

Por fim, o PLN pode ser útil em áreas como atendimento ao consumidor e na produção de relatórios corporativos.

Como implementar a inteligência artificial no seu negócio?

O que é inteligência artificial? A importância de nos adaptar! – Foto: EC MAS

1. Inicie progressivamente

Ao começar, é essencial fazer isso em uma pequena escala. Assim, o processo de adaptação será mais fácil, sem interferir em outros processos do negócio, e a empresa poderá aprender a conviver com a IA.

2. Identifique as áreas de implementação

Para implementar a IA com sucesso, é necessário identificar as áreas em que essas ferramentas precisam ser priorizadas. Para isso, devemos analisar em detalhes os setores nos quais haverá maiores benefícios com sua implementação.

3. Treine os funcionários

Não adianta ter as últimas ferramentas de IA se os seus profissionais não forem treinados para tirar o máximo proveito delas. É por isso que é crucial ter uma capacitação completa para atingir os objetivos.

FAQ

O que é inteligência artificial?

Em termos mais simples, IA que significa inteligência artificial refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que eles coletam.

Como implementar a inteligência artificial no seu negócio?

  1. Inicie progressivamente;
  2. Identifique as áreas de implementação;
  3. Treine os funcionários

Quais são as maiores vantagens da inteligência artificial para as empresas?

  • Dá suporte a avaliação de indicadores e tomadas de decisão;
  • Otimiza e automatiza os processos;
  • Potencializa as campanhas de marketing;
  • Melhora o atendimento ao cliente,