Muito provavelmente todos nós conhecemos pessoas, seja no trabalho ou em nossas vidas pessoais, que são bons ouvintes. Não importa em que tipo de situação estamos, eles sempre parecem saber exatamente o que dizer – e como dizer – para que não fiquemos ofendidos ou chateados. Essas pessoas possuem o que chamamos de inteligência emocional. Dessa forma, eles são atenciosos e, mesmo que não encontremos uma solução para o nosso problema, geralmente “saímos” nos sentindo mais esperançosos e otimistas.
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Além disso, é muito provável que você também conheça pessoas que são mestres em controlar suas emoções. Portanto, eles não ficam com raiva em situações estressantes. Em vez disso, eles têm a capacidade de examinar um problema e encontrar uma solução com calma. Eles são excelentes tomadores de decisão e sabem quando confiar em sua intuição. Independentemente de seus pontos fortes, no entanto, eles geralmente estão dispostos a olhar para si mesmos com honestidade. Dessa forma, eles aceitam bem as críticas e sabem quando usá-las para melhorar o seu desempenho.
Pessoas assim possuem um alto grau de inteligência emocional. Eles se conhecem muito bem e também são capazes de sentir as necessidades emocionais dos outros.
Você gostaria de ser mais assim?
À medida que mais e mais pessoas aceitam que a inteligência emocional é tão importante para o sucesso profissional quanto a habilidade técnica, as organizações estão cada vez mais usando-a ao contratar e promover.
Por exemplo, uma grande empresa de cosméticos revisou recentemente seu processo de contratação de vendedores para escolher candidatos com base em sua inteligência emocional. O resultado? As pessoas contratadas com o novo sistema venderam, em média, $ 91.000 a mais do que os vendedores selecionados no sistema antigo. Além disso, também houve uma rotatividade de pessoal significativamente menor entre o grupo escolhido por sua inteligência emocional.
Portanto, o que exatamente é a inteligência emocional e o que você pode fazer para melhorar a sua?
O que é inteligência emocional?
Todos nós temos personalidades diferentes, desejos e necessidades diferentes e maneiras distintas de mostrar nossas emoções. Portanto, navegar por tudo isso exige tato e inteligência – especialmente se esperamos ter sucesso na vida. Mas é aqui que a inteligência emocional se torna importante.
A Inteligência emocional (IE) é a capacidade de reconhecer as suas emoções, entender o que elas estão dizendo e perceber como suas emoções afetam as pessoas ao seu redor. Além disso, também envolve a sua percepção dos outros: quando você entende como eles se sentem, isso permite que você gerencie os relacionamentos de forma bem mais eficaz.
Pessoas com alta inteligência emocional geralmente são bem sucedidas na maioria das coisas que fazem. Por quê? Porque são eles que os outros querem em sua equipe. Dessa forma, quando pessoas com alta inteligência emocional enviam um e-mail, ele é respondido. Quando precisam de ajuda, eles conseguem. Como fazem os outros se sentirem bem, eles passam pela vida com muito mais facilidade do que as pessoas que se irritam ou se aborrecem de forma fácil.
Características da Inteligência Emocional
Em seu livro intitulado “Emotional Intelligence – Why It Can Matter More Than IQ” de 1995, Daniel Goleman , um psicólogo americano, desenvolveu uma estrutura de cinco elementos que definem a inteligência emocional:
Autoconsciência
Pessoas com alta inteligência emocional geralmente são muito autoconscientes. Dessa forma, eles entendem suas emoções e, por isso, não permitem que seus sentimentos os governem. Eles são confiantes – porque confiam em sua intuição e não permitem que suas emoções saiam do controle. Além disso, eles também estão dispostos a dar uma olhada honesta em si mesmos. Portanto, eles conhecem seus pontos fortes e fracos e trabalham nessas áreas para que possam ter um desempenho bem melhor. Por fim, vale lembrar que muitas pessoas acreditam que essa autoconsciência é a parte mais importante da inteligência emocional.
Auto-regulação
Esta é a capacidade de controlar as emoções e impulsos. Dessa forma, pessoas que se autorregulam normalmente não se permitem ficar com muita raiva ou ciúme e não tomam decisões impulsivas e descuidadas. Eles pensam antes de agir. Além disso, vale lembrar que as características da autorregulação são consideração, conforto com a mudança, integridade e a capacidade de dizer não.
Motivação
Pessoas com alto grau de inteligência emocional geralmente são bem motivadas. Dessa forma, eles estão dispostos a adiar resultados imediatos para o sucesso de longo prazo. Além disso, eles são altamente produtivos, adoram desafios e são muito eficazes em tudo o que fazem.
Empatia
Este é talvez o segundo elemento mais importante da inteligência emocional. Empatia é a capacidade de se identificar e compreender os desejos, necessidades e pontos de vista das pessoas ao seu redor. Dessa forma, pessoas com empatia são boas em reconhecer os sentimentos dos outros, mesmo quando esses sentimentos podem não ser óbvios. Como resultado, pessoas empáticas geralmente são excelentes na gestão de relacionamentos, ouvindo e relacionando-se com os outros. Além disso, eles evitam estereótipos e julgamentos de forma rápida e vivem suas vidas de uma forma muito aberta e honesta.
Habilidades sociais
Geralmente é fácil conversar e gostar de pessoas com boas habilidades sociais, outro sinal de alta inteligência emocional. Dessa forma, aqueles com fortes habilidades sociais são tipicamente “jogadores” de equipe. Em vez de focar primeiro em seu próprio sucesso, eles ajudam os outros a se desenvolver e brilhar. Além disso, vale lembrar que eles podem gerenciar disputas, são excelentes comunicadores e são mestres em construir e manter relacionamentos.
Como você deve ter determinado, a inteligência emocional pode ser a chave para o sucesso em sua vida – especialmente em sua carreira. A capacidade de gerenciar pessoas e relacionamentos é muito importante em todos os líderes, portanto, desenvolver e usar sua inteligência emocional pode ser uma boa maneira de mostrar aos outros o líder que existe dentro de você.
Como melhorar sua inteligência emocional?
A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser aprendida e desenvolvida. Além de desenvolver suas habilidades nas cinco áreas acima, use as estratégias que estão abaixo:
Observação
Observe como você reage às pessoas. Você se apressa em julgar antes de saber todos os fatos? Você estereotipou alguém? Olhe honestamente como você pensa e interage com outras pessoas. Além disso, tente se colocar no lugar deles e ser mais aberto e receptivo às suas perspectivas e necessidades.
Por outro lado, também observe o seu ambiente de trabalho. Você busca atenção por suas realizações? A humildade pode ser uma qualidade maravilhosa e não significa que você seja tímido ou não tenha autoconfiança. Quando você pratica a humildade, você diz que sabe o que fez e pode ter uma confiança bem silenciosa sobre isso. Por fim, dê aos outros a chance de brilhar – coloque o foco neles e não se preocupe muito em receber elogios para si mesmo.
Faça uma autoavaliação
Quais são os seus pontos fracos? Você está disposto a aceitar que não é perfeito e que poderia trabalhar em algumas áreas para se tornar uma pessoa bem melhor? Tenha a coragem de olhar para si mesmo com honestidade – isso pode mudar a sua vida.
Examine as suas reações
Examine como você reage a situações estressantes. Você fica chateado toda vez que há um atraso ou algo não acontece da maneira que você deseja? Além disso, você culpa os outros ou fica com raiva deles, mesmo quando não é culpa deles? A capacidade de manter a calma e o controle em situações difíceis é bem valorizada – no mundo dos negócios e fora dele. Dessa forma, mantenha suas emoções sob controle quando as coisas derem errado.
Tome responsabilidade por suas ações
Se você magoou alguém, peça desculpas de forma direta – não ignore o que você fez ou evite a pessoa. As pessoas geralmente estão mais dispostas a perdoar e esquecer se você fizer uma tentativa bem honesta de consertar as coisas.
Examine sua ações
Examine como as suas ações afetarão outras pessoas – antes de executá-las. Se sua decisão afetará outras pessoas, coloque-se no lugar delas. Como eles se sentirão se você fizer isso? Você gostaria dessa experiência? Se você precisa agir, como pode ajudar outras pessoas a lidar com os efeitos?
Conclusão
Embora a inteligência “regular” seja importante para o sucesso na vida, a inteligência emocional é a chave para se relacionar bem com os outros e alcançar os seus objetivos. Muitas pessoas acreditam que é pelo menos tão importante quanto a inteligência regular. Além disso, vale lembrar que muitas empresas agora usam testes de inteligência emocional para contratar os novos funcionários.
A inteligência emocional é uma consciência de suas ações e sentimentos – e como eles afetam as pessoas ao seu redor. Por fim, também significa que você valoriza os outros, ouve os seus desejos e necessidades e é capaz de sentir empatia ou se identificar com eles em muitos níveis diferentes.
Perguntas Frequentes
Qual é o conceito de inteligência emocional?
Ela é a capacidade de reconhecer as suas emoções, entender o que elas estão dizendo e perceber como suas emoções afetam as pessoas ao seu redor. Além disso, também envolve a sua percepção dos outros: quando você entende como eles se sentem, isso permite que você gerencie os relacionamentos de forma bem mais eficaz.
O que é inteligência emocional e para que serve?
Ela é a capacidade de reconhecer as suas emoções, entender o que elas estão dizendo e perceber como suas emoções afetam as pessoas ao seu redor. Além disso, também envolve a sua percepção dos outros: quando você entende como eles se sentem, isso permite que você gerencie os relacionamentos de forma bem mais eficaz.
Como desenvolver a inteligência emocional?
Há vários modos de desenvolvê-la. No entanto, comece com os seguintes passos:
- Observe o seu ambiente de trabalho e como você reage às pessoas;
- Faça uma avaliação de si mesmo com o objetivo de se conhecer melhor;
- Examine e veja como você reage a situações estressantes;
- Seja responsável por suas ações;
- Veja como as suas ações podem afetar os outros.
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