O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)!

Por | Geral, Gestão, Secretariado

Você provavelmente deve imaginar que ser proativo significa ter iniciativa. Assim, seria aquela pessoa que se dispõe a fazer determinada tarefa ou que se oferece para pesquisar alguma coisa, sem necessariamente ser chamada para tal. Mas a proatividade vai um pouco além disso.

Veja também o que é minuta de contrato!

Assim, uma pessoa proativa, ao invés de achar culpados para um problema, tenta encontrar a solução. Para a empresa, ter pessoas com essa habilidade é muito precioso. Afinal, os gestores estão sempre preocupados com a organização da empresa, e os funcionários que têm proatividade no trabalho conseguem ver com mais clareza as necessidades de mudança.

Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar sobre o que é proatividade. Além disso, também separamos 10 dicas para te ajudar a ser mais proativo.

O que é ser uma pessoa proativa?

O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! - Foto: VA MAS
O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! – Foto: VA MAS

Uma pessoa proativa é aquela que antecipa as ações, sempre pensando no futuro e atuando como um bom planejador. Assim, quem tem a proatividade pode agir antes mesmo que os problemas aconteçam, tomando ações preventivas e até evitando problemas.

Mas, não confunda a proatividade com iniciativa e ousadia. Embora as pessoas proativas sejam vistas dessa forma, suas atitudes são pensadas a agregar valor e não apenas a ser o primeiro a realizar uma tarefa (ou apenas aquele que levanta a mão mais rápido).

Reatividade x Proatividade

O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! - Foto: JC MAS
O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! – Foto: JC MAS

Pessoas reativas são aquelas que deixam acontecer para depois tomar uma atitude. Por insegurança ou pessimismo, essas pessoas cumprem tarefas apenas quando são designadas a isso. Dessa forma, o “antagonista” da pessoa proativa é a pessoa reativa.

A reatividade é marcada pela passividade nas atividades. No trabalho, a pessoa reativa não deixa de cumprir suas tarefas, mas também não faz nada além disso.

Produtividade x Proatividade

O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! - Foto: ID MAS
O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! – Foto: ID MAS

Há quem confunda esses dois conceitos, mas há diferenças significativas entre eles. Assim, a  produtividade descreve a capacidade de ser produtivo, de gerar valor para um propósito. Mas dá para dizer que proatividade e produtividade também estão ligadas, pois os profissionais proativos costumam ser bastante produtivos.

E inclusive, existe uma razão para isso. Ao assumir a responsabilidade e tomar decisões, um indivíduo se concentra na sua zona de influência, naquilo que ele pode controlar. Por consequência, deixa de lado a zona de preocupação, composta por fatores como a economia mundial e a concorrência, que estão além do seu controle. Focando nas atividades que dependem de suas atitudes, essa pessoa consegue produzir mais em menos tempo e com menos recursos.

Por que você deve ser mais proativo no trabalho?

O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! – Foto: JC MAS

Ser mais proativo no trabalho é um comportamento que traz diversos benefícios para o profissional.  Portanto, abaixo, confira as quatro principais vantagens de desenvolver essa competência na carreira, independente do cargo que você exerce.

1. Você se destaca na empresa

Um dos benefícios é que, ao ser proativo, o profissional se sobressai na empresa e no mercado. Na prática, essa característica facilita o surgimento de oportunidades para ocupar cargos melhores, receber aumento de salário, exercer liderança na equipe ou conquistar a vaga desejada, por exemplo.

Assim, pessoas proativas costumam se destacam por serem eficientes e contribuírem para a melhoria de resultados de forma ativa.

2. A proatividade é um caminho para a liderança

Outro benefício é que profissionais proativos tendem a exercer a liderança, seja em uma equipe, seja na empresa como um todo. Assim, eles não esperam ordens para agir e assumir responsabilidades. Além disso, são pessoas que sabem como tomar decisões, antecipar problemas e soluções e inspirar os outros por meio de suas ações. Portanto, elas fazem as coisas acontecerem.

3. Você alcança resultados melhores

Ao identificar oportunidades e ter iniciativa, o profissional alcança resultados melhores no trabalho, assim como se torna mais produtivo. 

4. A proatividade leva à inovação

Profissionais proativos não se conformam com os pontos negativos do cenário em que estão inseridos. Por isso, estão sempre em busca de mudanças para melhorar processos internos, produtos e serviços.

O que acontece na prática? A junção entre a busca por soluções e a tomada de iniciativa são comportamentos que favorecem o surgimento de inovações, o que gera ainda mais reconhecimento para o profissional.

Quais as principais características de uma pessoa proativa no trabalho?

O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! – Foto: BC MAS

A proatividade no ambiente de trabalho vem acompanhada de algumas características essenciais para a sustentação de um profissional com essa qualidade, veja quais são:

  • Pensa no futuro: os profissionais proativos estão sempre pensando um passo à frente e nas consequências das suas ações;
  • Observador: para identificar atitudes que possam agregar valor, a pessoa que demonstra proatividade no trabalho deve ser um bom observador das movimentações da empresa;
  • Planeja ações: é capaz de planejar ações com base na observação feita e na visão do futuro;
  • Toma iniciativa: não basta só planejar e continuar na zona de conforto, o diferencial está em fazer acontecer antes que alguém solicite;
  • Tem confiança: para tomar a iniciativa é necessário ter confiança e otimismo em tudo que foi pensado e planejado e assumir os erros quando ocorrem.

Dicas para desenvolver a sua proatividade

O que é proatividade? Veja 10 dicas para ser proativo(a)! – Foto: PE MAS

Você deseja se tornar uma pessoa proativa, principalmente no seu trabalho? Portanto, confira abaixo 10 dicas para desenvolver ou aperfeiçoar essa competência.

Busque autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é o ponto chave para alterar o seu comportamento. Assim, esse exercício pode revelar, por exemplo, quais gatilhos provocam reações automáticas.

Organize suas tarefas

Procure organizar o que for mais importante para ser executado logo pela manhã, ainda mais se forem atividades que demandem trabalho em grupo, ou que precisam ser concluídas até o final do dia. Se você for gestor de um departamento, distribua as tarefas para tornar o trabalho mais leve para todos.

Se não é o seu caso, veja as tarefas do dia e estipule horários para cada uma. Isso ajuda a adiantar os projetos.

Desenvolva habilidades

Para adquirir conhecimento sobre diversos setores da empresa e conseguir analisar e encontrar pontos de melhoria, você tem que desenvolver as habilidades necessárias para o seu setor de atuação. Se você trabalha em uma empresa que lida com softwares, você deve investir seu tempo em aprender como utilizá-los.

Ou se a sua empresa trabalha com alguma metodologia para desenvolvimento de projetos, como o Scrum, não deixe de se capacitar nesta área para estar por dentro de tudo que ocorre.

Antecipe problemas e soluções

Uma atitude fundamental para ter proatividade é identificar os problemas e criar as soluções sem delegar a culpa para os colegas. Nesse caso, um profissional proativo assume a responsabilidade e toma medidas para corrigir problemas e melhorar pontos fracos da empresa, sem que o líder tenha que delegar tarefas.

Pense fora da caixinha

Sabe quando temos ideias mirabolantes, fora do comum, que aparentemente não têm a ver com o projeto? É assim que a criatividade funciona. É quando fazemos conexões entre coisas bem diferentes e que fazem sentido. Principalmente no começo do projeto, deixe a imaginação fluir e vá anotando as ideias que aparecem na sua mente. Depois, veja as que podem dar certo. E acostume-se com a ideia que, do nada, elas podem aparecer. Por exemplo, no almoço com os colegas. Ou até tomando banho. É sua criatividade trabalhando.

Seja participativo

Não adianta ter todas as hard e soft skills necessárias para atuar em cima de melhorias se você não sabe o que está acontecendo na empresa, não é verdade? Então, seja participativo! Para isso, pergunte e esteja atento aos números da empresa. Em quais setores a empresa cresceu mais e em qual cresceu menos? A sua área de atuação está passando por algum problema? Por fim, seja um bom observador e identifique as oportunidades.

Não tenha medo de dar sugestões

O medo de compartilhar ideias e sugerir soluções para os problemas da empresa é uma barreira à proatividade. Portanto, faça contribuições, dialogue com colegas e superiores e exponha o seu ponto de vista.

Antecipe as necessidades

Falamos de se antecipar para resolver problemas, mas é ótimo se antecipar para saber do que você vai precisar. Para ter proatividade no trabalho, veja se necessitará de algum equipamento, material, tempo, visitas externas, conversar com especialistas, não importa. Isso ajuda no planejamento porque você pode se programar para realizar a tarefa sem ter que pedir ao seu líder em cima da hora. Geralmente são coisas que demandam um pouco mais de tempo, mas, se estiverem na lista, já fazem parte do projeto.

Elimine o que é desnecessário

Você deve eliminar o que não é necessário, ter foco e peneirar as suas opções e enxergar de fato as oportunidades. Não trabalhe em cima de ações desnecessárias, que não vão trazer um impacto considerável na instituição e ainda podem te prejudicar ocupando seu tempo.

Estabeleça prioridades

Sabe uma dica que nos dão quando vamos prestar uma prova longa, como um concurso ou vestibular, que é sobre deixar as perguntas mais difíceis para depois? E ir resolvendo as mais fáceis? A ideia é a mesma. Em um projeto novo, ou até no seu dia a dia, procure já ir adiantando as fases menos complexas que você não levaria tanto tempo para fazer. Assim, sobra mais tempo para se dedicar às partes mais difíceis.

FAQ

O que é ser uma pessoa proativa?

Uma pessoa proativa é aquela que antecipa ações, sempre pensando no futuro e atuando como um bom planejador.

Qual a diferença entre Reatividade e Proatividade?

Pessoas reativas são aquelas que deixam acontecer para depois tomar uma atitude. Por insegurança ou pessimismo, essas pessoas cumprem tarefas apenas quando são designadas a isso. Dessa forma, o “antagonista” da pessoa proativa é a pessoa reativa.