Todos sabemos que é muito importante para as empresas terem bons indicadores, principalmente porque com eles conseguimos compreender como o nosso negócio está se saindo de uma maneira concreta, afinal dados, quando corretos, são fatos.
Veja também o que são competências socioemocionais!
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre os indicadores dentro de uma organização:
O que é um indicador?
Indicador é um elemento que possui como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período e / ou impondo ações.
Ao contrário do que muitos imaginam, estão totalmente presentes em nosso dia a dia de duas formas diferentes: como indicadores físicos (placas, faróis e mais) ou indicadores abstratos (dados estatísticos).
Seja como for, eles sempre estão lá, nos auxiliando na análise do mundo à nossa volta.
Para que serve um indicador?
Os indicadores podem ser considerados guias eficientes e seguros para análises profundas de diferentes cenários, permitindo um olhar bem abrangente, técnico e comparativo da nossa realidade.
Assim, a partir dele, um processo sistemático pode ser feito para o aperfeiçoamento de resultados através de uma tomada de decisões segura, que se baseia na leitura mais correta do contexto analisado.
Sem contar que compõem uma espécie de histórico, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento de uma região, de uma empresa, de um grupo social e entre outros.
O que são os indicadores de desempenho empresarial?
De forma resumida, podemos definir o que são indicadores de desempenho empresarial (KPI) como instrumentos que mostram o progresso de determinadas estratégias e aspectos de um modelo de negócio.
Assim, essas ferramentas quantificam os resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas e objetivos previamente estabelecidos.
Os KPIs fornecem dados concretos e que vão orientar as tomadas de decisão dos gestores. Além disso, os indicadores permitem que ocorram comparações entre o que se planeja e o que fazemos para, então, fazer os ajustes necessários.
Qual a importância dos indicadores de desempenho para uma empresa?
A gestão empresarial ineficiente é uma das principais causas do fechamento de empresas. Assim, nesse sentido, os KPI exercem uma grande importância; afinal: o que não se mede, não podemos gerenciar.
Além disso, a importância dos indicadores de desempenho para uma empresa também reside no fato de que essas ferramentas possibilitam ter uma compreensão bem mais clara sobre o que tem dado certo em determinada estratégia ou processo e o que pode ser melhorado.
Os KPIs são instrumentos que permitem a promoção da melhoria contínua. Assim, é por meio dos indicadores de desempenho que a empresa consegue identificar oportunidades para se tornar mais eficiente.
Por outro lado, as organizações que fazem um uso de indicadores de desempenhos conseguem se fortalecer no mercado em que atuam, tornando-se bem mais competitivas.
Por fim, os KPIs também garantem maior transparência à gestão, aumentando a confiança dos stakeholders.
Quais os benefícios dos indicadores de desempenho?
Os KPIs ainda apresentam benefícios incontestáveis, sendo os principais deles:
Resultados e dados quantificados
Os indicadores empresariais geram resultados quantificados, ou seja, representados em números mensuráveis. Assim, a análise torna-se fidedigna e compreensível, possibilitando dados fáceis de serem entendidos e avaliados. Tal facilidade é que irá viabilizar a realização das adequações necessárias para melhores resultados de desenvolvimento empresarial, por isso, essa é uma característica tão importante.
Engajamento da equipe de colaboradores e aumento da eficiência
Com a obtenção de resultados, é possível motivar a sua equipe, tornando-a ainda mais engajada e até eficiente. Isso acontece pois visualizar os resultados do próprio trabalho é algo bem gratificante, principalmente quando os mesmos são positivos. Quando os resultados forem negativos, também será possível motivar a equipe a partir da necessidade de mudança e da importância de cada colaborador nesse processo, estabelecendo metas e até mesmo recompensas em casos de melhorias.
Integração de diferentes setores e alinhamento de metas
Com a análise constante dos resultados empresariais, os gestores responsáveis passam a definir metas tangíveis de melhorias e ajustes. Assim sendo, a corporação como um todo passa a trabalhar a partir dos mesmos objetivos, gerando integração entre diferentes setores e alinhamento de metas.
Redução de custos
Como dito antes, os indicadores empresariais evitam que a sua empresa invista recursos em estratégias e ferramentas não funcionais. Dessa forma, há uma redução significativa desses custos, e todo o investimento feito passa a ser muito mais assertivo e rentável.
Identificação de talentos e colaboradores em potencial
Os KPIs também são capazes de analisar o desempenho de colaboradores de forma individual, possibilitando a análise e o achado de colaboradores potenciais, os quais podem ser recompensados de alguma maneira ou incentivados a crescerem dentro da empresa.
Padronização de processos
Os processos também tornam-se padronizados, tornando todo o dia a dia empresarial mais organizado.
Redução de erros
A incidência de erros também diminui bastante, tendo em vista o investimento em práticas e medidas assertivas, evitando possíveis intercorrências e processos de atraso.
Aumento de vendas
Decorrente de todos os benefícios listados, as vendas também aumentam significativamente, tendo em vista o engajamento e as metas estabelecidas previamente.
Quais são os indicadores de desempenho?
A elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), podem ser direcionadas para o acompanhamento da evolução dos resultados definidos nas fases estratégicas.
As métricas vão servir como referência para a tomada de decisão e a criação de melhores estratégias. Assim, existem nove tipos de KPIs mais conhecidos que podem ser úteis para medir o desempenho de todas as partes de uma empresa. São eles:
- Indicadores de produtividade;
- Indicadores de qualidade;
- Indicadores de capacidade;
- Indicadores estratégicos;
- Indicadores de lucratividade;
- Indicadores de rentabilidade;
- Indicadores de competitividade;
- Indicadores de valor;
- Indicadores de turnover.
1. Indicadores de produtividade
Avaliam o rendimento e eficiência de cada colaborador a partir de sua produtividade em relação às entregas. Assim, essa conta é feita por hora trabalhada e por hora / homem.
2. Indicadores de qualidade
Compreendem qualquer desvio ou não-conformidade ocorrida durante um processo produtivo. Assim, eles devem estar sempre juntos aos índices de produtividade.
Um exemplo pode ser a quantidade de reclamações que um serviço recebe durante um período, que deve ser comparada ao nível de aceitação obtido pela mesma atividade.
Por mais que os indicadores se dediquem aos números, é importante também observar o conteúdo das reclamações para unir o quantitativo e o qualitativo na tomada de decisões.
3. Indicadores de capacidade
Mensuram a capacidade de resposta de um processo. Assim, como exemplo podemos citar a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.
4. Indicadores estratégicos
Com esses indicadores de desempenho, é possível descobrir onde está a empresa em relação aos objetivos que foram estabelecidos antes.
Indicam o caminho e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da instituição em detrimento ao que deveria ser.
5. Indicadores de lucratividade
São compostos pela relação percentual entre o lucro e as vendas totais da sua empresa. Um exemplo simples: você vendeu R$ 300.000,00 em mercadorias e apurou um lucro de R$ 30.000,00. Portanto a lucratividade é de 10%.
6. Indicadores de rentabilidade
É a relação percentual entre o lucro e o investimento feito na empresa. Em um exemplo: você investiu R$ 500.000,00, com um lucro de R$ 20.000,00. Então, a rentabilidade foi de 4%.
7. Indicadores de competitividade
Medem a relação da empresa com a concorrência. O market share pode ser usado para isso. Além disso, vale lembrar que esse indicador de desempenho mostra a fatia de mercado pertencente a uma empresa.
Para obtê-lo, divida o volume de suas vendas pelo volume de vendas total do mercado, seja em valores monetários ou em quantidades.
8. Indicadores de valor
Relação entre o valor percebido pelo cliente, portanto, o quanto ele está disposto a pagar, por exemplo, e o valor efetivamente despendido pela empresa com custos e despesas com a produção e entrega do produto.
9. Indicadores de turnover
Relação entre o tempo médio de permanência de cada colaborador na empresa. Por fim, vale observar que esse indicador é importante para compreender problemas na gestão de pessoas e o sentimento de pertencimento do seu quadro de colaboradores em relação à empresa.
FAQ – O que são indicadores?
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho constituem o conjunto de medidas que uma empresa usa para avaliar a sua performance ao longo do tempo.
Quais são os tipos de indicadores de desempenho?
Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.
Quais métricas de desempenho podem ser utilizadas?
Você pode utilizar indicadores de lucratividade, rentabilidade, competitividade, de valor e de rotatividade.