Plano de Desenvolvimento Individual: veja tudo o que você precisa saber sobre!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Como sabemos, a avaliação de desempenho é uma avaliação estruturada do desempenho individual de um funcionário durante um determinado período. Dentre os principais objetivos dessa estratégia, destaca-se a melhoria do desempenho da empresa por meio da melhoria do desempenho de seus profissionais. No entanto, após aplicar essa avaliação e fornecer o feedback, é preciso gerenciar o desenvolvimento da pessoa por meio do foco e da execução da estratégia. Isso é possível com o PDI ou Plano de Desenvolvimento Individual.

Veja também todos os atalhos de teclados do Windows 10!

Assim, essa é uma estratégia que ajudará a empresa e os líderes a acompanhar o desenvolvimento das competências de um profissional. Portanto, pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que é o PDI, quais as vantagens de aplicá-lo, dicas de como desenvolvê-lo e entender como uma ferramenta de gestão de desempenho contribuirá para isso. Continue lendo para saber mais!

O que é PDI?

Plano de Desenvolvimento Individual: veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: PDG MAS
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: PDG MAS

Conforme explicamos, o Plano de Desenvolvimento Individual é uma estratégia bem importante para a empresa acompanhar o desempenho das pessoas e o desenvolvimento de competências. Nesse sentido, além de atender aos interesses da empresa por resultados mais atrativos, também estará alinhado com os objetivos do colaborador, suas metas pessoais e as metas que ele deseja alcançar dentro da organização.

Sabemos que, para o desenvolvimento dos profissionais, é preciso investir mais no feedback contínuo entre líderes, subordinados e demais pares, ter metas que inspirem e que sejam definidas de forma colaborativa, e ter conversas entre líderes e seus subordinados que irão inspirar e gerar bons insights.

No entanto, essas estratégias terão muito mais sucesso se houver a oportunidade de gerenciar o desenvolvimento das pessoas, de forma que desbloqueie o potencial humano e foque na execução das ações planejadas. Assim, o PDI será uma oportunidade para a equipe como um todo se capacitar, buscando sempre aplicar uma cultura de alta performance.

Qual o objetivo do PDI?

 Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: AL MAS
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: AL MAS

Um dos principais propósitos do PDI é ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Assim, ele estimula formas de agregar conhecimentos e competências. Dessa forma, é possível estabelecer direção, sentido e propósito e definir ações concretas que afetam de forma positiva o futuro.

Além disso, por meio do PDI, estimula-se a motivação e o engajamento de cada funcionário a partir dos seus pontos fortes e fracos. Podendo acelerar a obtenção de resultados, uma vez que foca as energias no que é mais importante.

O objetivo só poderá se cumprir com o comprometimento por parte do colaborador, além do auxílio do gestor e do profissional de RH. Logo, um PDI será melhor aceito pelo colaborador se ele se sentir parte do processo.

Por isso, é indispensável que na hora de montar as ações de desenvolvimento, estejam presentes funcionário, gestor e profissional de RH. Assim, o colaborador se identifica e se empolga mais em cumprir as tarefas uma vez que a montagem das metas foi feita em conjunto com ele.

Quais as vantagens do PDI?

  Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: GP MAS
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: GP MAS

O PDI é uma ferramenta bem poderosa e eficiente para a gestão de carreiras. Isso porque os planos de desenvolvimento individuais são feitos com um objetivo específico, como melhorar as habilidades interpessoais, implementar novos projetos ou ainda preparar para uma promoção.

Assim, montar PDIs para os seus funcionários garante algumas vantagens, como:

  • Aumento da produtividade e do engajamento;
  • Maior probabilidade de cumprimento das metas;
  • Motivação dos colaboradores;
  • Mais organização;
  • Aproximação entre o colaborador e o gestor.

Além dos benefícios mais voltadas para a empresa, também é bem importante citar que o PDI oferece inúmeras vantagens para o funcionário. Como, por exemplo, a clareza do que está acontecendo com a sua carreira, tendo a consciência que todo o processo está relacionado a uma série de ações estratégicas bem planejadas. Assim, o colaborador perceber que a empresa investe nele e no seu desenvolvimento, o que o deixa mais engajado e  motivado a cumprir os seus objetivos.

Com base na Avaliação de Desempenho (AD), o PDI oferece um mapa de desenvolvimento da carreira, que proporciona um maior controle do colaborador sobre o seu próprio desenvolvimento. Desse modo, um dos benefícios é o direcionamento da carreira com maior autonomia por parte do funcionário. Juntamente com a autonomia, o Plano também coloca a responsabilidade do futuro nas mãos do próprio colaborador.

Abaixo, citamos outras vantagens de forma mais detalhada. Confira:

Maior produtividade

Ao aplicar o PDI, a empresa adotará, consequentemente, um estilo de liderança mais participativo. Afinal, a gestão vai acompanhar o desenvolvimento da pessoa, auxiliar nas estratégias individuais e oferecer o feedback relevante sobre o que vem dando certo e o que pode ser melhorado nas ações.

Assim, haverá um ganho de produtividade por parte da equipe, pois a liderança participativa contribui para trazer mais respeito e admiração dos membros de sua equipe. De acordo com estudos realizados, os líderes têm uma influência de até 70% no engajamento dos funcionários. Por fim, profissionais engajados são consequentemente bem mais produtivos.

Realização de metas aprimorada

Quando as metas são coparticipativas – ou seja, criadas por meio das percepções tanto de líderes quanto de liderados – há um incentivo maior para alcançar esses resultados. Nesse sentido, o PDI é uma importante ferramenta para que as pessoas entendam pontos de desenvolvimento que contribuirão para melhores resultados em seu desempenho.

Entenda a relação: ao elaborar as metas em conjunto com a liderança, um profissional identificou que precisava investigar com mais detalhes por que os resultados anteriores não foram alcançados. Depois disso, ele pediu o feedback de seus colegas, pedindo insights sobre o que ele poderia melhorar para trabalhar melhor e gerar mais resultados.

A partir desse feedback, ele identificou que assume diferentes demandas e projetos. Assim, ele não consegue desempenhar com eficiência todas as funções assumidas. Em outras palavras, você tinha que se concentrar em projetos específicos e obter o máximo de produtividade deles. Desse modo, ele formulará um plano de ação, focando em determinados pontos e atingindo as metas estipuladas.

Conexão estreita entre líderes, líderes masculinos e femininos

Ao elaborar um PDI, conforme explicamos, os liderados poderão apresentar as suas estratégias aos líderes. Isso irá gerar uma relação bem mais próxima entre eles. Para que esse relacionamento seja ainda mais aprimorado, o melhor é realizar reuniões individuais. São encontros frequentes entre a gestão e os profissionais para discutir os desafios e outros temas de interesse do membro da equipe.

À luz da definição de como será o PDI dessa pessoa, uma das agendas pode ser o desenvolvimento e implementação das estratégias delineadas. Novamente, há uma oportunidade para os líderes apresentarem suas percepções sobre o andamento do plano. Isso permitirá que as mudanças nas rotas sejam mais bem sucedidas no alcance da meta proposta.

Quais os estágios do PDI?

   Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: NP MAS
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: NP MAS

Confira abaixo como o PDI é composto e quais são os objetivos de cada etapa.

1. Alinhamento

O alinhamento consiste em fazer uma análise do estado atual e do estado desejado do profissional e da empresa em relação a ele. Assim, ambas as partes devem estar na mesma direção, de modo que a soma de esforços alcance resultados satisfatórios para todos.

2. Mapeamento

O segundo estágio é mapear as competências técnicas e comportamentais, pontos fortes e de melhoria, aspectos pessoais, performance / desempenho, conhecimentos, formações, experiências e resultados do profissional avaliado. Em seguida, é bem importante e necessário fazer um relatório detalhado desse profissional.

3. Definição de estratégias

Após a estruturação, é hora da aplicação do PDI. Essa etapa, por sua vez, deve ser feita em diferentes momentos, na rotina do colaborador, por meio de tarefas que devem ser cumpridas por ele. Cada uma dessas tarefas desenvolve diferentes competências e vai contribuir com o seu processo evolutivo.

4. Acompanhamento

Embora seja de responsabilidade do profissional segui-lo, o ideal é que, ao longo do cumprimento do PDI, haja um coach ou um mentor para auxiliá-lo a manter o foco na direção do estado desejado.

6 Dicas de como fazer um bom Plano de Desenvolvimento Individual

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: CG MAS

Um PDI passa por processos de construção específicos, que são pautados nas necessidades que precisam ser aprimoradas para o desenvolvimento dos profissionais que passarão por ele.

Por isso, enumerar as etapas é fundamental para que todo o planejamento seja executado da maneira correta, assim, se torna possível metrificar todo o processo. Portanto, confira alguns passos para a elaboração de um modelo de PDI:

Defina os objetivos

Você já sabe, mas nunca é demais relembrar: todo plano parte de um objetivo final. Assim, compreender o que precisa ser aprimorado faz com que o PDI seja assertivo. Por isso, tome seu tempo para mapear e definir os objetivos do plano de desenvolvimento.

Conheça o seu colaborador

Como o plano é individual, é necessário ter conhecimentos prévios sobre o profissional que terá o acompanhamento. Conhecer o seu currículo, as habilidades, as aptidões e as ambições aumentam o sucesso do plano.

Traçar pontos a desenvolver e a melhorar

Ao conhecer o profissional e metrificar os anseios da empresa, você saberá o que precisa ser desenvolvido. É sobre entender os seus pontos fortes, e o que precisa ser melhorado, ou seja, os seus pontos fracos. Mas claro, sempre de acordo com o objetivo da empresa.

Estipular os prazos

Para cada plano há um objetivo e um tempo para alcançá-lo. Assim, ele pode ser dividido em várias etapas ou ter apenas uma. Ao determinar o tempo de cada tarefa, se torna mais fácil administrar a evolução do plano.

Promova as ações

Dentre os objetivos, algumas ações podem ser propostas para que o colaborador alcance as metas e desenvolva as aptidões desejadas pelo plano.

Calcule os custos

Algumas ações exigem custos para implementação, por isso, avaliar o custo-benefício evita que gastos desnecessários sejam feitos. Além disso, é possível conhecer os valores de cada PDI.

Essa é uma etapa essencial na aplicação do PDI. No entanto, não deixe com que estimativas iniciais desviem do foco. Assim, o desenvolvimento individual pode ser extremamente lucrativo para sua empresa.

De acordo com dados do site Business Training Experts, empresas que investem no treinamento de funcionários costumam apresentar margens de lucro 24% maiores do que aquelas que não investem.

Quais as ferramentas para o Plano de Desenvolvimento Individual?

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: BR MAS

O PDI funciona como um roteiro para a realização de metas relacionadas à carreira e existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas na elaboração de um PDI. Assim, para ajudar a construir um documento de modo eficiente, é possível recorrer à 5W2H.

Esse método consiste, basicamente, em montar uma lista com perguntas e respostas sobre determinado projeto, com foco em uma meta específica.

Traduzido do Inglês, 5W2H pode ser lido desta forma:

5W

  • What → O quê;
  • Why → Por quê;
  • Where → Onde;
  • When → Quando;
  • Who → Quem.

2H:

  • How → Como;
  • How much → Quanto custa.

Assim, o PDI com base no 5W2H deixa claro o que precisa ser feito, por qual motivo, em que local, com que prazo e por quem. Além disso, são elaboradas as estratégias, são determinadas as ações e é previsto o quanto elas vão demandar de recursos.

Após planejar e construir, dependendo da demanda da empresa, é válido buscar uma plataforma que ofereça o serviço de AD, juntamente com o PDI, facilitando a elaboração e o acompanhamento do processo de cada colaborador.

FAQ – Plano de Desenvolvimento Individual

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), é uma das formas mais eficazes de monitorar o desenvolvimento de diferentes competências de um colaborador. Assim, ele tem a finalidade de desenvolver a carreira do profissional, bem como competências necessárias para assumir algumas funções. Por fim, o PDI deve atender tanto aos interesses da empresa, como também os anseios profissionais e pessoais do colaborador.

Qual o objetivo do PDI?

Um dos principais propósitos do PDI é ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Assim, ele estimula formas de agregar os conhecimentos e as competências. Desse modo, é possível estabelecer direção, sentido e propósito e definir ações concretas que afetam de forma positiva o futuro. Além disso, por meio do PDI, estimula-se a motivação e o engajamento de cada funcionário a partir dos seus pontos fortes e fracos. Podendo acelerar a obtenção de resultados, uma vez que foca as energias no que é mais importante.

Quais as vantagens do PDI?

Montar PDIs para os seus funcionários garante algumas vantagens, como:

  • Aumento da produtividade e do engajamento;
  • Maior probabilidade de cumprimento das metas;
  • Motivação dos colaboradores;
  • Mais organização;
  • Aproximação entre o colaborador e o gestor;
  • Clareza na carreira do colaborador;
  • Direcionamento da carreira do funcionário.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!