Tipos de arquivos: veja os principais formatos!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Existem centenas de extensões e tipos de arquivos diferentes usados ​​nos PCs. Dessa forma, hoje listamos os tipos mais comuns no nosso dia a dia. No entanto, antes de citá-los, é necessário entender alguns conceitos. Portanto, confira abaixo o que são arquivos de computador, o que são as extensões e quais os formatos de arquivos mais comuns nos PCs.

Veja também o que é gestão!

O que são arquivos de computador?

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: TI MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: TI MAS

Arquivo é um conjunto de informações nomeadas, armazenadas e organizadas em uma mídia de armazenamento de dados. Dessa forma, o arquivo está disponível para um ou mais programas de PC, sendo essa relação estabelecida pelo tipo de arquivo, identificado pela extensão recebida no ato de sua criação ou alteração.

De forma muito objetiva podemos dizer que um arquivo possuí pelo menos três características que os definem:

  • Nome: é rótulo do arquivo, ao se escolher um nome para o arquivo, é recomendável evitar o uso de caracteres especiais como [email protected]#$%*+?:><}{][. Alguns SOs permitem o uso de tais símbolos, mas ao se veicular estes arquivos na Internet ou por pendrives nunca sabemos o destino final e nem mesmo se sua compatibilidade será satisfeita em outros ambientes operacionais;
  • Tipo (extensão): devido a importância desta característica, destacamos um tópico abaixo somente para tratar este item;
  • Tamanho: esta informação é mensurada dentro dos padrões da informática.

O que seria a extensão de um arquivo?

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: TT MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: TT MAS

A extensão de um arquivo é composta por um conjunto de três à quatro letras precedidas por um ponto final. Esse conjunto de letras identifica a natureza de tal arquivo, assim o SO sabe qual o software adequado para fazer a edição ou leitura dos dados armazenados. Dependendo do tipo de arquivo, a edição pode ser feita por mais de um software, ao se clicar duas vezes sobre o ícone do arquivo, o SO escolhe a partir da definição de software padrão para determinada aplicação.

Quais são os tipos de arquivos mais comuns?

DOC e DOCX

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: SD MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: SD MAS

DOC e DOCX são os formatos nativos do Microsoft Word. Assim, não há diferença entre os dois, apenas depende da versão do Microsoft Office que você está usando. Eles contêm texto, imagens, tabelas e outros componentes, tornando-os um dos formatos de arquivo mais populares e preferidos para diferentes setores e finalidades.

Além disso, vale lembrar que o DOC ou DOCX são ótimos para escrever ensaios, apresentar texto rico em gráficos e etc. Por fim, permitem que os usuários os editem após a conclusão do trabalho.

TXT

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: FP MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FP MAS

TXT é uma extensão de arquivo que usamos para dar o exemplo acima. Dessa forma, é um documento preenchido com texto bruto que pode ser criado com todos os programas de processamento de texto.

Eles são populares, mas não são tão flexíveis quanto DOC ou DOCX. Assim, eles não contêm imagens, gráficos, tabelas e outros objetos. Eles armazenam texto e apenas texto. Por fim, vale lembrar que ele dá aos usuários a possibilidade de armazenar com segurança os dados, compartilhá-los e transferir as informações entre as plataformas.

PDF

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: FE MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FE MAS

Outra joia do campo de formato de documento é o formato de arquivo PDF. Quase todo mundo encontrou um formato PDF e todo mundo trabalhou nele. A Adobe projetou esta extensão para tornar os documentos mais apresentáveis ​​e ricos. Dessa forma, o PDF pode conter imagens, gráficos, tabelas, desenhos 3D e outros objetos.

Embora pareça impossível, você pode editar arquivos PDF com ferramentas online e offline como o Sodapdf. A Adobe também projetou o Adobe Acrobat para esse trabalho, mas a internet está cheia de opções gratuitas, então por que não? Você pode criar, mesclar, compactar e editar seu PDF e pronto.

HTM e HTML

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: TG MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: TG MAS

Não se assuste porque o HTML está associado a páginas e endereços da web. Dessa forma, você também pode salvar documentos neste formato. Quase todo sistema de processamento de texto é capaz de formatar texto em extensão HTM ou HTML. Você pode abrir esses arquivos com qualquer navegador e visualizá-los como um site normal.

PPT e PPTX

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: TM MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: TM MAS

Essa é mais uma das criações da Microsoft. Dessa forma, o PowerPoint é uma ferramenta famosa entre os alunos, palestrantes e aqueles que precisam fazer uma apresentação com slideshows.

Esses formatos incluem texto, imagens, gráficos, tabelas e até mesmo animações e arquivos de áudio e vídeo. As apresentações de slides criadas no PowerPoint têm a terminação .ppt e podem ser abertas por qualquer outro programa, mas a estrutura e o layout podem ser diferentes do original.

AVI

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: CT MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: CT MAS

É o formato de vídeo padrão compatível com a plataforma Windows. No entanto, eles não são transmitidos. Dessa forma, você precisa fazer o download do arquivo inteiro antes de assisti-lo.

CSS

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: FP MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FP MAS

Esse tipo de arquivo provavelmente é o mais raro dessa lista. Dessa forma, os arquivos CSS são uma ferramenta do repertório dos webmasters que cuidam da aparência de seus sites.

EXE

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: FP MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FP MAS

Se você baixar um programa que precisa instalar, provavelmente virá como um arquivo exe. Dessa forma, basta clicar duas vezes nele para instalar no seu PC. Mas tenha cuidado com os vírus!

GIF

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: II MAS

Você viu uma imagem se movendo na internet? Provavelmente ela é um arquivo GIF. Dessa forma, é um dos formatos de imagem mais comuns na Internet. Por fim, vale lembrar que é muito bom para as imagens mais simples.

JPG / JPEG

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: FP MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FP MAS

É outro formato de arquivo de imagem muito comum, usado principalmente para fotos.

MIDI / MID

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: II MAS

Midis são arquivos de música sequenciados feitos em teclados. Dessa forma, eles geralmente são muito pequenos e costumam soar bem, embora isso dependa muito da sua placa de som. Além disso, vale lembrar que as coleções de Midi são um dos poucos lugares no mundo onde você pode encontrar músicas clássicas de jogos e filmes.

MP3

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: II MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: II MAS

Sozinho, causou uma revolução. MP3 é um formato de arquivo de som altamente compactado, que permite tamanhos de arquivo com download fácil e excelente qualidade. Tem causado muita dor à indústria musical, já que as músicas passaram a ser pequenas o suficiente para serem negociadas online.

MPEG / MPG

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: II MAS

Um dos padrões para streaming de filmes.

MOV / QT

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: FP MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FP MAS

O formato QuickTime foi projetado pela Apple e se originou no Mac, mas fez a transição para o PC e é extremamente popular.

PNG

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FP MAS

PNGs são um formato de arquivo projetado para ser usado no lugar de GIFs. Dessa forma, eles geralmente são um pouco menores e apresentam recursos avançados, como transparência de canal alfa e suporte a cores de 24 bits.

RAM

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: DP MAS

A Real Networks criou formatos para streaming de áudio e vídeo e distribuiu players para os formatos. Mas isso foi antes de se permitir ficar tão sufocada com a publicidade que todos passaram a parar de usar seus programas.

RAR

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: TT MAS

Este é um formato de arquivo compactado semelhante ao popular formato .zip. Dessa forma, ele possui funções avançadas, como compressão multimídia especial, e tem muitos benefícios em relação aos arquivos zip.

TIFF

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: BR MAS

Para imagens de qualidade realmente alta, TIFFs são usados, mas não podem ser visualizados por meio de um navegador.

WAV

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: BR MAS

Um arquivo de som básico, não compactado ou não muito compactado, geralmente usado para amostras curtas de som.

ZIP

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: II MAS

Os arquivos compactados são, na verdade, grupos de outros tipos de arquivos mantidos juntos e um pouco compactados. Muitos downloads consistirão em coleções compactadas, portanto, certifique-se de ter algo para abri-los.

SVG

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: KI MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: KI MAS

SVG é um formato usado para salvar e exibir vetores. Os gráficos de arte vetorial são ilustrações digitais baseadas em formas geométricas. Eles são criados usando um software de ilustração vetorial, como o Illustrator. Além da aparência limpa e profissional que incorporam, sua maior vantagem é que eles mantêm a mais alta qualidade, mesmo quando redimensionados. Hoje, podemos visualizar imagens SVG em todos os navegadores da web.

É também um bom formato para impressão. Portanto, ao criar logotipos, ícones e ilustrações, certifique-se de salvá-los como um arquivo SVG.

MP4

Tipos de arquivos: veja os principais formatos! - Foto: FP MAS
Tipos de arquivos: veja os principais formatos! – Foto: FP MAS

MP4 é um formato de contêiner de multimídia, que é apenas um termo sofisticado para a maioria dos vídeos que consumimos na Internet. Este arquivo pode conter vídeo, áudio e legendas. Graças ao seu formato de compressão, o resultado final será um arquivo muito leve que pode ser facilmente carregado no seu site ou canal de mídia social favorito. Os MP4s também podem ser reproduzidos em todos os principais reprodutores de mídia e transmitidos pela Internet, portanto, você não precisará de nenhum programa sofisticado para visualizá-los. Em resumo, esta é a melhor escolha para criar ou salvar arquivos de vídeo em seu site, mídia social e muito mais.

FAQ

O que são arquivos de computador?

Arquivo é um conjunto de informações nomeadas, armazenadas e organizadas em uma mídia de armazenamento de dados. Dessa forma, o arquivo está disponível para um ou mais programas de PC, sendo essa relação estabelecida pelo tipo de arquivo, identificado pela extensão recebida no ato de sua criação ou alteração.

Como diferenciar os tipos de arquivo?

Para diferença os tipos de arquivo é necessário observar qual é a sua extensão.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *