Como desenvolver soft skills? Veja 13 dicas práticas!

Dê uma olhada dentro do local de trabalho moderno e é claro que as ‘soft skills’ estão se tornando cada vez mais essenciais, com os empregadores vendo essas habilidades como primordiais para avançar e garantir a longevidade dos negócios. Portanto, pensando nisso, hoje separamos 13 dicas práticas de como desenvolver as soft skills.

Veja também as diferenças entre hard e soft skills!

Mas antes, é preciso entender o que são soft skills e qual a sua importância. Confira:

O que são soft skills?

Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! - Foto: CO MAS
Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! – Foto: CO MAS

As Soft Skills são habilidades subjetivas que são bem mais difíceis de quantificar. Além disso, também conhecidas como “habilidades interpessoais”, as Soft skills se relacionam com a maneira como você se relaciona e interage com outras pessoas.

  • Comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Liderança;
  • Motivação;
  • Paciência;
  • Persuasão;
  • Habilidades de resolução de problemas;
  • Trabalho em equipe;
  • Gestão de tempo;
  • Ética de trabalho.

Ao contrário das hard skills, é difícil apontar evidências específicas de que você possui uma soft skill.  Assim, se um empregador estiver procurando alguém que conheça uma linguagem de programação, você pode compartilhar sua nota em uma aula ou apontar para um programa que você criou usando a linguagem. Mas como você pode mostrar que tem uma ética de trabalho ou qualquer outra Soft Skill?

Apenas dizer que você tem a habilidade não é muito significativo. Em vez disso, sua melhor aposta é demonstrar que você possui essa qualidade compartilhando exemplos de momentos em que você a usou.

Por que as soft skills são importantes?

Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! - Foto: RH MAS
Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! – Foto: RH MAS

Pode não parecer, mas as soft skills são bem importantes. Assim, um estudo da Carnegie Mellon Foundation descobriu que 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende do nível de habilidades sociais dos funcionários. Além disso, outro estudo do LinkedIn descobriu que 57% dos empregadores valorizam mais as soft skills do que as hard skills ao fazer novas contratações.

De forma simples, você pode ser um especialista certificado em seu campo, mas isso não importa muito se você simplesmente não puder trabalhar com seus colegas de trabalho.

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! - Foto: NB MAS
Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! – Foto: NB MAS

As principais diferenças entre hard skills e soft skills são como elas são adquiridas e colocadas em uso no local de trabalho. Desse modo, as hard skills são muitas vezes adquiridas através da educação ou formação específica. Assim, elas incluem competências de como usar uma determinada máquina, software ou outra ferramenta. Por outro lado, as soft skills são mais frequentemente vistas como traços de personalidade que você pode ter passado a vida inteira desenvolvendo. Eles são chamados quando você administra seu tempo, se comunica com outras pessoas ou enfrenta uma situação difícil pela primeira vez. Dito de outra forma, as hard skills podem ser definidas como seu conhecimento técnico, enquanto as soft skills são seus hábitos gerais no local de trabalho.

Quais são as soft skills mais demandadas pelos empregadores?

Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! – Foto: CE MAS

Seguindo as soft skills que falamos acima, é bem possível que você atenda ao que a maioria dos empregadores espera. Mas como esse é um conhecimento subjetivo, é no mínimo improvável assegurar quais são as habilidades que toda e qualquer empresa vai buscar ao analisar o perfil de possíveis talentos.

Ainda assim, você pode se espelhar no chamado Guia PMBOK de boas práticas em gestão de projetos. Desse modo, nele, são estabelecidos 11 soft skills necessárias para essa tarefa.

São elas:

  • Habilidade de liderança;
  • Desenvolvimento da equipe;
  • Motivação;
  • Comunicação;
  • Influência;
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Conhecimento político e cultural;
  • Poder de negociação;
  • Estabelecimento de confiança;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Coaching.

Essa última é bem importante por estar relacionada a outras possíveis habilidades, que você certamente encontra em listas diferentes. É que o coaching é uma metodologia que foca justamente no  desenvolvimento de competências comportamentais.

Assim, se uma empresa espera que seus líderes tenham a habilidade de inteligência emocional entre as soft skills, é possível que o profissional recorra ao coaching para aprimorar os seus pontos fortes e corrigir as fraquezas.

O ponto de partida talvez esteja no autoconhecimento, que é o processo de análise daquilo que o indivíduo tem de melhor e do que precisa evoluir para otimizar a sua performance e se tornar mais completo, alcançando o máximo do seu potencial.

13 dicas para desenvolver soft skills

Como desenvolver Soft Skills? Veja 13 dicas práticas! – Foto: BE MAS

1. Tenha um objetivo claro

Quem sempre muda de ideia acaba não fazendo nada! Assim, antes de tudo, você precisa saber o que quer e onde quer chegar com a sua vida. Portanto, encontre uma motivação que o faça levantar feliz numa segunda feira de manhã!

2. Busque o autoconhecimento

Você saberia dizer quais são as soft skills que você precisa desenvolver? E quais as habilidades comportamentais que você mais domina? Assim, o 1º passo para desenvolver as soft skills é conhecer a si mesmo.

Desse modo, reserve alguns minutos à noite para refletir sobre tudo o que aconteceu no seu dia, o que você sentiu em determinados momentos e quais foram as suas reações aos acontecimentos. Se necessário, verbalize as sensações. Esta prática o ajudará a reconhecer e controlar as próprias emoções, soft skill indispensável para momentos de pressão.

Nestes momentos de reflexão, defina para si mesmo quais são os seus objetivos profissionais. Onde você quer chegar na carreira? O que você sempre quis fazer na sua profissão?

Desse modo, as respostas a estas perguntas ajudarão a definir em quais soft skills concentrar os seus esforços. Se você quer ocupar um cargo de gestão, por exemplo, é preciso focar na liderança. Mas caso sinta a necessidade de uma orientação profissional para conhecer melhor a si mesmo, procure programas de mentoria ou coaching. Por fim, a terapia também é um caminho.

3. Sinceridade e honestidade SEMPRE!

A sinceridade e a honestidade são essenciais para estabelecer relações de confiança. Desse modo, as mentiras têm pernas curtas, e tentar enrolar as pessoas pode não ser uma boa ideia – principalmente em uma entrevista de emprego.

4. Alinhe as expectativas sobre o seu cargo

Independente do cargo que você ocupa dentro de uma empresa, é preciso alinhar com o seu gestor quais são as expectativas em relação à função que você exerce e à sua trajetória na organização.

Assim, quais resultados você precisa entregar para a empresa? Existe um plano de carreira? Há algo que você precisa melhorar?

Portanto, esclarecer o que o colaborador espera da empresa, e vice-versa, abre portas para o desenvolvimento contínuo de soft skills no meio corporativo. Assim você se sentirá mais confortável para propor novas ideias e participar de novos projetos.

5. Veja o copo meio cheio

Conseguir manter o ânimo durante momentos de turbulência é um desafio e tanto, mas permanecer otimista é uma boa forma de se condicionar positivamente. Portanto, nutrir o pensamento positivo é uma forma de motivar a si mesmo e a todos ao seu redor –  essa é uma das principais características de um bom líder!

6. Invista na cultura do feedback

Feedbacks frequentes sobre o desempenho da equipe e dos gestores são uma forma de praticar a comunicação assertiva. Assim, são nestes encontros que você irá descobrir também quais soft skills precisam ser aprimoradas, já que seus colegas de trabalho comentaram seu desempenho, em especial no âmbito da colaboração.

Caso a empresa em que você trabalha não tenha a cultura do feedback, faça está sugestão para o RH. Assim, você já estará treinando mais uma soft skills, a da proatividade.

7. Entenda copo meio vazio

Como nem tudo são flores, existem momentos em que as coisas dão errado. Assim, tá tudo bem admitir as falhas e os problemas! Nessas situações, o melhor a se fazer é entender que copo meio vazio também mata a sede – sempre podemos aprender com os erros.

8. Exercite a escuta

Parte do processo de desenvolvimento das soft skills envolve ouvir os outros e refletir sobre o que eles falaram. Desse modo, mostre que você está realmente interessado no que seus colegas de trabalho têm a dizer.

E você não precisa reagir de imediato ao que o outro falou. Não tem problema admitir que você não sabe a resposta e precisa de um tempo para pensar. Por fim, a escuta permite uma comunicação bem mais eficiente entre os interlocutores.

9. Responda, não reaja

Existe uma grande diferença entre reação e resposta. Enquanto a reação é emocional e imediata, a resposta passa por um processo de racionalização emocional. Desse modo, quando você atrasa a reação a um estímulo, se dá tempo de processar as emoções e responder de forma bem mais consciente!

10. Arrisque-se em novos projetos

Esta é uma forma de desenvolver as soft skills na prática. Envolver-se em novos projetos dentro da empresa permite que você conviva com outras pessoas e coloque o seu conhecimento à prova.

Além disso, você também pode tomar à frente de um projeto para praticar as suas habilidades de liderança, além de trabalhar a comunicação e a colaboração.

 11. Tenha disciplina

Ter disciplina é cumprir com as responsabilidades mesmo quando bate a preguiça – não adianta esperar a vontade cair do céu! Estabeleça uma rotina, trace metas, estipule períodos de tempo para realizá-las e lute contra a procrastinação!

12. Não pare de estudar

Falando em estudos, é bem importante lembrar que o desenvolvimento de soft skills é contínuo, mas que pode ser aprimorado com cursos e aulas voltadas às habilidades comportamentais.

Assim, um profissional que quer se destacar no mercado de trabalho precisa adotar a mentalidade do lifelong learning, o “aprender a aprender”, um dos pré-requisitos para continuar relevante no futuro do trabalho.

 13. Se aceite, mas não se conforme!

Todo mundo tem qualidades e defeitos. Assim, aceitar que temos pontos fracos é essencial para levar a vida de forma leve e descontraída! Apesar disso, se conformar com as próprias limitações e usar isso como desculpa para não evoluir é um convite à estagnação – na vida pessoal e profissional.

FAQ

O que são soft skills?

As Soft Skills são habilidades subjetivas que são bem mais difíceis de quantificar. Além disso, também conhecidas como “habilidades interpessoais”, as Soft skills se relacionam com a maneira como você se relaciona e interage com outras pessoas.

Qual a importância das soft skills?

Pode não parecer, mas as soft skills são bem importantes. Assim, um estudo da Carnegie Mellon Foundation descobriu que 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende do nível de habilidades sociais dos funcionários. Além disso, outro estudo do LinkedIn descobriu que 57% dos empregadores valorizam mais as soft skills do que as hard skills ao fazer novas contratações.

Como desenvolver as soft skills?

  1. Tenha um objetivo claro;
  2. Busque autoconhecimento;
  3. Sinceridade e honestidade SEMPRE;
  4. Alinhe as expectativas sobre o seu cargo;
  5. Veja o copo meio cheio;
  6. Invista na cultura do feedback;
  7. Entenda o copo meio vazio;
  8. Exercite a escuta;
  9. Responda, não reaja;
  10. Arrisque-se em novos projetos;
  11. Tenhas disciplina;
  12. Não pare de estudar;
  13. Se aceite, mas não se conforme.

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