Modelos de planejamento estratégico: confira os principais!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Quando você está trabalhando, pode ser bem difícil encontrar tempo para se afastar e trabalhar na empresa. Mas o planejamento estratégico é importante para todos os negócios, pois o ajudará a identificar oportunidades de crescimento e melhoria. Assim, queremos torná-lo o mais fácil possível para você. Portanto, separamos 10 modelos de planejamento estratégico que você pode utilizar na sua empresa.

Veja também o que é planejamento estratégico!

Assim, confira abaixo os 10 modelos de planejamento estratégico que você pode usar para tudo, desde iniciar um novo negócio, conduzir uma análise de risco, identificar oportunidades de negócios e até definir grandes objetivos. No entanto, antes veja o que é planejamento estratégico e também alguns dos seus benefícios.

O que é planejamento estratégico?

Modelos de planejamento estratégico: confira os principais! - Foto: SC MAS
Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: SC MAS

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que define o caminho que a empresa precisa seguir para atingir os seus objetivos. Dessa forma, ele funciona como uma espécie de GPS que aponta a melhor direção para alcançar um destino. Assim, o PE reconhece e analisa a atual situação da empresa, fazendo uma projeção futura de como ela deseja estar daqui há um tempo.

Por fim, tudo isso significa que planejar é mais do que essencial para ter sucesso desde o início do negócio. Assim, com um bom plano você vai conseguir definir as metas, traçar as estratégias, se antecipar aos problemas e monitorar o progresso da sua empresa no alcance dos seus resultados.

Quais os benefícios de um planejamento estratégico?

  Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! - Foto: DS MAS
Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: DS MAS

A execução do PE será sempre uma ação fundamental de todas as empresas. Assim, a organização se beneficia da otimização de seus recursos, concentrando-os no cumprimento das metas. Além disso, ele permite que a empresa atue de forma preventiva e não reativa.

Alguns benefícios do planejamento estratégico são:

  • Dar sentido à equipe de trabalho. Sem planejamento, os trabalhadores ficam sem um plano de ação. No entanto, o PE permitirá que eles atinjam um fluxo de trabalho específico. Assim, eles encontrarão um significado específico para o seu trabalho;
  • Aumentar a rentabilidade da empresa. A organização aloca os seus recursos com eficiência. Ao revisar o plano de ação, ele pode ser aprimorado de forma contínuca e ajuda a otimizar o que foi investido durante o ano comercial;
  • Prolongar a longevidade do negócio. Depois de analisar os seus recursos e a situação atual, a empresa está mais preparada para cobrir eventos imprevistos. Além disso, ele é projetado ao longo do tempo organizando o plano de ação com antecedência;
  • Aumentar a satisfação no trabalho. É mais fácil exercer liderança se houver uma direção clara. Isso fornece suporte aos funcionários, aumentando o seu compromisso com a empresa;
  • Conceder valor competitivo se a empresa se diferencia da concorrência. Além disso, melhora a tomada de decisões, aumentando a eficiência operacional;
  • Identificar as prioridades da organização. Dessa forma, estabelece uma estrutura aumentando a coordenação. Conecta todos os departamentos da empresa, concentrando-se no mesmo objetivo;
  • Facilitar o controle, esquematizando as funções e as responsabilidades. Além disso, foca a avaliação do desempenho com base no cumprimento dos objetivos. As avaliações podem ser feitas para equipes ou indivíduos.

As equipes de trabalho devem conhecer suas tarefas específicas e também dominar a linguagem especializada de seu setor. Portanto, isso serve para se comunicar dentro e fora da organização. Além disso, é importante ter habilidades de comunicação, pois elas facilitam a interação com os clientes da empresa ou outros grupos de interesse.

10 modelos de planejamento estratégico

   Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! - Foto: IC MAS
Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: IC MAS

1. Modelo de análise SWOT

A análise SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Assim, essas 4 pequenas palavras ajudam as empresas a se destacarem há mais de 50 anos. Dessa forma, o principal benefício de uma análise SWOT é que ela pode fornecer uma visão bem ampla e até abrangente de seu negócio e de sua posição no setor. Assim, você terá uma visão clara da melhor maneira de seguir em frente. Portanto, comece a sua sessão de planejamento estratégico com este modelo clássico!

Quem deve usar?

Ele pode ser útil para pequenos grupos até grandes equipes, qualquer pessoa que queira analisar o setor em que está procurando entrar.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! - Foto: CB MAS
Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

2. Tela do modelo de negócios

A tela do modelo de negócios é a ferramenta de estratégia de negócios preeminente para quem deseja lançar um novo negócio. Assim, a ideia é considerar nove elementos chave do seu negócio antes de começar. Dessa forma, eles são parceiros chave, atividades chave, proposição de valor, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, recursos chave, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receita.

Quem deve usar?

Deve ser útil para os fundadores da empresa.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

3. Análise PESTEL

Um  modelo de PE de análise PESTEL (também conhecido como PESTLE) é uma ferramenta útil para analisar os fatores externos macro ambientais de mudança em um ambiente de negócios. É uma parte vital de qualquer PE que irá garantir que você examinou e pode planejar quaisquer fatores externos que possam afetar a sua empresa nas esferas Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e até Jurídica.

Quem deve usar?

É melhor para equipes de produto, com a sessão colaborativa facilitada pelo gerente de produto.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! - Foto: CB MAS
Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

4. Matriz Ansoff

A Matriz Ansoff é uma grade de expansão do mercado de produtos projetada para ajudá-lo a identificar oportunidades de crescimento ou expansão de seus negócios. Assim, ele é projetado para ajudar as equipes de produto a avaliar o risco versus a recompensa de 4 tipos diferentes de estratégias de crescimento: Penetração no mercado, Desenvolvimento de mercado, desenvolvimento e diversificação de produtos.

Quem deve usar?

É melhor para equipes de produto, com a sessão colaborativa facilitada pelo gerente de produto.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! - Foto: CB MAS
Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

5. Matriz BCG

A matriz BCG é uma estrutura de gestão de portfólio de produtos desenvolvida pelo BCG para ajudar as empresas a gerenciar as suas linhas de produtos. Assim, ele faz isso traçando os dois principais determinantes do sucesso: crescimento e participação de mercado para ajudá-lo a decidir quais produtos devem ser retidos, quais priorizar e quais descontinuar de forma completa.

Quem deve usar?

É melhor para gerentes de portfólio, produto ou até categoria nas indústrias de bens de consumo duráveis.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

6. 5 forças de Porter

Michael E. Porter, o homem por trás da Análise das 5 Forças de Porter, acreditava que a estratégia não deveria se basear apenas no preço. Na verdade, foram 5 outros fatores que determinaram o preço. Assim, eles são:

  • Poder do fornecedor: a capacidade dos fornecedores de aumentar os seus preços;
  • Poder do comprador: a força de seus clientes para baixar os seus preços;
  • Rivalidade competitiva: a força de seus concorrentes;
  • A ameaça de novos participantes: a existência de barreiras à entrada;
  • A ameaça de substituição: até que ponto outros produtos e serviços diferentes podem substituir os seus.

Quem deve usar?

Melhor usado como uma ferramenta colaborativa para equipes com contribuições de vários departamentos para incluir várias perspectivas.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

7. Planejamento de OKR

OKR (Objetivos e resultados chave) é uma estrutura de definição de metas que trabalha com a ideia de que definir metas é bem importante para alcançar o crescimento. Com empresas como Google e Uber usando o método, ele de forma rápida se tornou o método ideal para definir e monitorar metas no mundo dos negócios. De forma simples, o Objetivo diz a você para onde ir; Os resultados principais mostram como chegar lá. Por fim, o principal diferencial aqui é que, quando você define as suas metas, elas devem ser tão ambiciosas que podem até parecer inatingíveis.

Quem deve usar?

Ele pode ser usado em equipes de produto para ajudar a atingir as metas ambiciosas ou como rastreamento de KPI individual entre um gerente e sua equipe.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

8. Matriz de avaliação de risco

Uma matriz de avaliação de risco é uma estrutura usada para traçar a probabilidade de certos riscos ocorrerem em relação ao impacto que isso teria em seus negócios. Assim, em outras palavras, qual é a probabilidade de que esse risco identificado realmente aconteça e quão severamente ele afetará os seus negócios se isso acontecer? Assim, ao fornecer uma visualização bem simples dos riscos potenciais, você pode ver de forma fácil quais são de alta prioridade e quais podem ser ignorados – por enquanto.

Quem deve usar?

As equipes de projeto podem colaborar em uma matriz de risco ou pode ser conduzida pelo vigilante ou pela gerência.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

9. Modelo de diamante de estratégia

O diamante de estratégia é um modelo bem simples para a criação de um esboço de estratégia de negócios. Assim, a estrutura mostra como vários fatores se interconectam para gerar lucro dentro da macro economia. Por fim, os 5 fatores que precisam ser considerados são:

  • Arenas: Onde estaremos ativos? 
  • Veículos: Como chegaremos lá? 
  • Diferenciadores: Como vamos vencer no mercado? 
  • Encenação: Qual será a nossa velocidade e sequência de movimentos? 
  • Lógica econômica: Como faremos nossos retornos? 

Dessa forma, um diamante de estratégia completo pode ser bem útil para transformar essas ideias em um plano de ação estratégico. 

Quem deve usar?

É melhor para equipes de produto, mas é importante convidar colaboradores externos que possam contribuir com uma perspectiva de fora, como jurídico, RH ou até financeiro.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

10. Modelo de análise de custo-benefício

Seríamos negligentes se não incluíssemos a “mãe” de todos os modelos de planejamento de estratégia. Pense nisso como uma lista de prós e contras para sua empresa. Tudo tem o custo de outra coisa, por isso é bem importante ter uma visão geral antes de dar qualquer passo importante. Uma análise de custo-benefício não apenas o ajudará a tomar uma decisão bem informada, mas também a entender onde concentrar os seus recursos, custos e tempo antes de iniciar um projeto. 

Quem deve usar?

É mais útil para os gerentes que precisam mostrar pesquisas baseadas em evidências sobre decisões.

Modelos de planejamento estratégico: confira quais são os principais! – Foto: CB MAS

FAQ

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que define o caminho que a empresa precisa seguir para atingir os seus objetivos. Dessa forma, ele funciona como uma espécie de GPS que aponta a melhor direção para alcançar um destino. Assim, o PE reconhece e analisa a atual situação da empresa, fazendo uma projeção futura de como ela deseja estar daqui há um tempo.

Quais os principais modelos de planejamento estratégico?

  1. Modelo de análise SWOT;
  2. Tabela de Modelo de Negócios;
  3. Análise PESTEL;
  4. Matriz Ansoff;
  5. Matriz BCG;
  6. 5 forças de Porter;
  7. Modelo de planejamento OKR;
  8. Matriz de avaliação de risco;
  9. Modelo de diamante de estratégia;
  10. Modelo de análise de custo-benefício.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *