O que são stakeholders? A importância deles no gerenciamento de projetos!

Por | Geral, Gestão, Secretariado

Mesmo que na sua empresa tenha uma boa comunicação entre a equipe e a alta gestão, você acaba sentindo que ainda há dificuldade em alinhar as expectativas e ações no dia a dia do projeto. A causa disso pode estar na má gestão dos stakeholders. Assim, muitas empresas, quando pensam em estratégias de comunicação, focam apenas no público-alvo e na equipe, deixando de lado outras partes interessadas que também interferem nos produtos e serviços entregues.

Entenda também a importância do gerenciamento de projetos!

Portanto, pensando nisso, hoje separamos tudo o que você precisa saber sobre os stakeholders. Confira:

O que são stakeholders?

O que são stakeholders? A importância deles no gerenciamento de projetos! - Foto: CM MAS
A importância deles no gerenciamento de projetos! – Foto: CM MAS

Na tradução do inglês para o português, stakeholders significa partes interessadas. Assim, no mundo corporativo, o conceito se aplica em qualquer indivíduo ou empresas que podem ser impactados por um determinado negócio. Desse modo, o termo começou a ser utilizado com esse olhar pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, na década de 1980.

Um erro de muitos profissionais é pensar que apenas os clientes, os fornecedores e os parceiros comerciais são considerados stakeholders. O fato é que essa concepção está incompleta. Todos esses públicos são sim grupos de interesse, mas soma-se a eles toda e qualquer pessoa ou organização que esteja de certa forma relacionada com aquela companhia. Para todos esses stakeholders, aquela empresa terá algum tipo de valor, muitas vezes, econômico. 

Por exemplo, suponha que uma nova nova loja de brinquedos será construída no terreno vizinho ao seu prédio. Para isso, a empresa precisará fechar um trecho da rua durante o período da reforma. Mesmo que você não tenha a intenção de comprar um novo brinquedo naquele estabelecimento, você é um stakeholder, pois está sendo diretamente impactado pelas ações do negócio. 

No caso acima, o impacto é negativo, porque atrapalha a sua rotina. No entanto, se você fosse um potencial comprador, logo, uma parte interessada na inauguração da loja, o efeito seria mais positivo e o início de um bom relacionamento com o cliente. Mas de uma maneira ou de outra, todos os vizinhos dessa obra são stakeholders.

Exemplos de Stakeholders

Há uma cadeia de empresas e pessoas que podem ser stakeholders em um negócio, desde a equipe interna envolvida em um projeto e os acionistas, até governo, concorrência, mídia especializada, ONGs, e assim por diante.

Assim, na gestão de stakeholders é extremamente importante saber quem são as pessoas chave, que possam influenciar no sucesso de uma iniciativa em diversos aspectos, até mesmo com o cronograma de projeto. E mesmo neste aspecto, há stakeholders internos e externos.

Outros exemplos de Stakeholders:

  • Gestores da empresa;
  • Funcionários;
  • Fornecedores;
  • Clientes;
  • Sindicatos;
  • Comunidade.

Podemos então dizer que a diferença principal entre shareholders e stakeholders é que no primeiro só o fator econômico é levado em consideração. Já no segundo entram 4 fatores fundamentais:  sociologia, economia, política e ética.

Apesar do conceito de Stakeholders mostrar-se bem mais moderno, ainda existem muitas empresas que operam no sistema shareholders.

Quem são os stakeholders?

O que são stakeholders? A importância deles no gerenciamento de projetos! - Foto: NS MAS
A importância deles no gerenciamento de projetos! – Foto: NS MAS

Existem várias empresas e pessoas que podem se tornar partes interessadas em um projeto, desde as equipes internas e acionistas participantes do projeto, até o governo, concorrência, mídia profissional e organizações não governamentais.

Nessa perspectiva, os stakeholders são diferenciados de outros colaboradores no projeto por conta de quatro fatores básicos: sociologia, economia, política e ética.

Qual a importância dos stakeholders para uma empresa?

O que são stakeholders? A importância deles no gerenciamento de projetos! - Foto: NS MAS
A importância deles no gerenciamento de projetos! – Foto: VX MAS

Antes de entender qual a importância dos stakeholders para uma empresa, o que você precisa ter em mente é que existem diversas pessoas, grupos e organizações que podem afetar projetos e empresas de forma positiva ou negativa. Assim, os Stakeholders são aqueles que podem influenciar o sucesso dessas iniciativas. Por isso mesmo, são tão importantes, estrategicamente falando.

Conhecer os stakeholders de um projeto ou empresa é essencial para que se possa alcançar os objetivos de uma estratégia. Isso porque proporciona uma visão mais ampla sobre os processo do negócio. Além disso, é um meio de facilitar a compreensão sobre como a empresa pode melhorar, quais processos otimizar e como gerar benefícios às partes envolvidas.

Segundo a teoria de Freeman, adotar políticas e ações que possam atender aos interesses dos stakeholders é fundamental para alcançar os objetivos e metas da empresa. Melhor ainda se forem identificados logo no início. Afinal, contar com esse tipo de informação pode funcionar como uma base para a tomada de decisões mais eficientes.

No entanto, um aspecto que precisa ser sempre considerado é que o nível de importância de um stakeholder pode variar com o tempo. Isso acontece porque dependem da empresa ou do tipo do projeto que está sendo executado.

Qual a influência dos stakeholders?

A importância deles no gerenciamento de projetos! – Foto: PM MAS

Cada stakeholder tem um grau de influência diferente na empresa, por isso é necessário entender quem são esses stakeholders, principalmente para ajustar as expectativas e saber como lidar com cada um deles.

Nessas ocasiões, é bem importante negociar para promover ativamente o consenso a fim de tornar o projeto um sucesso. Assim, podemos dizer que existem dois tipos de stakeholders: primários e secundários. No entanto, não pense que apenas os acionistas proponentes ou investidores se enquadram nesta categoria principal.

As principais partes interessadas também incluem aqueles que afetam diretamente a empresa ou seus projetos, como parceiros, fornecedores, clientes, concorrentes, investidores e proprietários. Um adendo também é quando o projeto é algo que envolve toda a comunidade, essa categoria e os órgãos responsáveis viram as principais peças-chaves da influência dos stakeholders.

Quais os tipos de stakeholders?

A importância deles no gerenciamento de projetos! – Foto: LP MAS

Falando em grupos, também é importante saber diferenciar os tipos de stakeholders existentes. Assim, em uma classificação mais básica, eles podem ser classificados entre stakeholders internos e stakeholders externos. Isso porque nem todo stakeholder precisa fazer parte de uma empresa ou de outra organização necessariamente. Vamos entender melhor?

Stakeholders internos

Está se perguntando quem são os stakeholders internos? Como o nome dá a entender, são aqueles que se encontram dentro do ambiente da empresa.

Alguns exemplos são:

  • Acionistas;
  • Colaboradores;
  • Gestores da organização.

Stakeholders externos

Já os stakeholders externos são aqueles que se encontram fora do ambiente da empresa em questão, mas que ainda assim interagem com ela de alguma maneira. Veja só os exemplos mais comuns de stakeholders externos para que fique mais fácil entender quem eles são e sua importância no contexto empresarial:

  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Governo;
  • Mídia;
  • ONGs;
  • Sindicatos.

Como gerenciar os stakeholders?

A importância deles no gerenciamento de projetos! – Foto: EL MAS

Pois bem, como vimos, um projeto afeta ou é afetado, de forma positiva ou negativa, por um conjunto de pessoas, grupos ou instituições interessadas. Assim, para esses conjuntos, que podem influenciar o sucesso do projeto, dá-se o nome de stakeholders.

Na área de Gestão de Projetos é muito importante fazer a identificação e dar o tratamento adequado para cada conjunto de envolvidos. Nessa nova área de conhecimento é realizada a identificação, planejamento, gerenciamento e controle das informações sobre os interesses, expectativas, influências, relacionamentos e necessidades dos envolvidos, possibilitando antecipar oportunidades, evitar problemas, tomar medidas pontuais e melhorar a comunicação do projeto.

Portanto, listamos a seguir 4 etapas fundamentais para o gerenciamento de stakeholders.

1. Identificando os envolvidos

Identifique e liste todos que podem influenciar o sucesso do projeto e descreva esses grupos e seus participantes.

2. Análise das expectativas e interesses

Descreva para cada um dos envolvidos quais as suas expectativas e interesses.

3. Classifique os envolvidos

Nessa etapa procuramos classificar os envolvidos pelo seu grau de poder, influência, impacto, interesse, susceptibilidade. Assim, podemos pegar essas características e fazer cruzamentos que ajudem a equipe do projeto a priorizar e garantir o uso eficiente de esforços para gerenciar as expectativas dos principais stakeholders.

Alguns modelos de classificação que podem ser criados:

  • Grau de Poder x Influência;
  • Grau de Influência x Impacto;
  • Grau de Interesse x Poder x Susceptibilidade;
  • Grau de Poder x Interesse.

4. Crie um plano de abordagem

Defina para cada grupo de envolvidos como será a abordagem e controle das suas expectativas e necessidades.

Procure, desde a especificação do escopo do projeto, incorporar e identificar os principais interessados dos seus projetos. Além disso, não negligencie a gestão de partes interessadas, pois, se deixado de lado, causará atrasos no cronograma, falhas nas especificações do projeto e consequentemente erros nos cálculos de custo e alocação de recursos necessários.

Ainda que o relacionamento com os stakeholders possa ser aprimorado com essas dicas, cabe somente aos empreendedores e gestores desenvolverem seus conhecimentos e habilidades em liderança para se tornarem capazes de negociar com seus públicos com mais propriedade, mantendo-os sempre envolvidos nos objetivos do negócio.

FAQ

O que são os stakeholders?

Na tradução livre do inglês para o português, stakeholders significa partes interessadas. Mas no mundo corporativo, o conceito se aplica em qualquer indivíduo ou empresas que podem ser impactados por um negócio.

Para que servem os stakeholders?

A verdade é que o termo começou a se dissipar no ambiente corporativo, pois, ao longo dos anos, ficou evidenciado a importância de se preocupar com as pessoas interessadas em todos os movimentos e produtos finais de um negócio. 

Quais são os tipos de stakeholders?

Existem os stakeholders internos e externos.