Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! - Foto: DN MAS

A técnica Pomodoro, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, é um método de gestão de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos, seja no trabalho.

Veja também o que é produtividade!

Conforme o livro de Cirillo “The Pomodoro Technique”, a técnica foi feita para utilizar o tempo como um valioso aliado e realizar o que queremos fazer e do jeito que queremos fazê-lo. Além disso, capacita-nos continuamente para melhorar nossos processos.

Ao usar esse método, é possível saber não só a quantidade de atividades que são feitas, como também a qualidade. Além disso, pode-se medir o que está atrapalhando a realização das tarefas. Portanto, abaixo você verá tudo o que precisa saber sobre a técnica Pomodoro. Confira:

O que é a Técnica Pomodoro?

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! - Foto: ED MAS
Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: ED MAS

A técnica foi feita no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Assim, seu timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções (mesmo!), mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

Atualmente existem outros sites e aplicativos – como Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, etc. – que ajudam na aplicação dessa técnica e dispensam o timer de cozinha.

Quais são os resultados da Técnica Pomodoro?

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! - Foto: PS MAS
Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: PS MAS

Os principais objetivos são diminuir a ansiedade e aumentar o foco e concentração nas tarefas a fim de evitar desperdício de tempo e distrações.

Quando você anota no papel o que precisa fazer, você consegue se organizar melhor. Além disso, você estabelece metas para cada dia ou período, o que torna mais fácil acompanhar e medir os resultados.

Alguns dias após ter começado a usar a Técnica Pomodoro, você vai perceber alguns benefícios, como entender quanto tempo leva para fazer cada tarefa, descobrir o que te distrai com mais frequência e quais são as coisas que causam interrupções em seu trabalho.

A grande vantagem da Técnica Pomodoro é que ela pode ser útil para organizar qualquer tipo de tarefa, desde estudos (para concursos, simulados, vestibulares, provas da OAB etc) até atividades que devem ser feitas no dia a dia do trabalho, além de serviços domésticos e entre outros.

Quais são as vantagens em usar a Técnica Pomodoro?

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! - Foto: DN MAS
Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: DN MAS

Além da vantagem de aumentar a concentração na hora de executar atividades, existem outros pontos benéficos em aplicar a Técnica Pomodoro. Portanto, compilamos a seguir os principais:

  • A Técnica pode ajudar a controlar a ansiedade;
  • diminui a interrupção das tarefas;
  • ajuda a tomar melhores decisões;
  • aumenta a motivação;
  • Permite que você saiba quantas atividades é possível fazer num determinado período de tempo;
  • Aumenta a produtividade nas tarefas;
  • Você consegue identificar o que te tira a concentração.

Utilizar a Técnica Pomodoro é uma boa dica para quem trabalha em Home Office também, já que ela elimina a distração.

Como o método Pomodoro funciona na prática?

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! - Foto: NP MAS
Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: NP MAS

Agora que você já sabe o que é o método Pomodoro, veja como você pode aplicá-lo no seu dia a dia. É mais simples do que você imagina.

1 . Planejamento

Antes de dar início aos trabalhos, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa executar naquele dia, colocando-as em ordem de importância. Assim, seja racional na hora de listar suas tarefas.

Ou seja, nada de colocar que você executará uma tarefa em 1h, sendo que você sabe que ela demora 2h e vice-versa. As expectativas realistas são a chave para ser produtivo.

Uma dica que você pode usar, caso você tenha dificuldade em mensurar o tempo gasto é a princípio colocar a sua percepção e com o passar do tempo, você tentar levar em consideração o tempo que foi gasto a partir do seu planejamento anterior.

2. Foco

Qualquer distração, por menor que seja, pode prejudicar sua produtividade. Por isso, saia do seu e-mail e das redes sociais e coloque o seu celular no silencioso. Além disso, peça para que os seus colegas não te perturbem enquanto você estiver trabalhando.

Por fim, lembre-se que você terá um tempo planejado para respondê-los e se atualizar do mundo.

3. Trabalho

Escolha sua primeira tarefa, ajuste o seu cronômetro para 25 minutos, aperte o play e foco total. Assim, é recomendado que você não pause o medidor de tempo antes que os 25 minutos terminem.

4. Pausa curta

Quando o seu cronômetro apitar avisando que os 25 minutos programados já terminaram, você deverá parar tudo o que está fazendo e se afastar da sua mesa por 5 minutos.

Portanto, utilize esse tempo para esticar as pernas, respirar fundo, fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água ou um café.

5. De volta aos trabalhos

Após essa primeira pausa, você retornará às suas tarefas e repetirá esse ciclo por mais três sessões de 25 minutos, totalizando um total de três pausas curtas e 4 tempos de foco total, concentrando toda a sua energia e foco.

6. Pausa longa

Ao término das quatro sessões de 25 minutos, você poderá fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos. Aproveite esse tempo ao máximo para limpar a sua mente e relaxar.

Feito isso, o ciclo inicia-se novamente até o final do seu expediente ou até você concluir todas as tarefas que você listou inicialmente.

O que fazer se o ciclo for interrompido?

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! - Foto: SW MAS
Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: SW MAS

É importante que você não quebre o ciclo da Técnica Pomodoro. Ou seja, você deve respeitar os intervalos de tempo. Contudo, pode ser que algo aconteça e você seja interrompido.

Sendo que as interrupções podem ser internas ou externas. As internas são aquelas interrupções que você mesmo comete ao pensar em algo, sentir fome e afins.

Por outro lado, as interrupções externas são as que vem de fora e que te atrapalham como um e-mail, o barulho de notificação do celular e etc. 

Se você for interrompido por algo urgente, você pode encerrar a Técnica Pomodoro. Além disso, outra opção é adiar a distração até que o ciclo esteja completo.

Por fim, você pode ainda fazer o que Cirillo sugere que é: informar, negociar e ligar de volta. Isso consiste em:

  1. Informar a parte distrativa de que você está trabalhando em algo no momento;
  2. Negociar um momento em que você possa entrar em contato com ela sobre o problema da distração;
  3. Agendar o retorno imediatamente;
  4. Ligar de volta para a outra parte quando o pomodoro estiver completo e você estiver pronto para resolver o problema.

Como lidar com interrupções no seu tempo?

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: PD MAS

Um dos principais desafios para cumprir a técnica Pomodoro e vencer a procrastinação é se livrar das distrações. Mesmo estando decidido a se concentrar na execução de uma atividade, uma simples olhada nas redes sociais pode te fazer dispersar do objetivo principal. Portanto, confira alguns cuidados para que as interrupções não atrapalhem a sua concentração.

Desative as notificações por um tempo

Na atualidade, estamos o tempo todo conectados. Mas, apesar de a tecnologia ser uma grande aliada no trabalho, ela também pode ser vilã em alguns momentos. Nesse sentido, é importante aprendermos a dosar o uso de ferramentas que possam tirar a nossa atenção.

Para tanto, comece desativando as notificações das redes sociais por um tempo. Com isso, você evita a ansiedade e a curiosidade de checar as páginas sempre que o seu smartphone vibrar — isso sem falar que você também não corre o risco de desviar o foco para outro assunto que não está relacionado à atividade em desenvolvimento.

Não olhe e-mails ou atenda ligações

Devido à correria no ambiente de trabalho, muita gente tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo. No entanto, além de ficar sobrecarregado, esse comportamento também impede que você se dedique por inteiro às tarefas que necessitam de mais empenho.

Levando isso em consideração, procure não olhar o email ou receber ligações enquanto executa o método Pomodoro, já que essas ações podem fazer com que você assuma uma segunda atividade e, consequentemente, se dedique menos à tarefa inicial.

Preserve a privacidade durante a execução do trabalho

Conversar com outras pessoas ou estar em um local barulhento são fatores que prejudicam a sua concentração. Assim, é recomendado preservar a sua privacidade durante a realização de uma atividade.

Peça para não ser interrompido pelos seus colegas de trabalho. Se possível, procure um ambiente mais tranquilo, em que as pessoas não fiquem transitando ou conversando em volume alto.

Para melhorar de vez sua produtividade: você está gerenciando bem seu tempo? 

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: PD MAS

Uma forma interessante para descobrir como anda a sua gestão do tempo é fazendo as seguintes reflexões: 

  1. Você estuda e trabalha até ficar cansado ou faz intervalos com frequência?
  2. Antes de começar, você faz uma lista com as tarefas a serem desempenhadas ou tenta lembrar de cabeça?
  3. Você sabe quais são as principais causas de interrupção do seu trabalho?
  4. Estima o tempo que gastará com determinada atividade e depois consegue conferir se foi eficiente?
  5. Você trabalha bem na corrida contra o relógio?

Portanto, pensar sobre isso é importante para que você conheça melhor seu próprio ritmo de trabalho.

Cada pessoa é diferente e só ela mesma, através de observações e testes, consegue melhorar sua própria produtividade e criar um ritmo mais adequado para si.

O que a ciência diz sobre o Técnica Pomodoro?

Técnica Pomodoro: veja como gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo! – Foto: CP MAS

A metodologia de Pomodoro é apoiada pela comunidade científica.

Uma pesquisa encabeçada por pesquisadores da Universidade de Illinois apontou que é possível melhorar muito o foco e a concentração por períodos prolongados ao fazer pausas regulares.

Assim, o experimento testou a capacidade de concentração dos participantes em uma tarefa computadorizada repetitiva por uma hora com várias condições. Sendo que os 84 participantes foram divididos em 4 grupos:

  1. O primeiro grupo realizou uma tarefa de 50 minutos sem pausas ou desvios;
  2. O segundo e o terceiro grupo memorizaram 4 dígitos antes de realizar a tarefa. Eles foram informados para responder e fazer uma pausa quando vissem um dos números durante a tarefa. No experimento, somente o segundo grupo fez duas pausas durante o experimento de 50 minutos;
  3. Por fim, o quarto grupo recebeu os mesmos números, mas foram instruídos a ignorar esses números.

O experimento demonstrou que o desempenho dos indivíduos diminui ao longo da tarefa. Contudo, os que fizeram pausas não tiveram uma queda do desempenho ao longo do tempo.

Portanto, os pesquisadores concluíram que, em tarefas longas, é melhor fazer pequenas pausas, já que isso ajuda a manter o foco e a produtividade na tarefa.

FAQ

O que é a Técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, é um método de gestão de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos, seja no trabalho.

Como lidar com interrupções no seu tempo?

  • Desative as notificações por um tempo;
  • Não olhe e-mails ou atenda ligações;
  • Preserve a privacidade durante a execução do trabalho.

Por que a técnica se chama Pomodoro?

A Técnica Pomodoro recebe esse nome porque foi desenvolvido por Francesco Cirillo, e ele utilizava um cronômetro em formato de tomate, que em italiano significa pomodoro.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!